Whisky

Whisky

sábado, 23 de junho de 2018

Desvendando Nº 81: Tullamore Dew 12 Anos



Tullamore, o nome deriva de tulach mhor, que quer dizer “grande colina”, é uma região produtora de cevada na área central da Irlanda, e a cidade já tinha destilarias em 1790. Seus whiskeys estão bem estabelecidos em diversos países da Europa, principalmente na França, Alemanha e Dinamarca.

A destilaria original foi fundada em 1829. No final do século, a empresa passou para a família do seu gerente-geral, Daniel E. Williams. Suas iniciais formavam um acrônimo interessante e o whiskey passou a ser conhecido como Tullamore “DEW”.


A Tullamore foi uma destilaria inovadora, os donos adotaram o destilador contínuo e, nos anos 50, seu whiskey foi o primeiro whiskey irlandês reformulado em blend. Atualmente, os whiskeys Tullamore são destilados na Midleton Distillery, no condado de Cork.

Com relação ao 12 anos, madeira de xerez e whiskey pot still condimentado predominam neste blend de alta classe, projetado para o mercado premium em free shops.


O que pude perceber:
Características: cor dourada, médio corpo.
Aroma: suave, leve, adocicado, frutado. Frutas vermelhas, uvas passas e baunilha. Aroma bastante equilibrado. Com adição de um pouco de água aparecem notas de cereais, baunilha, abacaxi e malte. Evidenciam-se mais as notas provenientes dos barris ex-bourbon. Continua leve, suave e frutado. Esperando abrir mais um pouco, aparecem abacaxi e maçãs.
Paladar: frutado, com ameixas, um pouco apimentado e seco. O adocicado do aroma não se confirma no paladar, sendo mais seco e picante. A finalização é curta para média. Não há álcool tanto no aroma quanto no paladar. Numa segunda prova, evidenciam-se mais as frutas vermelhas e o final apimentado. Com um pouco de água, aparecem mais abacaxi, maçã e baunilha. Fica menos picante, embora as especiarias ainda estejam presentes. É possível ainda perceber no fundo as notas de frutas secas e frutas vermelhas.

Whiskey muito agradável e fácil de beber. Triplamente destilado, fica bem suave e leve. Embora seja finalizado em cascos de sherry oloroso, os cascos de bourbon é que predominam, com o oloroso aparecendo mais em sua finalização. Ideal para ser apreciado puro ou com uma pedra de gelo. Foge um pouco daquela pegada mais acentuada de cereais característica dos whiskeys irlandeses. O que a meu ver é um ponto positivo uma vez que naqueles whiskeys os grãos é que prevalecem. Dos irlandeses que experimentei até agora, este é o melhor recomendado.




Tullamore Dew 12 Anos

Blend Teor Alc: 40%

Este 12 anos lembra um Jameson premium. A preciosa trindade de pot still, sherry e carvalho está bem em evidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: