Whisky

Whisky

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Degustação de Glenlivet


Sábado passado, 1º de novembro, participei de uma degustação dirigida de whisky. O evento ocorreu na Enoteca Saint Vinsaint em São Paulo e foi realizado por Alexandre Campos, um dos maiores especialistas em whisky do Brasil, colecionador de whiskies com cursos em diversas destilarias e formação avançada em destilados pela Wine and Spirits Education Trust (WSET).


O Single Malt da degustação foi o Glenlivet, uma das principais destilarias de Speyside. Os whiskies escolhidos para provar foram Glenlivet 12, Glenlivet 12 (Versão Década de 80), Glenlivet 15, Glenlivet 18 e Glenlivet XXV.

Estavam presentes no evento vários experts em destilados, entre eles Cesar Adames, especialista no mercado de tabaco e destilados, Mauricio Maia, especialista em cachaças e Mauricio Salvi e Christian Squassoni, da página no Facebook e também no Youtube, Whisky em Casa. Também tive a grata satisfação de conhecer pessoalmente alguns leitores do blog.

Quem é apreciador de whisky e nunca participou de uma degustação dirigida, participe. È a oportunidade de conhecer aromas e sabores diversificados, aumentar o conhecimento e trocar informações com pessoas também apaixonadas pela bebida. E de quebra, fazer novos amigos. Foi uma tarde agradável.


Um pouco dos whiskies:

Glenlivet 12 e Glenlivet 12 (Década de 80)


Aqui um pouquinho de história. Comparação de whiskies, aparentemente iguais, um engarrafado este ano, outro, destilado na década de 70 e engarrafado na década de 80. Alexandre Campos afirmou ter arrematado em um leilão em Londres esta preciosidade. Acho que demos prejuízo a ele.

Glenlivet 15

Como gosto não se discute, em minha opinião, o melhor dos whiskies degustados. Finalizado em barris de carvalho francês.

Glenlivet 18


O mais redondo.

Glenlivet XXV


O mais complexo.


Falarei ainda com mais detalhes sobre cada um deles. Até a próxima.

Páginas recomendadas:
Mauricio Maia: O Cachacier
Salvi & Squassoni: Whisky em Casa (TWS, em breve).

5 comentários:

  1. Show! Ainda não tive a oportunidade de participar de uma degustação do tipo, mas acredito que deva acrescentar muito para o conhecimento. Só de poder comparar o Glenlivet 12 atual com o da década de 80 já deve valer a pena, mas ainda de quebra experimentar um 18 e um 25... Putz... hahahah!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Imon HBnLT. Você está bebendo história. E além disso, experimentar bebidas que normalmente você não compraria, ou porque você não conhece, ou porque não está disponível no Brasil, caso do XXV.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe de que ano é um Dimple 15 anos 750 ml, cuja embalagem, em forma triangular é de metal dourado, coberto com acabamento de couro na cor vinho. Garrafa lacrada e embalagem com dizeres em alemão.
    Podem me ajudar?


    ResponderExcluir
  5. Joaquim, envie fotos para michel.edu.hansen@gmail.com para poder fazer um diagnóstico mais preciso.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: