Whisky

Whisky

quinta-feira, 28 de junho de 2018

O que é Solera?



O sistema solera está no centro do processo de envelhecimento do xerez. É, simplesmente, um método de misturar continuamente xerez mais jovens com mais antigos para garantir um caráter consistente ao longo dos anos.


Uma solera pode ser considerada como uma fileira de barris. Quando se quer um pouco de xerez, remove-se um pouco do último barril da fileira e, em seguida, recompleta-se com o vinho do barril anterior. Isso, por sua vez, é complementado com o anterior, e assim por diante, até voltar ao primeiro da fila: aquele é complementado com vinho jovem.

A coisa mais importante a se notar sobre as soleras é que elas não são sobre adicionar caráter amadeirado a xerez amadurecendo, elas são sobre deixar o xerez se desenvolver por conta própria, interagindo com o ambiente. Como tal, os barris utilizados são normalmente velhos, uma vez que já não possuem aromas amadeirados para transmitir.

Os barris de solera são usados para amadurecer whisky?

Quando se fala sobre barris de xerez, geralmente supõe-se que tenham sido usados para amadurecer o xerez. No entanto, esse não é o caso, os barris mais utilizados são modelados a partir de barris de transporte, usados para transportar xerez em todo o mundo.


Os barris de Solera são feitos de madeira velha e têm pouca influência de madeira para dar. Eles são muito apreciados pela indústria de xerez, apenas retirados de uma solera quando eles não são mais necessários ou não são mais adequados para amadurecer o vinho. Eles não são comumente usados na indústria de whisky, não só porque são raros, mas porque não são bons para amadurecer whisky, graças ao cansaço deliberadamente projetado do carvalho.


Porém, recentemente a Diageo lançou um novo engarrafamento de Talisker, um whisky de 40 anos, de 1978, que foi amadurecido em barris ex-solera de Delgado Zuleta. A solera em questão é usada para amadurecer Quo Vadis, um amontillado incrível que é excepcionalmente raro encontrá-lo fora da Espanha.

O whisky é um conjunto de cinco barris Quo Vadis. Cada barril tem mais de 100 anos, usado durante a maior parte do tempo para armazenar xerez. Eles são frágeis e foram enviados inteiros para a Escócia, em vez de desmontados, já que remontar barris antigos teria sido quase impossível. Uma vez chegados, foram enchidos com Talisker, mas o whisky só permaneceu nos barris durante alguns meses, eles estavam muito ativos para serem usados por mais tempo.

O que é um barril ativo?

Quando se fala de um barril "ativo" quer dizer que ele teve muita influência sobre o whisky. Normalmente, é a madeira que dá o efeito, mas não é o caso de um barril solera e sim o ocupante anterior do barril. Quando o barril estiver cheio de xerez por mais de cem anos, haverá muito sabor na madeira.

Chamar um antigo barril de “ativo” provoca algumas discussões, mas faz sentido neste caso, há muito sabor do xerez na madeira e é facilmente solúvel em álcool: a receita perfeita para adicionar rapidamente o caráter de xerez ao whisky.

O futuro dos cascos e whiskies de solera

Embora seja raro ver barris de solera usados no momento, há potencial para mais serem usados no futuro. Infelizmente, não por motivos agradáveis.

O xerez não é mais tão popular quanto antes e as soleras estão sendo fechadas, a demanda é baixa e, por fim, não se pode manter as reservas de vinho velho. Uma vez que os barris são esvaziados, eles não são mais necessários em casa, e com uma demanda maior por barris na Escócia, há um destino óbvio.


Eles não serão usados por um longo período de maturação, carvalho inativo e caráter de xerez excessivamente ativo parece uma combinação ruim para o spirit novo, mas acabamentos em xerez carregados já possui demanda e poder ser capaz de colocar “barril de solera” no rótulo elevará o marketing para outro patamar.


Fonte: blog.thewhiskyexchange.com


Um comentário:

Dê sua opinião: