Whisky

Whisky

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Aberfeldy

Quando compramos um whisky, paramos para pensar onde ele é produzido? Sim, numa destilaria. Mas existem dezenas delas e já vimos aqui mesmo que nenhuma é igual à outra. Hoje começarei a falar um pouquinho sobre cada uma das principais destilarias existentes, suas histórias, curiosidades, sua produção de whiskies de malte e também sua contribuição para os principais blends no mercado.

No caso dos whiskies de malte, estes quase sempre levam o nome da destilaria que os produziu. No caso dos blends, várias destilarias contam com uma cota de participação, fornecendo whiskies de malte ou de grãos para a mistura. Mas sempre um malte, de uma única destilaria, é o coração do whisky, aquele que dará a característica mais marcante da bebida. E quem não fica curioso para saber que malte é o principal componente de seu whisky favorito?

Curioso? Conheça hoje a destilaria Aberfeldy e acompanhe as próximas matérias do blog para saber mais.

A destilaria Aberfeldy foi erguida em 1896 por dois irmãos, John e Tommy Dewar, em uma colina na margem sul do rio Tay, na periferia de Aberfeldy, cidade situada no centro da Escócia. Ela usa água da nascente Pitilie, que servira a outra fábrica, fechada em 1867. Começou seu funcionamento em 1898 com o propósito de fornecer malte para os blends da empresa. O local foi escolhido por sua fonte de água e pela ferrovia que o liga a Perth, onde ficava a sede da empresa. Foi também uma homenagem a John Dewar, que nasceu em um casebre na área e, de acordo com a lenda, foi a pé para Perth em 1828.


A demanda por cevada como alimento básico durante a Primeira Guerra Mundial forçou o fechamento da destilaria em 1917. Reabriu em 1919 e foi adquirida pela Distillers Company Ltd em 1925, mas fechou novamente durante a Segunda Guerra Mundial e assim permaneceu até 1945. Em 1972 a destilaria foi ampliada e os velhos alambiques foram substituídos por quatro novos, de vapor aquecido. Em 1998, a Bacardi comprou a John Dewar & Sons da DIAGEO (antiga DCL) em um negócio de 1 bilhão de libras, que envolveu cinco destilarias de malte e a marca de gim Bombay Sapphire.

O malte Aberfeldy está em toda a linha de blends da família Dewar. O malte é excelente por si só, mas, em razão dos volumes do Dewar’s (mais de 1 milhão de caixas por ano), não é muito visto como single malt. Os quatro alambiques de potes largos produzem um destilado ceroso que reveste a boca.


Em seu longo vínculo com o whisky Dewar’s White Label, a Aberfeldy se tornou efetivamente o mundo do whisky Dewar’s. Um dos principais temas de seu centro de visitantes é justamente Tommy Dewar (1864-1930), provavelmente o maior barão do whisky da história. Tommy foi o primeiro verdadeiro gênio do marketing no ramo do whisky, e seu legado é atualmente celebrado na destilaria.

O centro de visitantes da Aberfeldy é conhecido como Dewar´s World of Whisky (o Mundo do Whisky dos Dewar) e dezenas de milhares de visitantes ao ano vem apenas para conhecê-lo, um projeto que custou cerca de 2 milhões de libras. Este centro serve para a comercialização dos produtos e também para a educação do público sobre o processo de destilação e sobre a história da marca Dewar.






Fontes: whisky, o livro do whisky, whisky de a a y, wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: