Whisky

Whisky

domingo, 19 de novembro de 2017

Highland vs Speyside: uma breve comparação

Este é um texto com foco nas regiões Highland e Speyside: as duas principais áreas de whisky na Escócia. Muitos guias de whisky falam sobre elas como tendo seu próprio estilo distinto, mas eles são bastante enganadores, principalmente por causa da enorme diversidade de estilos de whisky encontrados em ambas as regiões.

Muitas pessoas falam de maltes das Highland. O que dizer então do Inchmurrin, com acentuadas notas florais e de gramíneas?. Outros tentam dizer que Speyside é tudo sobre elegância e frutas macias. E os maltes carnudos e cheios de corpo como Craigellachie ou Mortlach? O fato é que ambas as regiões são capazes de produzir whiskies leves e elegantes, bem como bebidas ricas e cheias de corpo.

Todo mundo pensa em Speyside como uma região por direito próprio, mas tecnicamente, é uma sub-região das Highlands, o que explica por que algumas destilarias de Speyside escolhem rotular seu whisky como Highland, para citar Glenfarclas, Dalwhinnie e Macallan. Incrívelmente, os limites oficiais para as duas regiões só foram finalizados em 2009, apesar de muitas destilarias dentro delas serem ativas há 200 anos ou mais.

Quando se trata de números, Speyside ganha. Tem 51 destilarias em comparação com 36 nas Highlands, e também possui os três single malts escoceses mais vendidos:


Speyside reivindica também o whisky mais caro já vendido: um decantador de seis litros de Macallan 'M' que fez quase £ 400,000 em leilão em 2014. Também domina a produção escocesa de whisky single malt, representando quase dois terços dele e quase três vezes o tamanho de seu vizinho das Highlands:


Todavia, se você possui a tendência de beber apenas os whiskies de uma região ou de outra, Speyside ou Highland, saia da zona de conforto. Escolha a sua região favorita e estilo de whisky e experimente um whisky com as mesmas características, porém da outra região. A experiência será incrível.


Fonte: blog.thewhiskyexchange.com

2 comentários:

Dê sua opinião: