Whisky

Whisky

quarta-feira, 11 de março de 2015

Lançamento de dois whiskies de 50 anos da Destilaria Balvenie

Origens idênticas. Notavelmente personagens diferentes.

Para se ter uma ideia do quanto é difícil manter o mesmo sabor de um single malt ao longo dos anos.

No dia 28 de maio de 1963, um ano após o Malt Master David Stewart entrar para a destilaria, foram enchidas duas barricas de carvalho europeus com o new make da Balvenie.

Cinquenta anos depois, o whisky do casco nº 4567 amadureceu em um belo single malt com uma tonalidade avermelhada profunda e sabor excepcionalmente cheio, caracterizado por frutas escuras e especiarias. É um single malt maravilhosamente complexo e elegante, um exemplo perfeito de Balvenie envelhecido por muitos anos em carvalho europeu.

Tendo sido colocado no mesmo tipo de madeira, no mesmo armazém, para os mesmos 50 anos, o whisky do barril nº 4570 é surpreendentemente diferente. Ao contrário de sua contraparte, esta linda expressão complexa tem uma tonalidade dourada e, distintamente, um gosto caracterizado pela doçura de caramelo, mel e baunilha do carvalho.


É raro para qualquer whisky amadurecer tão bem durante um longo período de tempo, mas para estes dois barris, fazê-lo bem e de forma distinta, além de um mistério é algo verdadeiramente especial. Este resultado extraordinário é testemunho tanto da misteriosa alquimia de maturação como dos trabalhos tradicionais que ainda são empregados hoje na destilaria.


Fonte: whiskyintelligence.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: