Whisky

Whisky

domingo, 19 de agosto de 2018

Desvendando Nº 83: Caol Ila 12 Anos



Caol Ila (leia-se Cull Ee-la) é o termo em gaélico para o “estreito de Islay”, o estreito que separa as ilhas de Islay e Jura. A destilaria situa-se numa pequena enseada perto de port Askaig.

Fundada por Hector Henderson em 1846, na ilha de Islay, foi ampliada em 1879 e modernizada entre 1972 e 1974. Até 1972, um pequeno navio a vapor transportava cevada, tonéis vazios e carvão até o cais de Caol Ila, retornando a Glasgow com tonéis cheios de whisky. Hoje em dia, tudo é transportado por rodovia e balsa até a área continental.

Quando Henderson faliu, a destilaria foi assumida por Norman Buchanan, de Glasgow, dono da destilaria Isle of Jura. Em 1863 a destilaria foi comprada pela Bulloch Lade & Co. Após a Primeira Guerra Mundial, a Bulloch Lade decretou falência voluntária e, após várias mudanças de posse, a Caol Ila foi adquirida por The Distillers Company, atual Diageo, em 1927.


Assim como a Ardbeg ficava atrás da Laphroaig quando ambas pertenciam à Allied Domecq, o mesmo aconteceu com a Caol Ila e a Lagavulin na Diageo. Durante anos, a maior destilaria de Islay recebia pouca atenção. Felizmente, isso mudou, com os proprietários da Caol Ila promovendo a destilaria como uma produtora de single malt de alta qualidade.

A destilaria extrai sua água de processamento do Loch nam Ban e a cevada maltada é fornecida sob encomenda pela Port Ellen Maltings, com vários níveis de ação da turfa. O whisky Caol Ila é usado principalmente para os blends da Johnnie Walker e Bell's.


O que pude perceber:
Características: encorpado, palha claro.
Aroma: turfado clássico. Passada a camada de fumaça vem baunilha, frutas cristalizadas e malte. Um frutado de maçãs e peras também aparece, além de frutas vermelhas. Há também um certo mentolado e algumas notas herbais, de gramíneas. Doce e suave. A adição de um pouco de água mascara um pouco os aromas esfumaçados e faz sobressair ainda mais o frutado, agora com uma nota cítrica. Fica mais suave, com malte e madeira bem perceptíveis. Notas de abacaxi, pera e baunilha. Bem adocicado, com frutas vermelhas secas.
Paladar: baunilha, frutas brancas e suculentas, um pouco de condimentos, dando uma pegada picante e finalizando com a fumaça, dando aquela característica tradicional dos maltes de Islay. Doce e suave, sem nenhuma presença de álcool. Com a adição de um pouco de água fica bem sedoso, evidenciando cereais, biscoitos e notas mais adocicadas. Depois, novamente aparece uma certa picância e finaliza novamente com a fumaça, de forma longa e seca.


Whisky fácil de beber apesar da fumaça característica de Islay. Me encantou bastante, mesmo não sendo um whisky com minhas características preferidas. Bastante agradável, embora não seja um whisky simples. É muito bem feito e equilibrado. Para mim, funcionou melhor com a adição de um pouquinho de água.

Por anos ficou à sombra da destilaria Lagavulin mas, por ironia, foi a própria Lagavulin que acabou por promover o whisky Caol Ila como single malt. Quando a demanda por Lagavulin superou a oferta, o Caol Ila surgiu como um substituto. A partir de então, foi dada mais atenção à sua produção e distribuição. Ainda é um pouco difícil de ser encontrado por aqui, mas vale cada centavo.




Caol Ila 12 Anos

Single Malt: Islay Teor Alc 43%

Para equilibrar o aroma de alcatrão e turfa há a doçura do malte e alguns aromas cítricos. Com textura oleosa, além de sabores defumados e de melaço.

7 comentários:

  1. Meu favorito, neste estilo, sem dúvidas. Uma pena ser meio complicado de encontrar, mesmo em duty frees.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é complicado encontrá-lo Fabiano. Onde está sendo encontrado é na fronteira com Uruguai e Argentina. Um abraço.

      Excluir
  2. Caol Ila e um show de single malt, otima avaliaçao! Falando sobre single malts, voce tiraria uma duvida por favor? Eu comprei uma garrafa do Macallan Amber(1824) no Canada e uma do Macallan 12 anos sherry oak em NY nos EUA, tanto na garrafa quanto na caixa de ambos vem o código de barras da garrafa igual ao da caixa, claro diferente entre o numero do Amber e do Sherry Oak 12, porem ganhei de um amigo uma garrafa de um Macallan Double Cask 12 anos e nessa o código de barras da caixa era diferente do código de barras que estava na garrafa! Seus single malts tem a mesma numeração de código de barras garrafa/caixa em todos ou tem algum que não veio da América do Norte e que seja diferente? Slainte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Geraldo. O código de barras da garrafa deve bater com o código de barras da caixa. O código de barras serve para identificar o whisky e obter muitas informações sobre ele. Existem inclusive vários aplicativos de whisky para baixar no celular que lê o código de barras das garrafas e mostram toda a informação delas.
      O que pode ter acontecido é que muitas lojas retiram as garrafas das caixas para expor e na hora da compra é que recolocam estas caixas. Provavelmente nesta hora deve ter acontecido de pegar a garrafa de um lote e colocá-la na caixa de um lote diferente. Ninguém percebe isso.
      Mas faça um teste: baixe um destes aplicativos e faça a leitura dos códigos de barras. O que deve mudar será apenas o lote mesmo.
      Espero ter ajudado. Um abraço.

      Excluir
    2. Eu quem agradeço pela atenção e pelas belas avaliações que ensinam, esclarecem e aumentam o fascínio por esse mundo maravilhoso do malte meu amigo Michel! Compreendo, realmente pode ser esse o incidente, pois esse exemplar e uma edição limitada que acompanha dois copos da Macallan e que vem em uma caixa do tamanho da do Macallan ruby, com abertura em cima com um puxador de tecido e fechamento com imã; e talvez devem ter aberto na loja para ver ou colocar em exposição e trocaram as caixas na hora de voltar a garrafa para o recipiente dela. Abusando da sua boa vontade um pouco Michel, sera que poderia me recomendar algum desses aplicativos de whisky para leitura do código de barras? Muito Obrigado! Abç!

      Excluir
    3. Disponha sempre Geraldo. Alguns aplicativos: Whizzky Whisky Scanner, Whisky Suggest e Distiller. Há outros, mas estes são os principais. Abraço.

      Excluir
  3. Eu tenho paixão por todos os turfado da ilha Islay.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: