Whisky

Whisky

terça-feira, 29 de março de 2016

William Grant & Sons lança Ailsa Bay


William Grant & Sons acaba de lançar Ailsa Bay, um single malt que traz whisky artesanal e inovação para um novo nível, com um spirit singular, destilado com precisão, com um equilíbrio único de fumaça e doçura.

Com Ailsa Bay, a proposta foi criar um whisky pesadamente turfoso com toda a doçura e fumaça que poderia ser reunidas, ao mesmo tempo que fossem diminuídas algumas das notas medicinais que caracterizam alguns whiskies turfados.

Ailsa Bay é uma destilaria “estado da arte” criada em 2007 inicialmente construída com o propósito de aumentar a capacidade de fornecimento de whisky de malte para misturas, devido à crescente demanda. Com o tempo, desenvolveu a capacidade de produzir um novo estilo de whisky turfado. Com suas tecnologias avançadas e controles precisos, a destilaria permitiu à equipe do Master Blender Brian Kinsman a capacidade de isolar e controlar mais elementos da destilação inicial, para o processo de maturação, o que permitiu um ótimo controle sobre o tipo e a qualidade do líquido produzido. Raramente é dado a um Master Blender a capacidade de exercer mais controle sobre seu ofício e, ao mesmo tempo, ser dado tal espaço e incentivo para inovar.

A destilaria permitiu a Kinsman fazer algo muito especial, usando métodos de destilação de precisão e um processo especial para a maturação em barril, sendo capaz de controlar cuidadosamente o resultado do whisky. Foram tomados um malte turfado excepcional e barris ex-bourbon para criar um whisky com um saldo de fumaça e doçura, devendo ocupar um novo espaço no mapa de sabor.

Ailsa Bay foi lançado inicialmente no Reino Unido com um ABV de 48,9% e um preço de venda recomendado de £ 55 por garrafa de 700 ml.

Ailsa Bay Notas de Prova
Nariz: fumaça de madeira fresca com notas de urze úmida e fumegante. Em seguida ao fumo, vem uma onda de doçura amadeirada e quente, torradas com manteiga e um toque intrigante de maçã caramelizada.
Paladar: uma explosão imediata de turfa é rapidamente compensada por outra explosão de baunilha amadeirada. O sabor serpenteia entre o fumo, frutas e caramelo cremoso. Em cada gole, a complexidade do whisky aprofunda e camada sobre camada de sabor é revelado.

Finalização: equilíbrio intrigante de doçura, amadeirado e secura da turfa.


Fonte: whiskyintelligence.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: