Whisky

Whisky

domingo, 10 de junho de 2018

Desvendando Nº 79: Grant's Elementary Oxygen 8 Anos



Grant's Elementary Oxygen 8 Anos é um dos três whiskies da série Elementary, criada para destacar os elementos científicos envolvidos no tradicional processo de fabricação de whisky e para demonstrar a influência que cada elemento científico tem no sabor final da bebida. Cada versão explora o impacto de seu elemento declarado no whisky e sua declaração de idade está relacionada à sua posição na Tabela Periódica dos Elementos.

Oxygen difere dos outros whiskies da série por ser um Blended Grain, não há single malt nesta mistura. O oxigênio, lembrando as aulas de química da escola, é o oitavo elemento, é retirado com cuidado do espírito durante o processo de destilação a vácuo exclusivo de William Grant em sua destilaria de grãos, Girvan. Em um ambiente deficiente em oxigênio, a destilação pode ocorrer a uma temperatura mais baixa, produzindo um perfil de sabor adocicado e crocante. William Grant diz que é o oxigênio, ou a falta dele, que dá a esse whisky de grão sua maciez sedosa.

Oxygen foi amadurecido por pelo menos oito anos em barris de carvalho americano ex-Bourbon, é engarrafado a 40% ABV e vem numa garrafa de 1 litro, 20cl e tubos de ensaio de 5cl. Está atualmente disponível nos aeroportos internacionais nas lojas de varejo de viagem.


O que pude perceber:
Características: palha clara, pouco corpo.
Aroma: aroma de grãos característico, suave, seco, palha, cereais, baunilha, mel. Notas de gramíneas podem ser sentidas. Com um pouco de água evidencia mais os cereais, a baunilha, um pouco de mel e um toque frutado. Surge um cheirinho de terra molhada.
Paladar: doce, cereais, herbal, um toque de coco e uma leve pimenta. Com um pouco de água surge no paladar mel, baunilha, coco e um toque apimentado para finalizar. A finalização é um pouco picante.

É raro encontrar whiskies de grãos, principalmente blends. Geralmente os single grains, apesar de raros também, são mais fáceis de serem encontrados. Este é um blended grain jovem e muito bom. Excepcionalmente cremoso e suave no palato, deixa lentamente algumas especiarias tomarem conta, principalmente na finalização.

A química por trás do whisky diz que a ausência do oxigênio faz com que se possa destilar a uma temperatura menor, 84,5ºC ao invés dos normais 100ºC. Segundo esta teoria, desenvolve-se um espírito doce, suave e ao mesmo tempo crocante.

Tirando a parte científica da coisa e partindo mais para a análise sensorial, é um whisky bem suave, aveludado, doce e prazeroso. Fácil de beber. Não há evidência de álcool tanto no aroma quanto no paladar.

É uma pena que só encontremos este whisky se formos viajar. Se estivesse nas prateleiras das lojas a um preço decente, venderia muito. Se estiver viajando e encontrar esta garrafa no aeroporto, não exite, pegue uma garrafa.




Grant's Elementary Oxygen 8 Anos

Blended Grain: Teor Alc 40%

Fresco, limpo, doçura cremosa de baunilha, toque de coco e pera. Encorpado no paladar, entrega uma baunilha suave e cremosa. No final, a baunilha desaparece e dá lugar a especiarias ligeiramente secas.

4 comentários:

  1. Boa partilha, Michel.
    Sabe o preço dele aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo Willrich, em torno de USD 36 no Duty Free de Guarulhos.

      Excluir
  2. Boa Tarde !

    Onde vc constuma comprar seu Whisky ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, compro em vários lugares. Geralmente encontro bastante variedade nos supermercados na minha região. Alguns em viagens, principalmente no Uruguai. Um abraço.

      Excluir

Dê sua opinião: