Whisky

Whisky

sábado, 11 de agosto de 2018

Desvendando Nº 82: Highland Park Einar



A história de Orkney, ilha escocesa onde localiza-se a destilaria Highland Park, está intrinsecamente ligada aos vikings. Na verdade, muitos orcadianos são descendentes diretos do povo nórdico. Orkney fazia parte de um reino escandinavo até que as ilhas foram empenhadas na coroa escocesa por Christian I da Dinamarca como um dote para o casamento de sua filha com James III da Escócia em 1468. Highland Park tem sido parte da rica herança de Orkney desde 1798 e como tal também tem ligações com a história nórdica.

The Warrior Series é uma coleção de single malts criada exclusivamente para Duty Free para mostrar o melhor de Highland Park. Cada expressão introduz uma figura-chave da história Viking de Orkney e demonstra como os sabores de Highland Park são influenciados pelo tipo de barril. A gama apresenta uma quantidade gradualmente crescente de whisky envelhecido em cascos de carvalho europeus temperados com xerez. Todos os seis whiskies são criados para comunicar o sabor característico de Highland Park, ao mesmo tempo em que aproveitam a herança nórdica da marca através do uso de personagens-chave da era Viking.


Nosso whisky em questão é uma homenagem ao conde de Orkney em 1014. EINAR era um guerreiro e governante ousado e implacável, conhecido por se aventurar em viagens longas e era claramente distinguível por seu poderoso machado.

As outras edições da Série Guerreiros são Svein, Harald, Sigurd, Ragnvald e Thorfinn.


O que pude perceber:
Características: cor âmbar, encorpado.
Aroma: apimentado, caramelo, frutado. Neste frutado entram frutas cítricas, maçãs, frutas vermelhas, abacaxi, peras e ameixas. Realmente o frutado é o que mais predomina no aroma. Depois um pouco de baunilha e malte. O defumado é bem sutil, quase nem se percebe. Bastante suave, nada de álcool, equilibrado. A adição de um pouco de água libera alguns aromas florais, malte e um amadeirado suave. Depois, baunilha. A água ajuda os aromas a ficarem mais suaves e mais frescos.
Paladar: no início vem confirmando o que foi sentido no aroma com relação às frutas, maçã, pera, abacaxi, frutas vermelhas, frutas secas. Novamente o frutado se faz mais presente. Depois baunilha e malte. Percebe-se um pouco de especiarias, bem sutis, que dão um tempero fantástico, finalizando com uma certa picância e um pouquinho de fumaça, bem sutil. A finalização é duradoura, deixando um retro-gosto bem agradável e seco. A adição de um pouco de água faz com que baunilha e frutas como maçãs e peras deem o tom. Uma certa picância é notada e a fumaça diminui um pouco mais. A finalização continua quente, embora agora um pouco mais curta e com menor intensidade. Na segunda prova com água, a fumaça já aparece um pouco mais, marcando a característica da destilaria.


Recomendo na hora de degustação deste whisky a ter um pouco de paciência para esperar que aromas e sabores se abram e se apresentem. Feito isso, desfrute de uma bebida reconfortante. Bastante interessante e de excelente custo x benefício. Mantém o padrão da Highland Park apesar de não ter idade declarada.

Para quem quer desfrutar de um whisky com aromas e sabores frutados, com uma pegada sutil de fumaça, bem equilibrado e sem gastar muito, este é o whisky.




Highland Park Einar

Single Malt Ilhas Teor Alc 40%

Amadurecido em barris de carvalho americanos e europeus temperados com xerez. Sabores quentes de casca de laranja seca e casca de baunilha desdobram-se docemente em cada dose.

2 comentários:

  1. Confirma tudo que é declarado acima sobre o Einar.Excelente custo benefício.Vale à pena!“devendando whisky”,traz muita informação, sempre procuro ler para confirmar as imoressoēs.Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras de incentivo. Em breve, atualizações no blog. Que bom que o blog está ajudando. Continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir

Dê sua opinião: