Whisky

Whisky

domingo, 21 de agosto de 2016

O Guia do Bourbon

O que é bourbon? Jack Daniel's, certo? Whiskey? Algo a ver com centeio? Bem, sim a todos os três, na verdade. Simplesmente, bourbon é uma mistura de grãos, moídos, misturada com água e aquecida, fermentada com a ajuda de fermento, destilada e, em seguida, envelhecida em barris de carvalho.


Tudo muito simples. Mas bourbon e whiskey americano são a mesma coisa? Não. Uma maneira de lembrar é que todos os bourbons são whiskeys, mas nem todos os whiskeys são bourbons. Whiskey americano inclui sub-categorias, incluindo bourbon, straight bourbon, centeio, trigo, malte, malte de centeio e milho, cada um com seu próprio conjunto de regras. Por exemplo, whiskey de milho deve ser feito com, pelo menos, 80% de milho; a mistura de cereais (mash bill) para o whiskey de centeio deve ser um mínimo de 51% de centeio, e assim por diante. Mas todos os whiskeys americanos têm o seguinte em comum:
  • devem ser destilados a não mais do que 80% ABV;
  • devem ser amadurecidos em recipientes novos carbonizados, carvalho (com a exceção de whiskey de milho, que podem ser armazenados em barris usados ou calcinados);
  • o ABV do whiskey deve ser 62,5% ou menos quando entra no barril.
Os quatro principais grãos utilizados no bourbon. No sentido horário do superior esquerdo: trigo, cevada, milho, centeio

Os grãos

Milho: principal ingrediente do bourbon, o milho deve fazer parte de pelo menos 51% do mash bill; na prática, torna-se cerca de 70%. Quando o espírito é muito jovem, o sabor do milho é muito perceptível, mas fica mais suave com a idade, embora a doçura persista.

Centeio: entregando um sabor apimentado e poder, o centeio é o mais característico de todos os grãos utilizados na produção de bourbon. Normalmente, o centeio compõe 10% do mash bill, mas bourbons “high rye”, como o Four Roses Single Barrel, são mais elevados, com até cerca de 35% de centeio.

Cevada: usada principalmente porque é tão eficaz na conversão de amidos fermentáveis ao açúcar, a cevada é o ingrediente burro de carga, e, geralmente, está presente entre 10-15% no mash bill.

Trigo: oposto ao centeio, a adição do trigo fará com que o espírito resultante seja mais suave e macio e, normalmente, mais doce. Na prática, o trigo raramente faz-se presente em mais do que 10% do mash bill.


Como é feito o bourbon?

Os grãos são moídos e colocados numa grande “panela de mosto", juntamente com água e cozidos durante 30 minutos, para quebrar o amido em açúcares fermentáveis.

O mosto é então transferido para um tanque de fermentação, juntamente com uma pequena porção de “pasta azeda” (sour mash), advinda de uma destilação anterior, que ajuda a obter a fermentação, tendo o efeito semelhante a uma levedura (fermento) usado para fazer pão. O produto final é uma cerveja com um ABV de cerca de 6-8%.

O líquido é, em seguida, destilado duas vezes. Pela primeira vez em uma coluna contínua com aproximadamente 50-60% ABV, em seguida, uma segunda vez, desta vez num pot still, com até cerca de 70% ABV. O novo espírito, conhecido como "whithe dog", é transferido para barricas novas, carbonizadas, de carvalho branco (quase sempre americano, mas o francês também é permitido).

Categorias de Bourbon

Straight bourbon: quando este termo está na garrafa, o líquido foi envelhecido em carvalho novo por um período mínimo de dois anos.

Single barrel: são bourbons engarrafados a partir de um único barril. A grande maioria dos bourbons são feitos através da mistura (ou vatting) de dezenas ou mesmo centenas de barris para garantir a consistência de sabor.

Small batch: qualquer bourbon com a menção “pequeno lote" no rótulo poderia ser um lote de 10 barris ou 10.000. Na prática, a grande maioria dos bourbons pequenos lotes não terá um casamento de mais do que uma centena de barris, e mais importante, muito cuidado e atenção são colocados sobre estes engarrafamentos.

Muitas vezes ouve-se que Jack Daniel's não é um bourbon, uma vez que sofre o processo de Lincoln County, ou seja, é filtrado através de carvão de bordo, o que acaba removendo sabor em vez de adicioná-lo. Tecnicamente ele está autorizado a ser chamado de "bourbon”, mas esta palavra não será encontrada em qualquer lugar no rótulo, uma vez que a empresa opta por descrevê-lo como Tennessee whiskey.

Como beber o bourbon?

Bourbon é um espírito altamente versátil e pode ser consumido puro ou misturado. Há também uma série de coquetéis de bourbon icônicos, como o Manhattan à moda antiga e o Whiskey Sour, por isso é uma ótima ideia ter sempre uma garrafa de bourbon no armário de bebidas. E apesar de algumas pessoas sempre falarem que este ou aquele é o melhor bourbon, tudo é questão de gosto pessoal. Então, não há problema algum gostar de um bourbon de nível de entrada.

Curiosidades sobre o Bourbon

  • há mais barris de bourbon em Kentucky do que pessoas;
  • o primeiro exemplar de bourbon single barrel foi o Blanton, lançado em 1984;
  • Buffalo Trace, fundada há mais de 200 anos, é a mais antiga destilaria de execução contínua nos EUA;
  • 75% de todo o Bourbon do Kentucky é feito pela Jim Beam;
  • 95% do bourbon dos EUA é feito em Kentucky.

Fonte: whiskyintelligence.com


2 comentários:

  1. Una vez mas, un gran aporte de mi tocayo Hansen a la comprension y conocimiento de nuestra mutua pasion, dicho esto, mi top 10, en cualquier orden: Stagg Jr, Jefferson's, Walking Stick, 1792, Eagle Rare 10, Rye One, Balcones Brimstone, Woodford Reserve Classic Malt, Blantons, Calumet, Bonus Track: Black Widow, Cat Daddy, Willet Pot Still Reserve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras nobre amigo michel texier. Agradeço também a sua contribuição para engrandecer o debate. Estou falando que mudei minha visão em relação aos bourbons e grande parte desta mudança ocorreu após degustação de vários deles em sua casa. Para mim, anteriormente bourbon era sinônimo de açúcar, algo muito doce. Não descia ao meu paladar. Após experimentar as versões que infelizmente não são comercializadas no Brasil, comecei a ter outro pensamento, tanto que já adquiri alguns rótulos diferentes para apreciação. Mais tarde falarei sobre eles. Sua seleção está magnífica. Continue contribuindo. Abraço.

      Excluir

Dê sua opinião: