Whisky

Whisky

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Desvendando Nº 95: Bowmore Surf



Mais um review de um whisky da destilaria Bowmore. Como já falei bastante sobre ela, partiremos diretamente para a análise. Quem quiser saber mais, basta clicar nos links abaixo:


O que pude perceber:
Características: palha claro, médio corpo.
Aroma: fumaça, salinidade, marinho, baunilha, capim-limão, doce, mentolado, carvão vegetal, frutado, ameixas pretas. Nada de álcool é sentido. Se deixar descansar um pouco no copo, aparenta ficar mais sedoso e a fumaça aparece um pouco mais. Com a adição de um pouco de água fica ainda mais suave, diminui um pouco a fumaça, desaparece a salinidade e evidencia um pouco mais o adocicado. Chocolate branco, frutado, abacaxi, maçã, gramíneas secas e continua sem evidência de álcool.
Paladar: amanteigado, frutado, fumaça de turfa, um pouco de cereais, amêndoas, um pequeno toque de especiarias. Finaliza de uma forma longa, quente, com turfa e baunilha. É um pouco seco no palato, de forma que você saliva bastante e pede por mais uma dose. No paladar é um pouco menos salgado e um pouco mais doce do que o sentido no olfato. Com um pouco de água, chocolate, cereais, baunilha e diminui bastante a fumaça. Finaliza de forma um pouco picante, quente, com baunilha e, bem no final, aí sim, a turfa.


Me tornei um fã incondicional da Bowmore. Após experimentar alguns exemplares feitos por esta destilaria posso dizer, sem sombra de dúvidas, que se trata de uma de minhas destilarias favoritas.

A respeito da turfa em seus whiskies, ela foi a responsável por mudar a minha visão sobre este tipo de whisky. Passei a gostar mais dos turfados.

Mas a Bowmore vai além: consegue fazer um whisky turfado onde a turfa não é a protagonista. Dá para perceber claramente outros aromas e sabores que contribuem para dar caráter e complexidade ao whisky.

O Surf é uma versão muito bem feita, muito bem equilibrada, onde suas notas harmonizam muito bem. Tem uma dualidade entre salgado e doce que o deixa bastante interessante. Agradará tanto aqueles que querem partir para um whisky turfado quanto aqueles que já apreciam há tempos este tipo de whisky.

Foi o primeiro whisky que tratei logo de fazer um pequeno estoque porque considerei um excelente custo x benefício e uma bebida para ter sempre na prateleira. Sem idade definida, é encontrado em lojas de Duty Free nos aeroportos ou em lojas na fronteira. 




Bowmore Surf

Single Malt: Islay Teor Alc 43%

Cheio de fumaça quente, carvalho e mel, equilibrado com um toque de limão picante.


2 comentários:

  1. Olá sou novo no mundo do whisky, e gostaria de experimentar meu primeiro turfado. Por onde começar? Me dê uma luz. tenho medo de comprar logo os "medalhões" da turfa e não gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edumadeira, pode começar justamente com este do review que tenho certeza, irá agradar bastante. Qualquer um da linha Bowmore poderá ser uma boa introdução aos turfados sem ser uma patada logo de cara. Além deles, pode começar também com um Highland Park ou o Jura Superstition. Depois conte como foi a escolha e a experiência. Um abraço.

      Excluir

Dê sua opinião: