Whisky

Whisky

sábado, 24 de novembro de 2018

Desvendando Nº 94: Glen Garioch 8 Anos



Glen Garioch é uma das gemas ocultas da Escócia. Ou esquecida. Três séculos de idade e ainda firme, uma conquista e tanto para esta pequena destilaria de Aberdeenshire.

A casa foi fundada por Thomas Simpson em 1798, mas acredita-se que ele já produzisse whisky naquele mesmo lugar desde 1785. Isso a torna a destilaria mais antiga da Escócia. Mas o primeiro engarrafamento como single malt da Glen Garioch ocorreu apenas am 1972. A destilaria sobreviveu por esse longo período graças ao seu prestígio entre os blenders.

Um deles era Williams Sanderson, de Aberdeen, que em 1886 comprou metade da destilaria. Em 1921, seu filho, em parceria com outros investidores, assumiu o controle total dos negócios. Desde então, a Glen Garioch passou por diversas mudanças de proprietários e períodos extensos sem produzir.


Seu nome provèm do Vale do Garioch, o “Celeiro de Aberdeenshire”, onde a melhor cevada escocesa é cultivada e esta é uma das poucas destilarias que ainda faz sua própria maltagem.

Hoje, a destilaria faz parte da Morrison Bowmore, que dá preferência a Bowmore e, mais recentemente, a Auchentoshan. Ela engarrafa a maior parte da produção limitada de single malts da destilaria, com indicações de idade de 8 a 21 anos, maturados em tonéis de carvalho americano de bourbon e tonéis de carvalho europeus de xerez, em armazéns no local.

O emblema na garrafa é um veado das montanhas, visto que rebanhos selvagens habitam em torno dos seis cumes das montanhas próximas.


O que pude perceber:
Características: cor palha claro, médio corpo.
Aroma: malte, cereais, biscoito, baunilha, herbal, palha, seco, chocolate ao leite. Nada de turfa, nada de defumado, um pouco de álcool perceptível. Sem muita complexidade. Um leve frutado de peras ou maçãs maduras. A adição de um pouco de água evidencia o floral e os cereais. Fica um pouco mais maltado também.
Paladar: malte, cereais, madeira, levemente picante, baunilha e chocolate ao leite. Finaliza com mais baunilha e um fundinho floral. Conforme os sentidos vão aguçando, nota-se um leve amargor metalizado, mas nada que prejudique a degustação. Com a água, evidencia um pouco mais o metalizado, a madeira e a baunilha, agora aparecendo um pouco de mel. Continua a sensação de leve picância, algo de especiarias, finalizando de maneira curta, seca, mas novamente floral e com pera madura. Fica uma leve ardência na boca.

Minha concepção é que trata-se de um whisky simples para o dia a dia. Quando se fala em simples, não quer dizer que seja um whisky ruim. Pelo contrário, é um bom whisky. Leve, sem muita presença de álcool. Ideal para chegar do trabalho, servir uma dose e relaxar. Tem um excelente custo x benefício e capacidade de substituir muitos blends 12 anos disponíveis no mercado com certa vantagem. Além disso, é honestíssimo para a sua idade declarada, bem jovem. Presença obrigatória nas prateleiras de quem quer começar a substituir os blends por single malts.




Glen Garioch 8 Anos

Single Malt: Terras Altas Teor Alc 40%

Corpo médio e macio, aroma de folhas e grama. Malt inicial no paladar, amanteigado. Depois nozes, finalizando com gengibre, mel e urze.

2 comentários:

  1. ola
    gostei do seu blog. mas pq vc nao dá uma nota, ou classificação para os testados? e tb nao temos noção de preço deles. abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauricio. Que bom que tenha gostado do blog. Minha intenção com ele foi sempre a de passar informações importantes a cerca do whisky degustado, o mais fiel possível, levando em conta a minha percepção pessoal. Note que sempre coloco minhas notas de degustação como "o que pude perceber", porque outras pessoas podem ter percepções diferentes. Com isso, sempre achei que ranquear os whiskies não passam realmente o que de bom pode ser extraído deles. Porque uma pessoa pode olhar uma nota baixa, se desinteressar, e de repente estará perdendo um bom whisky. Assim como olhar uma nota alta, pagar um dinheiro que não é barato, e se decepcionar. Por isso, sigo na linha de somente tentar passar aromas e sabores que realmente traduzam estes whiskies. Claro que, também sabendo que estas minhas percepções também podem ser subjetivas. Mas, no geral, os principais aromas e sabores não diferem muito. Já a questão de preço, existem muitos whiskies que recebo, ganho, compro em promoções, em viagens, e ficam tanto tempo esperando para fazer um review que acabo nem me atentando para o preço, muitas vezes porque nem lembro mais mesmo. Mas tá anotada a dica para, nos próximos reviews, realizar uma pesquisa de preços para acrescentar nas informações. Obrigado pelas dicas e continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir

Dê sua opinião: