Whisky

Whisky

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Desvendando Nº 56: Grand Old Parr 12 Anos

“Mantenha a cabeça fria por meio da temperança e os pés quentes com exercício. Levante-se cedo, durma cedo e, se quiser prosperar, fique de olhos abertos e boca fechada”.


Este era o lema e guia de vida de Thomas Parr, lendária figura de inglês folclórico cujo túmulo encontra-se na abadia de Westminster e que, segundo uma tradição inverossímil, teria vivido 152 anos, entre 1483 e 1635.

Em 1871, o nome de Old Parr foi tomado emprestado por dois blenders famosos, os irmãos Greenlees, para ser usado no whisky da dupla. Agora, sob o comando dos gigantes industriais da Diageo, a marca continua a fazer sucesso no Japão, na Venezuela, no México e na Colômbia. No Brasil também tem seus seguidores que apreciam o estilo distinto da bebida.

Com sua garrafa de desenho especial, de seção quadrada e vidro marrom, tem por base o single malt Cragganmore.

O que pude perceber:
Características: dourado, reflete a cor da sua caixa. Encorpado, bem oleoso.
Aroma: um álcool bem sutil seguido de um amadeirado. Malte, amêndoas, chocolate amargo. Um pouco esfumaçado. Um pouco de frutas cítricas também aparece. O acréscimo de um pouco de água libera os aromas dos whiskies de grãos, com notas características de cereais crocantes. O álcool fica suavizado, quase imperceptível. Torna-se mais herbáceo, mais floral. A fumaça se contraiu bastante.
Paladar: uma profusão de sabores. Amadeirado, frutado, uma mistura de frutas cítricas com um pouco de frutas cristalizadas, ameixa, biscoito, malte e um pouco de fumaça. Aparecem notas de baunilha no fundo e finaliza com uma certa picância. Amêndoas e chocolate ao leite estão presentes na finalização. Com um pouco de água se torna outro whisky. Ênfase mais nos florais, nos cereais, com um toque condimentado e a fumaça aparecendo somente na finalização. O whisky deixa na boca um certo gosto de frutas cristalizadas, algo parecido com ameixas secas.


Sempre ouvi em vários reviews que este é um whisky para se beber com gelo. Não sou muito adepto da inserção de gelo no whisky mas vamos testar para ver o que acontece e até mesmo para ter informação para os leitores.
O gelo de cara faz com que os aromas se contraiam. Por outro lado, deixa o whisky mais refrescante. Volta o aroma do malte e da madeira. A fumaça não está presente. Há um fundo dos whiskies de grãos, que aparecem sutilmente.
No paladar voltam as frutas cítricas e agora talvez uma maçã ou abacaxi. Um pouco de ervas também podem ser notadas, ervas verdes, de tempero. Um defumado muito sutil na finalização.

É um whisky bastante conceituado e apreciado no nordeste. Aqui no sudeste, nem tanto. No sul, talvez poucos o conheçam. Na minha opinião, um excelente blended para a sua categoria, na faixa dos 12 anos e um ótimo custo benefício para torná-lo o whisky do dia a dia. Dá para encontrá-lo mais barato que sua concorrência, levando assim muita vantagem. Ele entrega bastante aroma e sabor a um preço relativamente em conta.

Considerei um whisky complexo em seu aroma e paladar. Há muita coisa para distinguir fazendo uma degustação com calma. Dá para brincar bastante com este whisky, porém achei que a água e o gelo não funcionaram muito bem para ele. Preferi apreciá-lo puro. Para mim, funciona melhor. A água e o gelo mascaram muito de seus aromas e sabores.

Tudo bem, no nordeste é quente, adicione gelo. Em baladas ou festinhas, onde não se está prestando atenção nas nuances da bebida, adicione gelo. Mas se quiser apreciá-lo em toda a sua plenitude, tente puro.

Ah, mas este não é um whisky para ser apreciado, degustado, é um blended. Qualquer whisky pode ser apreciado. Vai do gosto de cada um. Se há um whisky que você possua no momento e é o que faz você feliz, não importa qual, aprecie. Com moderação.




Grand Old Parr 12 Anos

Blend Teor Alc 40%


Malte acentuado, uva passa e notas de laranja no nariz, com alguma maçã, toques de frutas secas e talvez turfa. Vigoroso no palato, com sabores de malte, uva passa, caramelo queimado e açúcar mascavo.

29 comentários:

  1. Bebi muitas doses num casamento com e sem gelo. Lembro que aprovei mas não lembro do sabor. Não foi marcante para mim, mas ok, os marcantes que me lembro seria covardia (Chivas 18, Chivas Extra e Green Label).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, com estes whiskies citados, não há como comparar. Mas taí uma boa opção como whisky para casamentos, em substituição aos tradicionais. Um abraço.

      Excluir
  2. Boa tarde, Michel.

    Estou iniciando no mundo do whisky e gostaria de saber se existe alguma proporção quando você adiciona água para a degustação? E gelo?

    A água tem que estar em temperatura ambiente ou pode ser gelada?

    Potável ou mineral?

    Obrigado pela atenção e parabéns pelo Blog!
    Sempre muito informativo, acessível e democrático.

    Obs.: Só senti uma certa falta dos whiskies da JW nos reviews. É coincidência ou você não aprecia a marca? Pergunto pois acabei de adquiri o Double Black e o Gold Label e gostaria de obter sua impressão sobre eles.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabrício, estes dias respondi pergunta semelhante. Não há uma proporção certa. Vai de algumas gotas (citei que há um certo preciosismo de gente que chega a usar conta gotas) até mesmo a proporção 50/50. Para mim acho que os extremos não funcionam, nem gotas, nem deixar o whisky aguado. Richard Patterson, master blender da White & Mackay chega a dizer que o ideal é reduzir o teor alcoólico a cerca de 35%. Mas como medir isso? Então a dica é ir testando e achar a proporção que melhor se adequa ao seu gosto pessoal.
      Já o gelo eu prefiro não colocar. Se coloco, procuro uma pedra bem pequena, só para quebrar a temperatura mesmo ou então uso aquelas esferas de gelo, que não derretem tão fácil, para não deixar o whisky aguado.
      A temperatura da água é melhor estando em temperatura ambiente. Se for gelada, terá o mesmo efeito do gelo e irá mascarar os aromas e sabores. É o certo seria usar água mineral sem gás, mas eu uso a de filtro mesmo. Para nós, mortais, não causa muita diferença.
      A falta dos JW é somente questão de sequência mesmo. Já já eles aparecem. Quanto ao DB e GL que você adquiriu são dois excelentes whiskies. Um mais defumado que o costumeiro e o outro mais doce. São dois tipos de paladar, mas que irão agradar.
      Espero ter ajudado. Senão, escreva novamente. Um abraço.

      Excluir
    2. Obrigado, Michel, ficou bem esclarecido.

      Somente para exemplificar, se considerarmos uma dose de 50 ml com um graduação alcoólica (ABV) de 40%, seria necessário acrescentar 8,75 ml de água para reduzirmos a proporção de álcool para 35%. Arredondando, cerca de 10 ml por dose. Assim fica mais fácil gravar ou medir, se for o caso, para alcançarmos a redução indicada pelo Richard Patterson, master blend da White & Mackay.

      No mais, continue com o Blog que está cada dia mais completo!

      Abraço.

      Excluir
    3. Boa. Não tinha feito estes cálculos. Vou testar. Um abraço.

      Excluir
    4. Aos matemáticos de plantão, se minha conta estiver errada postem a medida correta para se chegar a 35%.

      Mas como disse o Michel, para nós, mortais, pode considerar 10 ml por dose de 50 ml para se chegar a 33,33%, algo próximo do ideal. Isso para whiskies que possuem uma graduação inicial de 40%.

      Abraço.

      Excluir
  3. Aqui no Sul, pelo menos em Curitiba, o Grand Old Parr é bastante conhecido. Onipresente nos supermercados.

    Marcio

    ResponderExcluir
  4. Legal Márcio. Sinal de que o Old Parr está conquistando espaço. Isso é muito bom. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Aqui no nordeste, quem quer "ostentar" compra o grand old par, coloca na mesa e tira self como se tivesse tomando o melhor whisky da galáxia. Vende muito bem e naturalmente mais caro, de 120 reais pra cima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi dizer mesmo que ele é o queridinho do nordeste. Um abraço.

      Excluir
  6. E o Jack deniels tem muita diferença deles aí ?

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!
    Estou na dúvida de qual Whisky servir eu meu casamento, eu pretendendo escolher o Old Parr 12 anos, o que você acha? é um Whisky que agradaria a maioria?
    Outros que pensei, seria Chivas Regal 12 anos e o Black Label(um pouco mais caro no orçamento)

    ResponderExcluir
  8. Olá João. Primeiramente, parabéns pelo casamento. Depois, a escolha do whisky: dos três, o Old Parr é o mais diferenciado, um pouco mais sofisticado até, eu diria. Com certeza agradará a maioria dos convidados. Depois dele, apostaria no Chivas. Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Michel. Amigo recentemente fui experimentar pela primeira vez o Old Parr e me deparei com um leve sabor medicinal, como não vejo isso em nenhum comentário que já vi pelas redes, pergunto, isso é coisa do paladar pessoal, ou estou tomando gato por lebre kkkkkkkkkk?
    Forte Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. O que acontece é que nossas percepções são diferentes, baseadas em memórias olfativa e de paladar bem particulares. Não é incomum percepções diferentes a cerca de determinado produto, por pessoas diferentes. Então, é bem provável que esta percepção de sabor medicinal provenha sim do seu paladar. Se você comprou o whisky de uma loja idônea, não tem com o que se preocupar. Já em bares ou baladas, aí é bom desconfiar. Um abraço.

      Excluir
    2. Boa noite cara quero uma opinião sincera blz esse wisk combina com algum energético ou o correto é tomar ele puro na tora estou correndo da cerveja.

      Excluir
  10. Olha tomei uma vez old par, e vou falar muito bom o whisky.

    ResponderExcluir
  11. Entre o Chivas 12 anos Vs Old Par 12 anos, há muita diferença? Qual seria o mais leve, frutado, macio?

    ResponderExcluir
  12. Ivan, há diferença sim. O Chivas é mais leve, mais frutado e mais doce. Os dois são macios. Mas o Old Parr, na minha opinião, leva certa vantagem. Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Para quem deseja iniciar no mundo do whisky qual seria o melhor entre as duas opções?:
    Old Parr 12 anos X The Famous Grouse (Standart)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se pretende iniciar mesmo no mundo do whisky, invariavelmente você irá comprar os dois. Primeiro, para descobrir o whisky, iria de Famous Grouse. Depois, para perceber a evolução do processo de amadurecimento, o Old Parr. Claro que são categorias diferentes dentro da categoria dos blends, mas uma boa forma de comparação. Um abraço.

      Excluir
  14. Boa noite! Qual bebida misturar no old parr? Ou é melhor puro?

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde a todos, saudações - estou com duvidas. Aqui tenho (jan2021) uma boa garrafa de Old Parr 12 anos. Infelizmente comprado por homem simples, no carrefour tempos atras e no casa fiesta hoje, e nao parece mais o old parr que tomei anos atras, perdeu o sabor dos `152 anos` que eu costumava ver. Pode ser a temperatura, tentei quente (temperatura ambiente), tentei com gelo de boa qualidade, até com agua de torneira, de todos os jeitos mas o sabor em 2021 parece bem fraco comparado aos anteriores. O que devo fazer? Isso realmente ocorre nos tempos atuais (sabor bem ameno), ou diageo trocou de processo de producao recentemente..? Enfim, quem souber avise pois estou ficando mais velho, e talvez o paladar apagou. OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  17. Olá, não tenho o hábito de tomar whisky. Queria comprar um e na pesquisa encontrei Grande old parr BLENDED e outro escrito whisky old parr. São diferentes? Se sim qual o melhor?

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: