Whisky

Whisky

sábado, 16 de setembro de 2017

Ardbeg AN OA, nova adição ao portfólio permanente


No coração da Destilaria Ardbeg, um single malt esfumaçado, doce e arredondado tomou forma. Ardbeg AN OA (pronuncia-se "an oh") é inspirado na parte mais indomável da ilha escocesa de Islay. Lançado em setembro de 2017, será a primeira nova expressão permanente a surgir na destilaria depois de quase dez anos.

Como o whisky complexo que compartilha seu nome, o Mull of Oa de Islay é visivelmente arredondado. No ponto mais ao sul da ilha, as falésias altas do promontório estão desafiadoramente contra as tempestades atlânticas furiosas, proporcionando um abrigo de boas-vindas para a costa sul de Islay, onde fica a destilaria há mais de 200 anos. Ardbeg AN OA presta homenagem à sua proveniência indomável, com contrastes de intensidade, poderoso e doce, que celebram o local onde a tempestade se encontra com a calmaria.

Foi criada uma sala nova e personalizada onde encontra-se o vasto Gathering Vat, especialmente criado a partir de carvalho francês para conter o Ardbeg AN OA. Dentro dele, as diferentes camadas de whisky lentamente se juntam. Para ter sua riqueza, o spirit amadurece em barris de Pedro Ximénes, em carvalho virgem e em barris ex-bourbon. Culmina em um single malt muito mais complexo e arredondado do que a soma de suas partes.

Os aromas arredondados e sutilmente esfumaçados de OA refletem notas de toffee cremoso, anis, toques de pêssego e banana. A textura lisa e cremosa do whisky leva a uma enorme doçura no paladar, com folhas de chá de chocolate ao leite, laranja e fumaça, misturando-se com especiarias doces, fumaça de charutos e alcachofras grelhadas, antes de um final prolongado, sedutor e esfumaçado.

Ardbeg AN OA não é filtrado a frio e é engarrafado em ABV de 46,6%. Possui preço sugerido de venda de US$ 49,00 e estará disponível em revendas especializadas a partir de setembro de 2017.

NOTAS DE PROVA
Cor: ouro.
Aroma: arredondado e sutilmente esfumaçado, com toffee cremoso, anis, melado. Uma curiosa sugestão de frutas suculentas, como pêssego e banana. Com uma gota de água, vem a lembrança da fragrância clássica de Ardbeg, limão, resina de pinheiro, erva-doce, sabonete e alcatrão. Uma cera suave, como cera de vela perfumada, e toques de ervas defumadas.
Paladar: uma textura suave e cremosa leva a uma enorme doçura xaroposa, sabores de chocolate ao leite, melado, anis, laranja e folhas de chá esfumaçadas. Especiarias delicadas e doces (noz-moscada e canela), alguma fumaça de charuto e um sabor muito incomum de alcachofras grelhadas. Longo e doce, com toques florais, toffee de menta e algumas notas gentilmente amanteigadas.
Acabamento: sedutor, suave e intenso, com sabores de anis, nogueira e fumaça sutil.


Fonte: whiskyintelligence.com

2 comentários:

Dê sua opinião: