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domingo, 21 de fevereiro de 2016

Compass Box inicia campanha por maior transparência na indústria do whisky


Não é de hoje que a engarrafadora independente Compass Box, com seus 15 anos de produção de Scotch Whiskies, tem problemas com a indústria do whisky. Em 2006, o fundador John Glaser foi forçado a retirar do mercado seu whisky Spice Tree Vatted Malt após a Scotch Whisky Association (SWA) alegar o uso indevido de aduelas de carvalho francês adicionais dentro dos barris, violando "práticas tradicionais". Em 2011, após uma mudança no Scotch Whisky Act de 2009 em que foi banido o termo "vatted malt" em favor de "blended malt", Glaser engarrafou The Last Vatted Malt e lançou um dia antes da nova alteração entrar em vigor. Glaser argumentou várias vezes que o regulamento em vigor impede a inovação e transparência, e prestam na verdade um desserviço ao consumidor.


Novamente a Compass Box foi forçada a rever seus materiais de marketing para os dois últimos lançamentos (This is Not a Luxury Whisky e Flaming Heart 15th Anniversaty Edition) sob pressão da SWA porque, segundo a Associação, o fabricante forneceu informação demais. As fichas técnicas de comércio para ambos os whiskies deram detalhes completos sobre as idades dos whiskies de malte utilizados em cada mistura. De acordo com um comunicado da SWA, um concorrente não identificado levantou a questão para saber se essas descrições não violavam as leis do Scotch Whisky Act e da União Europeia que permitem apenas a idade do whisky mais jovem em uma garrafa a ser divulgada em embalagens ou materiais de marketing.


Glaser e seus colegas revisaram os materiais de marketing para ambos os whiskies mas prometeram uma luta por maior transparência na rotulagem das garrafas, conclamando o Reino Unido e os outros 27 países membros da União Europeia para chegar a um acordo sobre mudança na forma como as declarações de idade podem ser definidas e permitir maior transparência.

Agora, eles estenderam essa luta para a comunidade de whisky com uma petição on-line que visa persuadir a UE a alterar os regulamentos atuais e permitir aos produtores de whisky a opção de fornecer a divulgação completa sobre os whiskies componentes utilizados em um produto específico. A campanha de petição no site da Compass Box sugere alterações específicas nos regulamentos atuais da UE que dariam aos fabricantes de whisky a liberdade, mas não a obrigação, de fornecer detalhes específicos sobre idade e outras características.


Um dia depois da Compass Box lançar a campanha on-line, mais de 3.000 pessoas já assinaram a petição e outra empresa já manifestou apoio: de Islay, Bruichladdich endossou a campanha em um post no site da destilaria, com a promessa de seguir os passos da Compass Box. Segundo a destilaria, os clientes devem ser capazes de descobrir a idade, proveniência e as proporções em volume de todos os barris que compõem os diferentes vattings das garrafas que não possuem uma declaração de idade. As datas e todos os vattings serão publicados como um menu em www.bruichladdich.com. A partir de abril de 2016, a destilaria fornecerá um novo campo na página do site. Cada garrafa produzida carregará um código de lote simples. Quando se digita esse código no campo, ele irá listar os cascos de cada componente.


Ao oferecer total transparência em torno da idade de cada whisky que usa, a Compass Box tem quebrado os regulamentos do Reino Unido e da UE que rege a comercialização e promoção dos espíritos. O whisky escocês é um dos poucos produtos em que é proibido por lei a ser totalmente aberto e honesto com os consumidores. A empresa acredita que os produtores de whisky escocês devem ter a liberdade de oferecer aos seus clientes informação completa, imparcial e clara sobre a idade de todos os componentes utilizados em seus whiskies e que os clientes têm o direito de saber exatamente o que estão bebendo. Por estas razões, lançou a campanha para alterar os regulamentos em vigor. Não será tarefa fácil. Alterar os atuais regulamentos da UE exige aprovação unânime de todos os 28 países membros.



Fontes: whiskycast.com e whiskyintelligence.com

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