Whisky

Whisky

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Barris de Sherry - parte 3: o que se passa em um barril de sherry?

O tipo de madeira que compõe um barril tem um grande efeito sobre o spirit que irá para ele. No entanto, se o barril já teve um líquido armazenado, este líquido também irá influenciar. No caso de um barril de sherry, o líquido será ou xerez ou outro vinho fortificado similar.


Ele começa, como se poderia esperar, com uvas. A uva mais comum usada para fazer xerez é a Palomino, que produz baixo teor de açúcar e baixa acidez. Se não é uma boa uva para vinho de mesa, ela é perfeita para sherry - a complexidade de sabor virá do processo de maturação. As uvas são prensadas, e os resultados de cada prensagem são reservados para um grau diferente de xerez. O suco é deixado para fermentar. Uma vez que atinge cerca de 12-13% ABV, ele é colocado em barris e feita a escolha quanto ao tipo de xerez que se tornará.

Em primeiro lugar, fino. Este é um estilo seco, de cor muito clara, com um caráter de noz. Para fazer isso, o vinho é fortificado até cerca de 15% ABV usando uma aguardente vínica de alta resistência, o que reforça o vinho, mas ainda é suficientemente baixo para manter as leveduras em suspensão no líquido. Eles se aglomeram na superfície para formar uma camada protetora conhecida como flor, o que ajuda a digerir quaisquer açúcares restantes no vinho, bem como manter a cor, evitando o contato com o oxigênio do ar. Cascos de carvalho americano são quase sempre usados ​​para amadurecer fino e não é muito visto no mundo do whisky, com exceções recentes, como o Glenfarclas 1966 Fino Cask, Kavalan Fino e o lendário Bowmore 1964 Vintage Fino.


Em segundo lugar, oloroso. Este é o estilo mais comumente associado com barris de whisky. É um rico vinho com uma doçura residual. O estilo varia bastante. Muitos olorosos vendidos no Reino Unido são adoçados para melhor atender o paladar britânico, amantes de açúcar. Em contrapartida, olorosos espanhóis, geralmente são bastante secos, com um caráter de noz. De qualquer maneira, o processo inicia-se por fortificar o vinho a cerca de 17% ABV, o que mata as leveduras, e permite que o vinho possa amadurecer enquanto exposto ao ar. A cor vai escurecer e o sabor mudar ao longo do tempo, aumentando em complexidade e perdendo quaisquer arestas.

Quando se trata de produção de whisky, um terceiro vinho está se tornando cada vez mais importante - Pedro Ximénez (PX). Ele começa com uma uva branca regular, mas é seca até quase que como passas, antes de ser pressionada, concentrando-se os açúcares. O suco que começa a partir das uvas amassadas é muito açucarado, e quando é transformado em sherry, permanece doce. Ele pode ser encontrado puro mas também é usado para adoçar outros vinhos, como olorosos do Reino Unido.

Neste ponto, o vinho está pronto para ser consumido e, tradicionalmente, deveria ser introduzido num barril para ser transportado para onde seria vendido. Como os regulamentos de exportação já não permitem transportar em barris, os armazéns estão criando barris de whisky tentando replicar o processo no local.

O Armazém José Y Miguel Martin, primeiro preenche suas barricas novas com um jovem oloroso, para extrair um sabor amadeirado intenso do carvalho. O vinho é deixado no casco, durante alguns meses antes de ser decantado e usado para o enchimento de outro barril. Depois de temperar quatro barris, o vinho é muito amadeirado para beber e será transformado em vinagre de xerez.


 Os cascos não estão prontos ainda, são preenchidos com mais oloroso e partem para mais uma temporada de meses ou anos descansando. Uma vez que o barril é considerado pronto, o Sherry é decantado e utilizado para encher o primeiro barril de um solera. Os cascos de solera são antigos e perfeitos para o amadurecimento do vinho sherry, permitindo que a qualidade da madeira enfraqueça ao longo do tempo, tornando-se parte do caráter de um oloroso de idade.

O barril, agora vazio, é enviado para a Escócia, onde ele vai começar uma nova vida: amadurecimento de whisky escocês.


                                Barris de Sherry - parte 2: o que é um barril de sherry?



Fonte: thewhiskyexchange.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: