Whisky

Whisky

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Você sabe como servir whisky?

(Publicidade)


A bebida de origem escocesa, cujo nome significa “água da vida” tem mais de quatro mil anos de idade. O whisky era usado inicialmente pelos monges para tratar doenças, e hoje em dia é uma das bebidas mais vendidas ao redor do mundo. Como seus admiradores bem sabem, existem algumas coisas que devem ser levadas em consideração na hora de desfrutar do destilado.

As dicas para servir whisky podem variar de acordo com o país e a região. Sobre como servir whisky, inclusive, há todo um ritual. Normalmente, ele deve ser servido em copos mais baixos e largos. E há uma explicação para isso, o whisky não é simplesmente para ser bebido, ele passa por um processo de contemplação. Deve-se cheirá-lo para sentir todo o seu aroma.

Embora a expressão “Whisky Cowboy” seja popular por aqui, ela não é a que melhor descreve a forma como nós brasileiros ingerimos essa bebida. Isso porque o whisky cowboy é servido puro e nós não dispensamos algumas pedrinhas de gelo para refrescar.

Por aqui, o clima tropical e o calor avassalador tornam impossível consumir uma bebida que não seja gelada, que refresque e garanta todo o seu prazer. E justamente por isso que as máquinas de gelo se tornaram parceiras inseparáveis de hotéis, bares e restaurantes, para garantir que hóspedes e clientes desfrutem da melhor maneira possível de seus drinks. Ainda mais no verão, quando os termômetros batem a casa dos 30ºC e elas se tornam totalmente indispensáveis.

Felizmente, hoje, o mercado já dispõe das máquinas de gelo com a qualidade Thermomatic. Com design moderno, são compactas e enfrentam qualquer desafio. Seja na cidade, seja no campo, ou seja na praia, onde se destacam também pelo seu primoroso gabinete em aço inox.

O que também impressiona na máquina de gelo Thermomatic é a facilidade de operação, pois basta apertar um botão e em instantes se obtém gelo em cubos. A eficiência na produção de gelo, aliada a uma operação muito simples, tornam o investimento em um equipamento deste porte altamente compensatório. Quer saber mais sobre as máquinas de gelo? Clique aqui


17 comentários:

  1. Bom dia, Michel!
    Acompanho regularmente seu Blog e percebo um cuidado muito grande com os dados que você publica neste espaço, no entanto neste texto você publicou: "A bebida de origem escocesa... tem mais de quatro mil anos de idade."
    Gostaria de maiores informações sobre esta informação, pois em todas as literaturas que li até hoje, não encontrei nenhuma referência maior do que 800 anos.
    Obrigado e parabéns peço Blog.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Gláubio. Convém esclarecer que este texto publicado não é de minha autoria, foi uma cessão de espaço do blog para fins de divulgação de uma empresa que vende máquinas de gelo, portanto, não sei qual foi o método utilizado para checagem das informações divulgadas. Mas, com relação à origem do whisky, não está de todo errada. As referências ao whisky tratam sim de 800 anos, mas Antes de Cristo, ou seja, só aí já tem pelo menos 2800 anos. Para chegar a 4000 é um pulinho, rsrs. Agradeço suas palavras e continue acompanhando. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Gláubio e Michel!
    A equipe de Comunicação da Thermomatic realizou uma pesquisa com as principais marcas de whisky para entender mais sobre sua origem. Essa informação da descoberta do whisky há quatro mil anos foi da Johnnie Walker. Caso tenha interesse em ler mais, é só clicar aqui: https://www.johnniewalker.com/pt-br/informacoes-sobre-whisky/a-historia-do-whisky/. Esperamos ter ajudado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente contribuição. Estas informações ajudam a aumentar o conhecimento e o interesse nesta bebida fascinante. Ajudou bastante.

      Excluir
  4. Adoro seu Blog Michel, é uma referência pra mim sempre que penso em qual marca de whisky pretendo comprar. Sinto falta de um conteúdo em vídeo porém. Seria legal levar o conteúdo daqui, ainda que de forma mais sucinta, para o youtube, nem que seja uma introdução a postagem do blog. Você já considerou essa possibilidade/tem planos pra isso? Abraço e parabéns, continue com o bom trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Olá Fabio. Obrigado pelas palavras, servem muito como incentivo a continuar escrevendo. Por diversas vezes já me convidaram a fazer vídeos no youtube, apareço até em alguns, mas não é o meu perfil. Prefiro escrever mesmo. Claro que, hoje em dia, as pessoa preferem um conteúdo mais dinâmico, e o vídeo proporciona isso. Mas acho que também já estamos bem servidos de conteúdo sobre whisky no youtube. Seria algo como mais do mesmo. Por isso acho que permanecerei por aqui ainda um bom tempo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite ,Michel,topei com seu blog por acaso,procurando informações sobre uma garrafa de Vat 69 que acabara de comprar e curti muito o estilo e o conteúdo do blog. Sobre como degustar um whisky,tenho percebido que o paladar fica melhor adicionando um pouco de água do que colocando gelo. Como leigo,me perguntei se isso depende do tipo de whisky ou é só impressão . Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nas colunas ao lado direito existe um tópico "O Whisky" e um post chamado "Degustação". Clica lá e dá uma lida, falo exatamente sobre isso. Mas de antemão já adianto que sim, a água faz com que os aromas e sabores do whisky sejam realçados, enquanto que o gelo faz exatamente o contrário, aromas e sabores se fecham. Um abraço e continue acompanhando.

      Excluir
  7. Gostei destas informações sobre degustação do 🥃

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa. Continue acompanhando para mais informações em breve. Abraço.

      Excluir
  8. Alô Desvendados
    Impressionado por suas explicações,proponho minhas dúvidas
    O terapeuta holístico y eu meu irmão consultamos,nos recomendou.para evitar tomar whisky com milho na composição (recomendação para mim) e cevada(para ele) Afinal quais marcas são exclusivamente de milho e quais as de cevada
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô. De uma maneira geral, os Bourbons são feitos de milho e os demais, scotch, canadenses, irlandeses, japoneses, etc, são feitos de cevada. Mas nada impede que os bourbons contenham cevada em sua composição e os demais whiskies também contenham milho. Nestas épocas em que se encontram whiskies aos milhares, tem de se analisar whisky por whisky para descobrir sua verdadeira composição. Um abraço.

      Excluir
  9. Oi. Achei seu site muito interessante. Pesquisei bastante na internet e concluí que o Teachers é considerado o melhor whisky de combate. O Famous Grouse o melhor até 8 anos. Por favor, me corrija se eu estiver errado. Gostaria de saber sua opinião sobre o melhor whisky de “combate”, o melhor até 8 anos, o melhor custo benefício até 12 e o melhor custo benefício acima de 12 anos. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  10. Igor, obrigado por achar o blog interessante. Espero que ele ajude bastante. E já que permitiu, vou insistir na correção da questão do 8 anos. Os whiskies standard à venda no Brasil não possuem idade definida. Não tem nada descrito no rótulo. Então não podemos chamá-los de 8 anos. São sem idade. Standard. A maioria dos whiskies com idade declarada vendidos no Brasil começam com 12 anos. Dito isto, vamos lá: com certeza o Teacher's se enquadra entre os melhores na categoria citada, "combate". Eu iria nele. Entre os 12, considero que o Ballantine'seja imbatível em termos de preço, mas já há mercados em que o Dewar's 12 anos está sendo oferecido com preços até mais competitivos. Onde houver o Dewar's, pode ir nele. Acima disso, também o Dewar's 15 anos está despontando com um ótimo preço. Vale a pena conferir. Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Cowboy , é sem gelo, seja aqui no Brasil, ou nos EUA, ou na Chechênia, se colocar gelo não é mais cowboy, então estás equivocado qdo fala “ mas nós brasileiros …” abraço

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: