Whisky

Whisky

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

O que é uma destilaria fechada?

Recentemente falamos num post sobre o renascimento de algumas destilarias fechadas ou “perdidas”. Hoje vamos falar um pouquinho mais sobre elas. Desde os primeiros dias da produção de whisky, as destilarias aparecem e desaparecem. Algumas faliram, algumas se fundiram, algumas literalmente explodiram, e a paisagem escocesa está repleta de restos da destilação histórica. No entanto, este ano foi movimentado para as destilarias perdidas da Escócia.

Destilaria Brora
Não é todo o dia que se anuncia que uma destilaria fechada irá reabrir, mas três em sequência é algo inédito. No início de outubro, a Diageo anunciou que irá reabrir Brora e Port Ellen, ambas fechadas por mais de 30 anos. Para não ser ultrapassado, em seguida, Ian Macleod, dono de Glengoyne e Tamdhu, anunciou que a destilaria Rosebank, fechada desde 1993, também seria reaberta.

POR QUE AS DESTILARIAS FECHAM?

Enquanto os amantes de whisky possuem uma visão mais romântica, as destilarias de whisky são, no final das contas, empresas. Infelizmente, isso significa que as decisões de negócios são feitas e as destilarias fecham. Às vezes, como era mais frequentemente o caso no passado mais distante, as empresas entravam em falência ou não podiam se dar ao luxo de manter as destilarias abertas. No entanto, mais recentemente, houve mais decisões pragmáticas - quando a indústria de whisky não está indo tão bem, as empresas que possuem várias destilarias simplesmente fecham algumas delas.

Destilaria Port Ellen
Foi o que aconteceu no caso de Port Ellen, Brora e Rosebank. Em 1983, o ano em que Port Ellen e Brora fecharam, e uma década depois, no caso de Rosebank, muitas destilarias em toda a Escócia pararam a produção. A demanda por whisky caiu e os produtores precisavam economizar dinheiro. 

The Distillers Company Ltd, proprietários das três destilarias, decidiram que eram excedentes aos requisitos e as fecharam. A destilaria Caol Ila produziu whisky semelhante a Port Ellen, Clynelish produziu whisky suficiente para suprir a Brora (que estava bem ao lado) e Glenkinchie cumpriu as necessidades da empresa para ser o whisky leve das Lowland, para a qual Rosebank era conhecida.

Na época, os single malts não eram tão populares e os fechamentos não causavam grande protesto. No entanto, anos depois, os whiskies de todas as três destilarias vieram a ocupar um lugar de grande prestígio e suas garrafas valorizaram.

POR QUE OS WHISKIES DE DESTILARIAS FECHADAS CUSTAM TANTO?

Uma pergunta simples com muitas respostas. A mais fácil delas é apenas a raridade: as destilarias fechadas não fazem mais whisky e, à medida que os estoques vão baixando, há por consequência menos whisky disponível a cada dia. Quer se trate de garrafas antigas, cheias há anos, ou barris de whisky, não haverá mais quando tudo se esgotar.

Além disso, os whiskys que ainda estão em barris estão envelhecendo. Com isso, o preço está aumentando graças a não só os anjos que tomam sua participação, mas também os custos habituais ano a ano para cuidar de um barril até a maturidade.


Felizmente, embora os proprietários (e antigos proprietários) de destilarias fechadas não tenham muito estoque, os engarrafadores independentes estão ajudando a preencher as lacunas. Gordon & MacPhail, Signatory, Douglas Laing e Hunter Laing, têm grandes estoques de destilarias perdidas.


Fonte: blog.thewhiskyexchange.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: