Whisky

Whisky

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Amrut Naarangi: o primeiro whisky Single Malt do mundo com laranja

A Destilaria Amrut, na Índia, conhecida por sua gama popular de whiskies single malt que incluem Amrut Fusion, Amrut Portonova e Amrut Peated, lançou Amrut Naarangi, o primeiro whisky do mundo com notas de laranja.

A Destilaria Amrut, com sede em Bangalore, Índia, é uma destilaria boutique conhecida por seus premiados whiskies de malte. Concluiu recentemente 10 anos de presença nos mercados internacionais e agora lança o Amrut Naarangi Single Malt Whisky.

A destilaria começou a lançar seus maltes em 2004, em Glasgow, na Escócia, através de N.R. Jagdale, o diretor-geral, seu filho Rakshit e seu amigo Ashok. Agora tem presença inconfundível nas prateleiras de 40 países. A marca foi o foco das atenções em 2010, quando o aclamado escritor de whisky, Jim Murray avaliou o Amrut Fusion com 97/100 pontos, colocando-o como o "terceiro melhor whisky do mundo”, deixando para trás mais de 4000 whiskies de marcas famosas. Amrut é também o único whisky indiano caracterizado por Ian Buxton na obra “101 whiskies para se ter antes de morrer”.

A mais recente oferta da Amrut, o 'Naarangi' deriva seu nome da palavra Hindi Naarangi, que significa laranja. É o único whisky single malt já produzido no mundo a ter expressões de laranja, que traz um novo nível de experimentação para o mundo do malte.

Regulamentos da UE para whiskies de malte estabelecem que não se pode acrescentar nada a um whisky, caso contrário será desqualificado e não poderá ser chamado whisky. No entanto, a destilaria Amrut desenvolveu uma solução inovadora para criar o Naarangi, que cumpre todas as diretrizes da UE. Para produzir este whisky, a destilaria adquiriu vinho Sherry Oloroso da Espanha e o amadureceu junto com cascas de laranja por um período de três anos. As laranjas foram adquiridas no paraíso turístico Madikeri, localizado na Índia. O vinho e as cascas de laranja misturadas foram deixados a maturar durante três anos em Bangalore, emprestando ao barril a essência única de laranja.

O vinho e as cascas foram então derramados e os barris foram preenchidos com whisky de malte amadurecido. A partir daí, amadureceu por mais 3 anos. Neste período, os barris emprestaram as características da laranja para a criação do pioneiro single malt.

O whisky não é dominado pela laranja, é extraordinariamente equilibrado. O acabamento é de notas sutis de laranja, enquanto no meio termo pode-se encontrar a assinatura tradicional da Amrut. Foram produzidas 900 garrafas na primeira versão a 50% ABV. 

Analistas e conhecedores estão esperando intensamente para colocar suas mãos sobre este whisky. Os whiskies de malte, que foram por muito tempo o domínio dos escoceses, agora estão vendo aumentar o trabalho inovador de marcas como a Amrut, entre outras.


Fonte: whiskyintelligence.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: