Whisky

Whisky

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Fatores que evoluíram e influenciaram o sabor do whisky.

Mudanças ocorrem em todos os ramos de trabalho. Novos estudos são realizados e novas tecnologias são incorporadas, tudo para facilitar os processos e até mesmo diminuir os custos de produção. Com o whisky não poderia ser diferente. Embora minimamente, algumas mudanças ocorreram nos últimos anos, o que acabou também por influenciar no sabor da bebida.

As mudanças que podem ser mais facilmente notadas envolveram três fatores:


Maltes

Cinqüenta anos atrás, muitas destilarias tinham seus próprios maltes. Isso lhes deu total controle sobre o processo de fabricação de whisky e permitiu-lhes desenvolver seu próprio caráter, determinando a duração do período de germinação, o nível de produção e rendimento. No entanto, é um trabalho intensivo, dispendioso e particularmente não muito eficiente. Então, muito dinheiro foi economizado quando a maioria das destilarias deixaram de fazê-lo e começaram a comprar o malte pronto, sem, no entanto, deixar de ter uma padronização dentro deste processo.

Curiosidade: destilarias que ainda usam seus próprios maltings: Springbank, Highland Park, Kilchoman e Laphroaig.

Fonte de calor

Antes da década de 1980, a maioria das destilarias usava alambiques alimentados diretamente, onde a fonte de calor, tipicamente carvão, turfa ou madeira, era colocada embaixo do alambique. A maioria mudou para o aquecimento interno, o que economiza energia e dinheiro, mas isso também mudou o caráter do whisky, o que fez com que whiskies feitos na década de 1970 diferissem da mesma expressão da mesma destilaria feita na década de 1980.

Curiosidade: a destilaria Glenfarclas tentou o aquecimento interno por três semanas em 1981 mas o caráter do espírito mudou completamente. Como resultado, é uma das poucas destilarias que ainda usa alambiques diretos, embora o gás seja uma fonte de calor mais eficiente.


Barris

O barril usado tem um grande efeito sobre o whisky final. O tamanho, a idade e o número de vezes que foi usado são alguns dos fatores que influenciam no sabor. Um barril de primeiro-preenchimento vai dar lotes de sabor dentro da primeira década, por isso é mais adequado para whiskies mais jovens, enquanto o espírito envelhecido em um barril de quarto-preenchimento vai causar menos reação entre a madeira e o espírito. A qualidade do barril também é importante. Os métodos de produção e o conhecimento do processo de envelhecimento melhoraram muito nos últimos 20 anos.

Curiosidade: a destilaria Glenmorangie é pioneira no uso de diferentes madeiras para a maturação do seu whisky.


Outras mudanças, mais técnicas, incluem novas cepas de fermento, mudança nos tempos de fermentação para produzir diferentes estilos de espírito e substituição dos trabalhos manuais por robôs.


Fonte: whiskyintelligence.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: