Whisky

Whisky

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Relançamento de Fettercairn


Fettercairn não é um whisky conhecido. Um dos maltes de Whyte & Mackay, juntamente com Dalmore, Jura , Tamnavulin e Invergordon, não recebeu muita atenção dos proprietários nos últimos anos. No entanto, a Whyte & Mackay vem reformulando alguns dos seus whiskies: primeiro o Tamnavulin teve seu primeiro lançamento oficial em anos, Tamnavulin Double Cask, depois a linha Jura teve uma completa reformulação. Agora é a vez da Fettercairn com o novo Fettercairn 12 anos.


A meio caminho entre Dundee e Aberdeen, a aldeia de Fettercairn é um lugar tranquilo. A destilaria fica a noroeste do principal marco da vila, um arco erguido para comemorar a visita da rainha Victoria e do príncipe Albert em 1861, e apesar de sua localização menos chamativa, é diferente de outras destilarias na Escócia para valer a visita.


O processo de destilação é complexo e não se trata apenas de criar um espírito de alta resistência. Além de concentrar o álcool da cerveja que é o ponto de partida para o whisky, o destilador também vai querer remover todos os sabores indesejados e criar um espírito que vai amadurecer e transformar-se em um bom whisky. Uma chave para isso é o refluxo.

O refluxo é o processo pelo qual o vapor quente começa a subir através do alambique, mas não consegue chegar ao topo, ele se transforma em líquido e escorre pelo interior do alambique. O contato com o cobre do alambique removerá os sabores indesejados e criará um espírito mais leve e delicado. Controlar a quantidade de refluxo é a chave para garantir que o espírito esteja correto.

E é aí que Fettercairn é único.

Existem muitas maneiras de controlar o refluxo: alterando a altura e o formato dos alambiques, alterando o ângulo do braço do lyne, o tubo que conecta o topo do destilador, alterando a temperatura do destilador e a velocidade da destilação. O Fettercairn faz algo diferente: borrifa água do lado de fora do alambique.


Um anel de cano com buracos fica no topo do alambique e, durante a destilação, o destilador borrifa água dele até o topo do alambique. Isso esfria os lados e faz com que o vapor no interior retorne ao líquido mais prontamente, aumentando o refluxo. Parece estranho enquanto corre e ainda tem uma pátina de cobre oxidado no lado de fora, uma bela combinação de cobre azul, laranja e branco.

Fettercairn 12 anos

O novo lançamento da destilaria é o Fettercairn 12 anos. Ele se concentra em um novo estilo da casa: frutas tropicais. A destilaria não perdeu seu caráter tradicionalmente pesado, mas o novo 12 é tudo sobre frutas e eles selecionaram bem os barris: ex-bourbon durante todo o tempo.


Nariz: limão e abacaxi cristalizados, cobertura de manteiga e um toque de hortelã. Doce, fruta de pomar se desenvolvendo junto com baunilha, chocolate ao leite e algumas folhas verdes. O frutado permanece o tempo inteiro.
Paladar: macio e arredondado, com especiarias suaves, chocolate ao leite e creme doce. As notas frescas de abacaxi são equilibradas por carvalho fresco, carvalho úmido e folhas úmidas. Canela, gengibre cristalizado e noz moscada se desenvolvem, junto com um toque de café cremoso.
Acabamento: creme de baunilha, chocolate, café, mentol e maçãs crocantes.
Comentário: frutas tropicais estão no ponto. É mais leve e frutado do que os lançamentos mais antigos e remonta às expressões mais antigas dos anos passados.

A nova gama



Ao 12 anos se junta Fettercairn 28 anos, destilado no mesmo ano em que o gerente da destilaria Stewart Walker começou na Fettercairn como um encarregado de armazém, e talvez engarrafado de barris que ele deve ter rolado em seus primeiros dias. Em breve será seguido por um par de whiskies de longa maturação e muito limitados: um 40 e um 50 anos.


Fonte: blog.thewhiskyexchange.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: