Whisky

Whisky

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Royal Brackla: o primeiro whisky feito para um Rei

John Dewar & Sons Ltd. lançou uma nova gama de engarrafamentos de propriedade da destilaria Royal Brackla, uma das destilarias mais antigas e veneráveis da Escócia.


As novas expressões desse single malt régio, Royal Brackla 12 anos, Royal Brackla 16 anos e Royal Brackla 21 anos estarão disponíveis inicialmente em 10 mercados a partir deste mês, uma oportunidade real para saborear o whisky digno de um rei.

De pé na terra fértil de Cawdor Estate, a destilaria Royal Brackla foi criada em 1812 pelo impetuoso Capitão William Fraser, que voltou para a fazenda da família após o serviço militar e aproveitou a cevada fina que crescia no local. No prazo de 25 anos a reputação de sua destilaria recebeu o seu momento culminante quando o rei William IV concedeu o status de 'Royal' para a Brackla, em 1835. Tornou-se assim o primeiro Scotch a angariar um selo real, um reconhecimento que levou ao seu apelido: 'Whisky digno de um Rei'.

Técnicas de produção tradicionais ajudam a proteger um patrimônio de destilação que se estende por mais de dois séculos e preserva a qualidade inigualável de um espírito muito especial. Para permitir o desenvolvimento da complexidade intrigante e do sabor frutado, um tempo extra é tomado na fase de fermentação, o qual espera por até 80 horas, muito mais do que a maioria das destilarias escocesas.

Os alambiques notavelmente altos funcionam em um ritmo extraordinariamente lento. Sua altura permite abundância de refluxo, proporcionando aumento do contato do spirit com o cobre, filtrando assim as notas sulfúreas indesejadas. Notas delicadas e levemente perfumadas de grama e folhagem verde se desenvolvem, ao lado de convidativos aromas frutados. O whisky é terminado em tonéis de xerez de primeiro enchimento, o que o enriquece com notas de doçura e nozes.

Há apenas um whisky no mundo que pode gabar-se de ser o primeiro whisky real. Ele foi descrito como "a bebida divina" pela família real na década de 1830, e essa reputação levou toda a equipe a fazer um trabalho incrível que realmente fizesse jus à herança da Royal Brackla.

O novo portfólio é composto por três engarrafamentos, cada garrafa com 46% ABV: Royal Brackla 12 anos, Royal Brackla 16 anos e Royal Brackla 21 anos. Cada expressão foi lançada em 10 mercados iniciais ao redor do mundo, incluindo Canadá, França, Alemanha, Japão, Rússia, Suécia, Taiwan, Reino Unido, Estados Unidos e lojas de varejo de viagem.

Notas de degustação:
Royal Brackla 12 anos: amêndoas, uvas, especiarias, mergulhadas na riqueza do sherry. Néctar enobrecido, digno de um rei.
Royal Brackla 16 anos: baunilha, caramelo suave, damascos maduros, repletos de tons de sherry.
Royal Brackla 21 anos: frutas de verão, chocolate escuro, misturados com a doçura do sherry. Um malte membro da aristocracia.



Fonte: whiskyintelligence.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: