Whisky

Whisky

sábado, 20 de agosto de 2016

Lagavulin lança edição limitada de 25 anos para honrar os 200 anos dos Gestores da Destilaria


2016 continua sendo um ano de celebração para Lagavulin como a destilaria ícone de Islay, marcando o seu 200º aniversário com o lançamento de uma edição limitada. Esta versão de 25 anos é um reconhecimento da contribuição que os gestores da destilaria fizeram na elaboração de Lagavulin ao longo dos anos. Lagavulin é estimado em todo o mundo como um dos mais especiais single malts e este é o primeiro lançamento de 25 anos amadurecido exclusivamente em barris de sherry.

200 anos atrás, John Johnston & Archibald Campbell supervisionaram o primeiro espírito feito na destilaria. Desde aquele dia, os gerentes que se seguiram têm mantido o legado de Lagavulin, um espírito aclamado nas margens da Ilha.

Por dois séculos, Lagavulin tem sido trabalhada duramente pelas mãos de residentes de Islay. De cortadores de turfa até os depósitos, os personagens que fazem da Lagavulin o que é hoje compartilham uma paixão pela produção de uma premiada bebida.

Esta edição de 25 anos é uma ode à imensa habilidade dos muitos artesãos por trás do whisky Lagavulin. Com o turfado típico, sabores ricos e emblemáticos de Lagavulin, este engarrafamento especial segue a versão anterior do Lagavulin 8 anos lançado este ano, que marcou o início das comemorações de aniversário.

Apertada e caótica por natureza, esta destilaria de frente para o mar nunca pode ser expandida e, portanto, a demanda muitas vezes excede a oferta. Engarrafado na força do barril, natural e com apenas 8.000 garrafas numeradas individualmente em todo o mundo, esta edição irá se tornar um item que irá descansar confortavelmente no armário de apreciadores e colecionadores ao redor do mundo.


Notas de prova:
Aparência: avermelhado, com corpo médio.
Nariz: profundo, complexo e seco no geral. Rico, leva algum tempo para abrir-se, oferecendo em primeiro lugar frutas secas, figos, tâmaras e ameixas secas, um traço de toffee com quase nenhuma doçura e uma nota levemente medicinal, madeira e fumaça. Aos poucos, descobre-se notas de carne assada, mel e framboesa. Finalmente, há maçãs vermelhas maduras e hortelã. A adição de água traz toffee suave e chocolate ao leite, fumo frio, madeiras queimadas e resina de pinheiro.
Paladar: textura oleosa, com um amargo-doce de gengibre, secando um pouco no início. Intenso, com madeira carbonizada, carnes defumadas, mel, melaço, torta queimada e cinzas. Então, vem um sabor refrescante de hortelã. Salgado, em seguida, doce. Com água, turfa gentil e hortelã. Macio, reconfortante e relaxante.

Acabamento: longo, suave, doce e elegante, com a fumaça subindo lentamente. Madeira perfumada, cinzas, sal e um sutil apimentado com o calor. Finalmente, oleoso e agridoce, com casca de laranja queimada.


Fonte: whiskyintelligence.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: