Whisky

Whisky

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

POST NÚMERO 100: dicas para espantar a ressaca no Carnaval

Com grata satisfação chegamos ao centésimo post. Isso não seria possível sem o feedback dos leitores. Muito obrigado pelo incentivo para continuar escrevendo. E o post número 100 não poderia ser outro senão um post de utilidade pública nesta época de festas. Previna-se.

Seu fígado processa 10 ml de álcool a cada hora. Isso significa dizer que ao beber uma latinha de cerveja (350 ml, com 5% de teor alcoólico), seu corpo tem que processar 17,5 ml de álcool. Uma dose de whisky (50 ml, com 40% de teor alcoólico), são 20 ml que seu corpo precisará processar. Duas horas para uma única dose. Vai fazendo as contas. 


A ressaca é justamente os resquícios do álcool no sangue. Para não sofrer com os excessos desse álcool, além de maneirar na dose, é preciso estar sempre hidratado. Quanto mais a pessoa bebe, mais desidratada fica - e maior será a chance de sucumbir à ressaca. Veja as dicas para escapar do mal-estar e ficar inteiro durante os quatro dias de carnaval.

Ressaca nada mais é que o corpo pedindo hidratação. O álcool inibe a produção do hormônio antidiurético, o que estimula a perda de líquido do corpo. É necessária uma ingestão média diária de dois a três litros de líquidos como água, sucos de frutas ou água de coco. 

Para evitar a dor de cabeça, é melhor se preocupar com a alimentação. Comer bem antes de começar a beber diminui a absorção do álcool pelo organismo. Abuse da gordura boa, encontrada em peixes, castanhas, azeite de oliva extravirgem e no abacate. A gordura ruim sobrecarrega o fígado.

Não coma nada gorduroso durante a ressaca. Para ficar bem e recuperar as energias perdidas, coma frutas e vegetais e inclua no cardápio carboidratos complexos como pão e biscoito de água e sal. São essas comidas que darão energia para processar as toxinas e o excesso de bebida. Evite ainda os alimentos de difícil digestão ricos em açúcar, leite, além de refrigerantes, preparações gordurosas e carnes vermelhas.

Pode misturar vodca, cerveja, cachaça, whisky? Poder pode. A ressaca não acontece porque se mistura diferentes tipos de bebida alcoólica. O que realmente importa é a quantidade e o teor alcoólico do que é ingerido.


Alimentos para dar a volta por cima: banana, abacate, castanhas e nozes, além do arroz, batata, grão de bico, feijão, lentilha e mel são alimentos que agem na produção de serotonina, um neurotransmissor que melhora o humor e ajuda a diminuir dores do corpo. Para acelerar a recuperação... chás. Hibisco, dente de leão e chá branco são excelentes desintoxicantes.

Acordou com a cabeça latejando? Antes de qualquer coisa, hidrate-se. Se quiser pode fazer uso de analgésicos ou remédios que prometem curar a ressaca. Prefira os que contenham ácido acetil salicílico e componentes revigorantes como a cafeína e o ginseng, que ajudam na metabolização do álcool no fígado.

Para dor de cabeça, alimentos como salmão, atum, chia e linhaça ajudam. Se ficar enjoado, o gengibre é bastante indicado para acalmar o estômago. Fica ótimo em sucos. E se açúcar é proibido, aposte no mel. Ele tem açúcar natural (frutose) que é absorvido rapidamente pelo organismo.

Suco de tomate pode ser uma boa pedida. O tomate possui propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres gerados a partir da ingestão de álcool.

Invista no detox. Misture couve, que elimina as toxinas do álcool, com pedaços de maçã, fruta de ação antiinflamatória, e finalize com suco de limão, que além de fonte de vitamina C, também auxilia no processo de ativação de enzimas hepáticas voltadas para detoxificação.


Por fim, dormir é preciso. Falta de sono causa irritação, cansaço, sonolência e instabilidade emocional.


Bem pessoal, espero que estas dicas ajudem. Eu mesmo vou seguir. Aproveitem o carnaval, sem excessos. Lembrem-se: beba com moderação e se beber, não dirija.


Fonte: gq.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: