Whisky

Whisky

domingo, 14 de maio de 2017

Apresentando o Highland Park Valkyrie


Para os guerreiros vikings, a morte não era um fim, mas um começo glorioso. E tudo começou com as Valquírias.

A destilaria Highland Park acaba de apresentar o single malt Valkyrie Special Edition em parceria com o renomado designer dinamarquês Jim Lyngvild. Valkyrie é o primeiro de uma série de três lançamentos da Viking Legend, inspirados na rica história e mitologia viking.

Uma vez tendo sido parte da Dinamarca e Noruega, Orkney tornou-se o quartel-general da invasão dos Vikings noruegueses nos séculos 8 e 9, moldando um passado único para a ilha. Magnus Eunson, que fundou a Highland Park em 1798, era um descendente direto dos primeiros pioneiros vikings. Ainda hoje, 1 em cada 3 habitantes das ilhas Orkney carregam DNA escandinavo e compartilham um orgulho feroz pela rica ascendência nórdica tecida nas tradições e cultura das ilhas.

É este legado e a cultura duradoura a inspiração para Valkyrie, lançado em abril. Highland Park se associou ao designer dinamarquês Jim Lyngvild, ele próprio um Viking moderno e especialista em mitologia nórdica, para projetar novas e impressionantes embalagens para os três whiskies da edição especial.

O design exclusivo de Valkyrie é inspirado em duas importantes fontes nórdicas: um típico pendente Viking de cerca de 300-700AD descoberto em Uppland, na Suécia, e na antiga Pedra Hammar de Gotland, que detalha a viagem épica das Valquírias.

Em seu estilo distinto, Lyngvild interpretou a antiga lenda das Valquírias, anjos vingativos que cruzavam os campos de batalha em seus cavalos para resgatar os mais corajosos de seus guerreiros caídos, em uma ilustração expressiva.

Visivelmente diferente da embalagem preta e prata tradicional da Highland Park, o design imaginado mantém as referências constantes da destilaria ao design Viking enquanto atualiza os gráficos com uma estética mais arrojada e desenhada à mão.

Usando o detalhe metálico gravado, representa as Valquírias como as donzelas-escudo de Odin, oferecendo a seu deus uma bebida de hidromel de um chifre curvado. A ilustração maior caracteriza uma Valquíria com cabelo enrolado e um colar que presta homenagem ao Brísingamen, colar mágico da deusa Freya.

O whisky em si, criado pelo Whisky Maker Gordon Motion, entrega notas de fumaça, provenientes da tradicional turfa com urze. Isso cria uma nota fenólica mais rica, mais cheia, que tem equilíbrio devido ao caráter mais doce e úmido da turfa, uma ligeira lembrança do tradiconal Highland Park 12 anos.

Highland Park Valkyrie estará em mais de 15 mercados a um preço sugerido de venda de £ 55,00 a garrafa de 70cl e 75cl. Será o primeiro de três lançamentos da série Viking Legend, que terá ainda Valknut e Valhalla em 2018 e 2019.

Notas de prova:
Aparência: cor natural, brilhante, âmbar.
Nariz: maçãs verdes doces e limões amadurecidos.
Paladar: mistura encantadora de especiarias orientais. Impulsionado por barris de Carvalho Europeu ex-Xerez, barris de Carvalho Americano ex-xerez e barris de Bourbon, o perfil de sabor é baunilha cremosa com gengibre picante, doce e persistente fumaça com notas de alcaçuz.

Acabamento: requintadamente equilibrado, o longo e persistente final oferece ondas quentes de fumaça aromática e fruta ricamente amadurecida.


Fonte: whiskyintelligence.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: