Whisky

Whisky

sábado, 20 de outubro de 2018

Desvendando Nº 91: Bowmore 12 Anos (old)



No post anterior analisamos o Bowmore 12 anos na versão vendida atualmente. Hoje, iremos analisar a versão mais antiga, produzida na década de 1990. E não é só a garrafa que muda.

O que pude perceber:
Características: âmbar, médio corpo.
Aroma: frutado, frutas vermelhas secas, ameixa, um leve adocicado, algo salgado, fumaça de turfa sutil, cereais, gramíneas, malte, um certo mentolado e uma baunilha bem sutil. Chocolate branco, algumas notas condimentadas, um tempero discreto, uvas passas, amadeirado característico do xerez e nada, absolutamente nada de álcool. A adição de um pouco de água faz com que dê uma equalizada no aroma. Predominam agora os aromas mais adocicados como baunilha, caramelo e cereais. Os condimentos desaparecem e a fumaça fica mais sutil. A característica marcante é a de um whisky adocicado.
Paladar: confirma no paladar o sentido no aroma, com notas frutadas, frutas cítricas, ameixa, malte. Doce e salgado se misturam. Caramelo, amadeirado, condimentado na medida certa e finaliza com a fumaça de turfa característica, com um pouco de especiarias, dando um toque picante suave. Mais uma vez, nada de álcool. Com um pouco de água, baunilha, cereais, surge um certo amadeirado e finaliza com turfa e especiarias. Bem menos notas que anteriormente, quando experimentado puro. A finalização, no entanto, torna-se longa, seu sabor permanece por um bom tempo em boca.

Whisky que, se continuar fazendo o exercício de ir por mais tempo só sentindo os aromas, muita coisa vai aparecendo. No paladar, não há uma explosão de sabores como há ao sentir o aroma, mas é uma bebida bem estruturada, bem balanceada. Talvez por isso as notas no paladar se mostrem bem discretas, uma não se sobressai sobre a outra, a não ser o adocicado e o salgado que se destacam, além da finalização com a turfa.


Whisky simplesmente formidável e que mudou de vez minha visão sobre whiskies turfados. Tanto que comprei mais duas garrafas deste exemplar que me surpreendeu bastante. Excelente whisky para pessoas que, assim como eu, gosta de uma fumaça no whisky mas não de forma exagerada como podemos perceber nos whiskies conhecidamente turfados.

Para quem quer adentrar no mundo da turfa, recomendo plenamente este whisky. Para quem já é acostumado, irá perceber como este whisky é bem estruturado e redondo. Agradável e fácil de beber, tem de se tomar um certo cuidado para não exagerar na dose.

Comparando a versão atual com a antiga dá para dizer que esta versão mais antiga leva uma pequena vantagem. Pode ser que venha do processo de destilação ou dos próprios barris utilizados, o que é mais provável, mas ambos são muito bons. A Bowmore se orgulha de ser uma das destilarias mais antigas da Escócia e por manter o padrão de destilação desde os tempos mais antigos, sempre primando pela qualidade de seus whiskies, de forma que, por esta razão, acredito ser mesmo a qualidade dos barris a responsável pela diferença de sabores entre as duas versões analisadas.

Nunca fui de comprar várias garrafas de um mesmo whisky, dando preferência para a aquisição de garrafas novas e diferentes. Abri uma exceção para a família Bowmore. Vale a pena.




Bowmore 12 Anos

Single Malt: Islay Teor Alc 40%

Aromático e suave, com uma mistura de frutas cítricas e algo defumado no nariz, que se prolonga até a língua, juntamente com um pouco de chocolate preto.

4 comentários:

  1. Dale Michel! vou te confessar, adoro esse whisky, especialmente essa garrafa da década de 90, minhas impressões são um pouco diferentes das suas, mas uma coisa concordamos, uma bebida muito alem do básico! É um whisky que bebo de boa boca e meia garrafa iria facilmente se nao houvesse controle! Em breve farei o Review em Vídeo em meu canal no Youtube! Forte abraço e parabéns pelo Blog, Você é campeão em conteúdo por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tierri. Desculpe a demora em responder, mas este mês tem sido de correria para mim. Sim, este whisky é formidável, tanto que tratei de guardar algumas garrafas para mim, pois pelo visto vai ser difícil encontrá-las daqui para frente. E realmente, se descuidar, vai a garrafa inteira. Esperarei ansioso o review no seu canal, que por sinal, está de parabéns, vídeos bem descontraídos e com bastante informação. Estou assistindo todos. Um forte abraço e, quem sabe, daqui uns dias bebemos uma dose juntos. Seguidamente vou a Santa Catarina.

      Excluir
  2. amigo, tu pode dar dicas de whisky bem frutados ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou citar dentre aqueles que já fiz o review, assim você poderá dar uma conferida antes de comprar: linha Glenfiddich, Tomatin, Glen Deveron, Aberfeldy, linha Glenlivet, Monkey Shoulder, linha Glenmorangie, Glen Moray, Cardhu. Entre os frutados para o lado das frutas secas: Aberlour, Glencadam, Macallan Amber, Balvenie e Glenfarclas. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida mais só entrar em contato. Um abraço.

      Excluir

Dê sua opinião: