Whisky

Whisky

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Suntory anuncia o lançamento do blended Suntory Toki

O Japão é uma terra de contrastes e paradoxos: sua cultura detém uma profunda reverência por ascendência e herança, mas também um fascínio com o futuro. Seu povo respeita as tradições, mas constantemente reinventam e reinterpretam o mundo à sua volta. A Suntory, casa do fundador do Whisky japonês, apresenta Suntory Toki. Inspirado pela reinvenção, Toki expressa tanto o que é autêntico quanto o que será o futuro.


Toki, que será lançado exclusivamente nos EUA este mês e no Canadá em julho por um preço sugerido de US$ 39,99, é uma mistura de whiskies cuidadosamente selecionados da Suntory, que englobam as destilarias Hakushu, Yamazaki e Chita. Tradicionalmente trabalhado de acordo com a filosofia e a arte do blending da Suntory, a expressão tráz as características primordiais da casa: requinte, equilíbrio, harmonia e unidade.

Suntory Toki, além de respeitar a tradição, também desafia a convenção de whisky da Suntory repensando a hierarquia de seus componentes. Os blends da Suntory costumam usar maltes da Yamazaki como seu componente chave. Inspirado pelos espíritos de inovação foi dada uma nova abordagem para o whisky Toki, selecionando o singular Hakushu em barris de carvalho branco americano, com sua frescura única, suavidade e espetaculares notas de maçã verde, como um dos dois pilares da mistura. Para complementar a seleção, foi escolhido o whisky de grão Chita do tipo pesado como segundo pilar da mistura, adicionando um sabor limpo, com notas de doçura e baunilha.

Ao parear estes whiskies aparentemente diferentes, mas profundamente complementares, a Suntory revogou a antiga relação entre malte e grão e criou uma mistura que é ao mesmo tempo inovadora e atemporal. Tradicionalmente, nos blends Suntory, whiskies de grãos têm desempenhado apenas um papel de apoio, agindo como um caldo para acentuar maltes chave. Mas a sofisticação incomparável e grande variedade de whiskies de grãos produzidos na destilaria Chita levou a Suntory a repensar esse papel. Esses whiskies, com o seu requintado equilíbrio e complexidade, sutileza e refinamento, servem não como um andaime para o malte heróico subir, mas como verdadeiros heróis em seu próprio direito.

Este encontro único entre o malte Hakushu e o whisky de grãos Chita dá ao Suntory Toki seu sabor sedoso e caráter vívido. Além disso, para dar à mistura maior profundidade e complexidade, foram cuidadosamente selecionados dois malts Yamazaki. O Yamazaki de barril de carvalho branco americano harmoniza os componentes Hakushu e Chita e reforça a doçura do whisky de grão. O Yamazaki de barril de carvalho espanhol acrescenta notas amadeiradas e agridoces à mistura. O resultado é uma mistura vívida, bem equilibrada e sedosa, com um acabamento doce e ao mesmo tempo picante.

Suntory Toki permite uma versatilidade excepcional. A expressão pode ser apreciada pura, com gelo, como um highball ou misturada em um cocktail. O highball é recomendado para aqueles interessados em experimentar como o whisky é apreciado hoje no Japão. É uma mistura inteligente de whisky e água com gás sobre uma porção generosa de gelo.

Na década de 1950, o highball era um dos drinks favoritos dos bebedores de whisky no Japão. Os japoneses elegeram este cocktail simples mas elegante como uma maneira refrescante de beber whisky. Desde então, a Suntory tem desempenhado um papel importante no restabelecimento do highball como um cocktail popular para uma nova geração de apreciadores.

Para fazer o highball Toki na adequada proporção japonesa, deve-se encher um copo até a borda com gelo. Adicionar uma medida de whisky. Mexer para resfriar o whisky e o copo. Novamente adicionar gelo até a borda. Colocar três medidas de água gaseificada refrigerada ao longo do lado do copo para evitar a fusão do gelo ou rebentar as bolhas. Adicionar um toque de limão. Apreciar.

NOTAS DE PROVA - Suntory Whisky Toki (43% Alc./Vol 750ml)
Cor: ouro puro.
Nariz: manjericão, maçã verde, mel.
Paladar: grapefruit, uvas verdes, hortelã, pimenta, tomilho.
Finalização: sutilmente doce e picante, com uma pitada de carvalho, baunilha, pimenta branca e gengibre.


Fonte: whiskyintelligence.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: