Não é de hoje que a engarrafadora
independente Compass Box, com seus 15 anos de produção de Scotch
Whiskies, tem problemas com a indústria do whisky. Em 2006, o
fundador John Glaser foi forçado a retirar do mercado seu whisky
Spice Tree Vatted Malt após a Scotch Whisky Association (SWA) alegar
o uso indevido de aduelas de carvalho francês adicionais dentro dos
barris, violando "práticas tradicionais". Em 2011, após
uma mudança no Scotch Whisky Act de 2009 em que foi banido o termo
"vatted malt" em favor de "blended malt", Glaser
engarrafou The Last Vatted Malt e lançou um dia antes da nova
alteração entrar em vigor. Glaser argumentou várias vezes que o
regulamento em vigor impede a inovação e transparência, e prestam
na verdade um desserviço ao consumidor.
Novamente a Compass Box foi forçada a
rever seus materiais de marketing para os dois últimos lançamentos
(This is Not a Luxury Whisky e Flaming Heart 15th Anniversaty
Edition) sob pressão da SWA porque, segundo a Associação, o
fabricante forneceu informação demais. As fichas técnicas de
comércio para ambos os whiskies deram detalhes completos sobre as
idades dos whiskies de malte utilizados em cada mistura. De acordo
com um comunicado da SWA, um concorrente não identificado levantou a
questão para saber se essas descrições não violavam as leis do
Scotch Whisky Act e da União Europeia que permitem apenas a idade do
whisky mais jovem em uma garrafa a ser divulgada em embalagens ou
materiais de marketing.
Glaser e seus colegas revisaram os
materiais de marketing para ambos os whiskies mas prometeram uma luta
por maior transparência na rotulagem das garrafas,
conclamando o Reino Unido e os outros 27 países membros da União
Europeia para chegar a um acordo sobre mudança na forma como as
declarações de idade podem ser definidas e permitir maior
transparência.
Agora, eles estenderam essa luta para
a comunidade de whisky com uma petição on-line que visa persuadir a
UE a alterar os regulamentos atuais e permitir aos
produtores de whisky a opção de fornecer a divulgação completa
sobre os whiskies componentes utilizados em um produto específico. A
campanha de petição no site da Compass Box sugere alterações
específicas nos regulamentos atuais da UE que dariam aos fabricantes
de whisky a liberdade, mas não a obrigação, de fornecer detalhes
específicos sobre idade e outras características.
Um dia depois da Compass Box lançar
a campanha on-line, mais de 3.000 pessoas já assinaram a petição e
outra empresa já manifestou apoio: de Islay, Bruichladdich endossou
a campanha em um post no site da destilaria, com a promessa de seguir
os passos da Compass Box. Segundo a destilaria, os clientes
devem ser capazes de descobrir a idade, proveniência e as proporções
em volume de todos os barris que compõem os diferentes vattings das
garrafas que não possuem uma declaração de idade. As
datas e todos os vattings serão publicados como um menu em
www.bruichladdich.com. A partir de abril de 2016, a destilaria fornecerá
um novo campo na página do site. Cada garrafa produzida carregará um
código de lote simples. Quando se digita esse código no campo, ele
irá listar os cascos de cada componente.
Ao oferecer total transparência em
torno da idade de cada whisky que usa, a Compass Box tem quebrado os
regulamentos do Reino Unido e da UE que rege a comercialização e
promoção dos espíritos. O whisky escocês é um dos poucos
produtos em que é proibido por lei a ser totalmente aberto e honesto
com os consumidores. A empresa acredita que os produtores de whisky
escocês devem ter a liberdade de oferecer aos seus clientes
informação completa, imparcial e clara sobre a idade de todos os
componentes utilizados em seus whiskies e que os clientes têm o
direito de saber exatamente o que estão bebendo. Por estas razões,
lançou a campanha para alterar os regulamentos em vigor. Não será
tarefa fácil. Alterar os atuais regulamentos da UE exige aprovação unânime de todos os 28 países membros.
Fontes: whiskycast.com e
whiskyintelligence.com
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