Whisky

Whisky

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Glenmorangie Spios Private Edition Nº 9

O Dr. Bill Lumsden, diretor de destilação e criação de whisky da Glenmorangie, gosta de experimentar. Alguns dos lançamentos da linha Private Edition da destilaria, lançamentos anuais onde são mostradas suas experiências nos últimos 20 anos, foram bem sucedidos e baseados em uma ideia simples. O mais recente é definitivamente um desses: o que acontece se usar barris que costumava maturar whisky de centeio americano para maturar o Glenmorangie Original? A resposta: Glenmorangie Spios Private Edition No.9.


Fazendo Glenmorangie Spios

Bill Lumsden foi apresentado pela primeira vez ao whisky de centeio no final da década de 1990 pelo lendário escritor de whisky Michael Jackson. Ele era bem conhecido por defender bebidas menos conhecidas e era um grande defensor do centeio. Na época, o centeio não era popular e os níveis de produção eram incrivelmente baixos. Então, não havia muitos barris, o que custou a Bill mais de uma década para gerar alguns e experimentar. Eventualmente, ele adquiriu muitos barris de centeio pesado e de primeiro uso. Começou então o processo de produção do Spios.

Comparado com os complexos vattings e acabamentos que muitas vezes aparecem na série Private Edition, o Spios é simples. É o espírito de Glenmorangie totalmente amadurecido em barris ex-centeio. Não é divulgado oficialmente, mas o tempo de maturação gira em torno de 10 anos, a mesma idade que o clássico Original de 10 anos.

Glenmorangie Spios Private Edition Nº 9

Nariz: ervas e caramelo, cravo, hortelã e folhas verdes picantes. Laranja com cravo mergulhadas em creme de baunilha e molho de caramelo. Notas de banana se desenvolvem, misturadas com menta fresca e anis estrelado. Com o tempo, peras perfumadas e notas florais aparecem.
Paladar: especiarias como cravo e canela. Ameixas e maçãs cozidas juntamente com hortelã e estragão. Notas de anis aquecidos, juntamente com doces de café cremoso.

Acabamento: cravo, canela, anis e hortelã flutuando em uma piscina de creme e café.


Fonte: blog.thewhiskyexchange.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: