Whisky

Whisky

domingo, 7 de outubro de 2018

Desvendando Nº 90: Bowmore 12 Anos (new)




Com seus clássicos prédios caiados, a destilaria Bowmore se estende pelas margens do Loch Indaal e suas chaminés em forma de pagode se elevam acima da rua principal da cidade.

Embora sua fachada seja inconfundivelmente de Islay, com um armazém litorâneo onde se lê “Bowmore” em letras garrafais, seus maltes tem uma refinada personalidade própria.

É a mais antiga destilaria de Islay, fundada em 1779 pelo fazendeiro David Simpsom, e uma das primeiras a oferecer seu whisky single malt.


A metade da cevada ainda é maltada manualmente pelo sistema tradicional de maltagem no solo e seca em um forno alimentado com turfa, esta, porém, é primeiramente triturada para gerar mais fumaça. O Bowmore é apenas meio turfoso, com cerca de metade dos fenóis de seus vizinhos em torno da costa em Lagavulin, Laphroaig e Ardbeg, e, como tal, não é tipicamente de Islay.

O whisky é maturado em barris de carvalho espanhóis e americanos, alguns estocados nos famosos armazéns subterrâneos, abaixo do nível do mar, e cerca de um terço deles é preparado com xerez oloroso.


O que pude perceber:
Características: âmbar, médio corpo.
Aroma: turfa, picante, seco, uma certa salinidade, não aquela salinidade de água do mar e sim do ar salgado de praia, ar marítimo, algo de especiarias, frutas secas. Também apresenta um amadeirado esfumaçado juntamente com um pequeno toque de baunilha. A turfa não é muito acentuada, é leve. Além disso, apresenta ainda um leve toque herbal. A adição de um pouco de água esconde a picância e qualquer evidência que poderia ter de álcool. Permanece a turfa, aparece um cheiro de terra, que provavelmente possa ser da própria turfa, um amadeirado e malte.
Paladar: especiarias, madeira, malte, herbal, uma fumaça de fundo e baunilha. A salinidade não é muito sentida no paladar. Assim como no aroma, no paladar não aparece também nenhuma evidência de álcool. Finaliza de uma forma média com uma certa picância e uma fumaça de fundo. Com um pouco de água, turfa, passas, caramelo, finalizando ainda com especiarias e fumaça.

Whisky muito bem feito e fácil de beber. Para quem já está acostumado a beber whisky turfado, neste a turfa é bem leve. Para quem quer iniciar nos whiskies turfados, este é o indicado. É um daqueles whiskies para se manter sempre por perto. Não é muito complexo mas acompanha bem em qualquer momento.

A Bowmore possui várias edições de seus whiskies e recentemente (época quando este review foi feito) houve uma inundação de produtos da Bowmore no mercado brasileiro, proveniente de outros países, algumas edições mais antigas. Esta é a versão mais recente, mas vale a pena experimentar estes mais velhos. São, como disse, muito bem feitos e irá agradar a vários paladares de acordo com a versão escolhida. Qual das versões se sai melhor, o 12 novo ou o 12 velho? Veremos no próximo review.




Bowmore 12 Anos

Single Malt: Islay Teor Alc 40%

Aromático e suave, com uma mistura de frutas cítricas e algo defumado no nariz, que se prolonga até a língua, juntamente com um pouco de chocolate preto.

2 comentários:

  1. Boa tarde Michel...
    Parabéns pelo blog!!!
    Não sou apreciador de whisky nato. Provei poucos até hoje e o que mais gostei foi do Jack Daniels n7. No entanto, o gosto de álcool dele é evidente na boca.

    Estou indo em uma formatura e decidi comprar um whisky de 150$ +-.

    Minha esposa não gosta muito de whisky, por isso decidi comprar um whisky com o gosto de álcool menos pronunciado no paladar.

    Qual seria sua sugestão nessa faixa de preço e com álcool mais suave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eder, se pudesse dispor de um pouquinho mais, eu sugeriria um single malt, o Glenfiddich 12 anos. Nesta faixa de preço, Chivas 12, Ballatine's 12 ou Grand Old Parr 12 cumpririam bem a função. Um abraço.

      Excluir

Dê sua opinião: