Whisky

Whisky

sábado, 2 de junho de 2018

Desvendando Nº 78: Grant's Elementary Carbon 6 Anos



Carbon 6 Anos é um dos três whiskies que formam a gama Elementary de Grant's que a William Grant & Sons criou para destacar os elementos científicos envolvidos no tradicional processo de fabricação de whisky e para demonstrar a influência que cada elemento científico tem no sabor final da bebida. Cada mistura explora o impacto de seu elemento destacado e sua declaração de idade está relacionada à sua posição na Tabela Periódica dos Elementos.

Carbono ou char, é o sexto elemento, é encontrado na turfa e em barris carbonizados em que o whisky amadurece. Para enfatizar a influência do carbono no whisky, este foi amadurecido exclusivamente em barris de carvalho fortemente carbonizados por pelo menos seis anos. Para esta mistura, o Master Blender da Grant's Brian Kinsman e sua equipe selecionaram single malts premiados, bem como whiskies turfados e de grãos para alcançar o equilíbrio perfeito entre doce e esfumaçado.

O Elementary Carbon 6 anos foi engarrafado a 40% ABV e está disponível em uma garrafa de 1 litro, garrafa de 20cl e tubos de ensaio de 5cl.


O que pude perceber:
Características: cor palha, médio corpo.
Aroma: adocicado, baunilha, malte suave, amadeirado. Whiskies de grãos sutis ao fundo, quase não se nota. Um pouco de mel e açúcar mascavo. Frutado e floral. Com um pouco de água evidencia a baunilha e o mel. Surge chocolate ao leite. Levemente amanteigado, amadeirado, o floral desta vez se sobressai ao frutado. O caráter adocicado permanece e surge uma pontinha de esfumaçado.
Paladar: madeira, picante, mel e baunilha. Macio e suave. Tem uma finalização média, doce, com um pouquinho de fumaça. Com um pouco de água evidencia o floral, a baunilha, surge um pouco de especiarias, trazendo uma certa picância. Fica mais fresco. Finaliza com baunilha, mel, madeira e fumaça sutil.

Whisky suave, fácil de beber, em nenhum momento se percebe a presença de álcool. Lançado exclusivamente para lojas duty free nos aeroportos, é muito interessante notar, em meio a onda de whiskies sem declaração de idade, uma empresa declarar a idade de um blended tão jovem. Mas é muito bem feito e muito agradável. Com certeza possui whiskies mais velhos do que o declarado.

Amadurecido exclusivamente em barris de carvalho fortemente carbonizados. Apesar disso, a fumaça é sutil. No entanto, é deliciosamente doce e macio. O que a carbonização dos barris proporciona e, estes sim podem ser sentidos de uma maneira mais clara, é deixar o whisky doce e amadeirado, com predominância de baunilha e mel. Além disso, o carbono é um filtro natural, o que ajuda a remover as impurezas do whisky e os sabores indesejáveis.

Eu classificaria este whisky como um blended com jeitão de single malt. Excelente aquisição.




Grant's Elementary Carbon 6 Anos

Blend: Teor Alc 40%

Palha, torrada com manteiga e um toque de caramelo no nariz. No paladar, as notas de torrada com manteiga vêm ligeiramente esfumaçadas, unidas por raspas de frutas cítricas e cevada cremosa. Finaliza com açúcar demerara.

2 comentários:

  1. Legal! Tenho muita curiosidade em relação a essa linha especial do Grants. Bom saber que fizeram um bom trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, pode ir sem medo, tanto o Carbono quanto o Oxigênio são muito bem feitos e são bons.

      Excluir

Dê sua opinião: