Whisky

Whisky

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Destilarias icônicas "perdidas" serão revividas em grande investimento escocês


As destilarias que ficaram em silêncio desde que foram fechadas em 1983, serão trazidas de volta à produção através de um investimento de £ 35 milhões feitos pela Diageo, a principal empresa mundial de whisky escocês.

Nos 34 anos desde que Brora e Port Ellen foram fechadas, os whiskies que produziram se tornaram alguns dos líquidos mais cobiçados e procurados, reconhecidos por qualidade e caráter excepcionais, o que acabou por elevar as destilarias fantasmas ao status de “cult” entre entusiastas e colecionadores de whisky.

Durante muitos anos, fãs de whisky em todo o mundo pediram à Diageo que reabrisse essas destilarias fechadas. A decisão é em parte uma resposta às demandas dos entusiastas existentes, mas também reflete o forte crescimento no mercado de malte e a oportunidade de criar novas gerações de consumidores de whisky.

Port Ellen Distillery, na famosa ilha de Islay, e Brora, na remota costa leste de Sutherland, serão reintegradas para destilar em quantidades cuidadosamente controladas, com uma atenção meticulosa aos detalhes, replicando sempre que possível os regimes de destilação e o caráter espiritual das destilarias originais. As destilarias também terão casas dedicadas a receber convidados e espera-se que se tornem atrações icônicas na paisagem turística escocesa, atraindo entusiastas de whisky de todo o mundo.

Antes da reabertura, somente algumas pessoas tem o privilégio de testar as bebidas originais de Port Ellen e Brora, à medida que se tornam cada vez mais raros. Agora, novas expressões desses whiskys poderão ser produzidas para o desfrute das novas gerações.

As novas destilarias Brora e Port Ellen estarão entre as menores destilarias da Diageo, capazes de produzir 800 mil litros de álcool por ano. Elas irão replicar o mais próximo possível dos perfis de sabor originais de Port Ellen e Brora. Sujeito a permissão de planejamento e consentimento regulamentar, projeto detalhado, construção e trabalho de comissionamento, espera-se que as destilarias estejam em produção até 2020.


Fonte: whiskyintelligence.com

2 comentários:

Dê sua opinião: