Whisky

Whisky

quinta-feira, 31 de março de 2016

Laphroaig lança requintado single malt: Lore

Com o ano de festas de comemoração de aniversário de 200 anos deixado para trás, o pessoal da Laphroaig pode querer ter um descanso. Mas isso não é seu estilo, e já começaram 2016 com um novo lançamento em curso, Laphroaig Lore.


A idéia por trás do Laphroaig Lore vem em duas partes, o gosto e o nome. O slogan de Laphroaig é "o mais excelente sabor de todos os whiskies escoceses”. Laphroaig é tipicamente muito rico, fumaça e sabor intenso, mas não há um whisky na sua linha de produção designado como "o mais excelente sabor de todos os whiskies Laphroaig”. O lançamento do Lore veio para mudar isto, carregando o slogan "o mais rico dos ricos".

O nome vem da forma como Laphroaig fora executado durante a sua vida de 201 anos. De acordo com o dicionário, “lore” significa "um corpo de tradições e conhecimentos sobre um assunto ou realizado por um grupo particular, normalmente transmitido de pessoa para pessoa através do boca a boca”.

Essa é a maneira que muitas destilarias, Laphroaig entre elas, utilizam para passar as habilidades necessárias para perpetuar seu whisky. Bessie Williamson, que herdou a destilaria a partir da última geração da família Johnston, é considerada a geração final de propriedade familiar, mas desde que ela se aposentou em 1972, o conhecimento de como Laphroaig é feito tem sido passado por uma série de gestores. John Campbell é o sétimo nessa linha e fez parte da equipe que criou Lore.

Para construir Lore, John e sua equipe mexeram nos sabores do núcleo de Laphroaig, dividindo-os em quatro categorias. Laphroaig precisa ser turfado, precisa ser frutado, também terá notas florais e, por último, seco. Todos os melhores Laphroaigs são secos.


É uma mistura de diferentes tipos de barris e idades. Primeiro uso de xerez, primeiro preenchimento de bourbon, terminando em barris de carvalho europeu de sherry. Cada elemento reforça um dos sabores básicos. Whiskies mais velhos amadurecidos em barril de carvalho ex-bourbon para floral, bourbon e xerez para diferentes tipos de frutas, whisky mais jovem para a secura, e fumaça de turfa rica para todos eles.

Laphroaig Lore, 48% ABV

Cor: mogno.
Nariz: oleoso e doce, azeite suave, maçãs caramelizadas e toques doces. Couro quente e fumaça de carvão, com sabão carbólico, asfalto recém-colocado e cinzas secas. Há uma rica nota gramínea, uma combinação de amargura de clorofila, doce grama verde e azeite picante. Cristalizada doçura, banana e frutas tropicais secas.
Paladar: rica textura oleosa. Começa suavemente, com tempero suave, limonada levemente adoçada, depois vem carvão vegetal, cinza, alcatrão, couro de cheiro doce, tabaco pungente, passas, ameixas cozidas, marshmallows torrados e maçãs. Após a explosão inicial de sabor, as coisas se acalmam e o whisky revela um núcleo seco, com caráter costeiro e medicinal, clássico do Laphroaig.
Finish: uma explosão de maçã doce é acompanhada por cinzas e florais. Anis, maçã, grama verde e uma pitada de terra molhada.
Comentário: Laphroaig Lore definitivamente é rico. Intenso e poderoso, com excelente complexidade.

Sua fumaça seca vem da cevada maltada turfada feita no próprio piso de malte tradicional de Laphroaig. O frutado é uma reminiscência de barris mais velhos. O núcleo seco é típico de lançamentos mais modernos. É uma combinação de estilos de Laphroaig ao longo dos anos. E é uma excelente combinação. Uma adição valiosa para o portfólio.


Este melhor dos whiskies escoceses é engarrafado em 48% ABV e está disponível em lojas de luxo e especialistas de whisky ao preço de £ 85 por garrafa de 700 ml.


Fonte: whiskyintelligence.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: