Whisky

Whisky

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Desvendando Nº 63: Haig Supreme


Whisky de pedigree ilustre pertencente à Diageo, o Haig é uma lembrança da mais velha família de destiladores da Escócia e vencedor de inúmeros prêmios ao longo dos anos. Em seus dias de glória, o Haig foi o whisky mais vendido do Reino Unido, mas agora é encontrado principalmente na Grécia, Alemanha, Ilhas Canárias, Coréia, EUA e México.

A empresa Haig pode rastrear a sua história até um certo John Haig, que se acredita começou a destilar produtos de sua fazenda em Throsk, Stirlingshire, em 1627. Os descendentes ligaram-se por casamento à família Stein, que, tinha notáveis destiladores, e, mais tarde, cosntruíram uma destilaria de grãos em Cameronbridge, Fife. Finalmente, em 1877, estavam entre os fundadores da Distilers Company, mas mantiveram operações independentes de blending até 1919.

A marca mais conhecida da empresa, o Dimple (ou Pinch nos EUA), foi lançada em 1890.

O que pude perceber:
Características: cor âmbar, pouco para médio corpo.
Aroma: terroso, malte, grãos, um pouquinho de álcool, chocolate ao leite, amanteigado, baunilha, gramíneas, um tom herbal, amadeirado. Com o whisky descansando no copo alguns minutos, a percepção do álcool diminui bastante. Não senti fumaça de início. Também não é um whisky doce, é mais para especiarias com um pouco de passas, de forma bem equilibrada. Nenhum aroma se sobressai. Com um pouco de água o álcool some, prevalece um aroma herbal, a madeira do carvalho aparece um pouco mais, fica menos apimentado. Novamente aromas bem equilibrados, sem sobreposição. Ainda sem sinais de fumaça. Com uma pedra de gelo a fumaça apareceu. O defumado agora ficou evidente. Só não toma conta do aroma porque os whiskies de grãos agora é que mandam. Ficou um whisky mais fresco. Aparece um frutado, uma mistura de banana e abacaxi. O álcool definitivamente some, sem nenhum traço. Aparece uma nota de couro.
Paladar: madeira, cereais, chocolate branco, um toque de especiarias, terroso. Carvalho, baunilha, herbal e finaliza de uma forma apimentada, esquentando a boca. O álcool é bem pouco perceptível. A água evidencia mais os whiskies de grãos, a madeira de carvalho e, agora, no finalzinho, mas bem sutil, um defumado. Esta nota de defumado, se não estiver bem concentrado, passa batida, quase imperceptível. Aparecem cereais e uvas passas. Desta vez não esquenta a boca como quando experimentado puro. Com uma pedra de gelo, ao contrário do que foi sentido no aroma, primeiramente sente-se o gosto de malte para então seguir o gosto de grãos. Em seguida vem o defumado, um pouco do amadeirado e o frutado logo atrás. A picância diminui um pouco e a finalização é defumada, persistindo por mais tempo agora.

Whisky da mesma família que produz o Dimple que eu havia considerado um excelente blend. Este não fica atrás, mas deve ser comparado dentro de sua categoria, a dos whiskies standard. É para ser apreciado sem pretensão e posso dizer que para mim funcionou melhor com gelo. A adição de uma pedra de gelo quebrou a supremacia dos whiskies de grãos, deixando que o malte aparecesse e evidenciando a finalização defumada.

Ótima alternativa entre os standards uma vez que nesta bebida o álcool não é tão evidente. Só não é tão fácil de encontrar.




Haig Supreme

Blend Teor Alc 40%

Blend que leva em sua composição cerca de 20 whiskies envelhecidos na sua maioria entre 5 e 8 anos. Vencedor de várias premiações em sua categoria incluindo Ultimate Spirits Challenge e San Francisco World Spirits Competition. 

11 comentários:

  1. Fica excelente com gelo de água de cocô, assemelha-se ao Black Label 12 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O acento lhe traiu, rs. Nunca experimentei com gelo de água de coco, mas deve ficar bom. Um abraço.

      Excluir
  2. Hoje sou um apreciador desse wisky. Dos que já conheci nada comparável a esse majestoso blend, com teor alcoólico incomparável na sua categoria. Trata-se de um produto raro porque não se encontra facilmente. Ultimamente tenho comprado pela FOX Importadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificilmente é encontrado por aqui. Eu mesmo só o encontrei no Uruguai. Bom saber que podemos encontrá-lo através da FOX. Um abraço.

      Excluir
  3. Se pesquisar no Google vão achar muitos vendedores, lojas como a Magazine Luiza e outras conhecidas vendem pela internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Antonio, muitas lojas hoje vendem pela internet mas infelizmente oferecem mais do mesmo. Poucas são as que oferecem um produto mais diferenciado, uma marca um pouco mais exclusiva. Espero que num futuro próximo isto mude um pouco. Um abraço.

      Excluir
    2. José Antonio, essas lojas como Magazine Luiza, Americanas e etc... vendem, mas é entregue pela FoxImportadora.

      Excluir
    3. Magazine Luiza, Americanas, Submarino, etc..., estão terceirizando quase todas as suas vendas hoje em dia.

      Excluir
  4. Encomendei pela lojas Americanas precisava q a entrega fosse no máximo até hj + até o momento nada da entrega
    Chateado com a Fox Importadora pois era pra ser um presente para meu filho.
    É pelo visto entrega somente para semana que vem com muita sorte

    ResponderExcluir
  5. Aprecio muitoooo esse uisque! Acho muito saboroso..e preço justo..realmente não é fácil achar! A primeira vez comprei no Extra pela beleza da garrafa rsrs E me.encantei!! A que tenho aqui ja tomei 1/3 e ta na.hora.de garantir mais uma garrafa.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: