Whisky

Whisky

domingo, 17 de junho de 2018

Desvendando Nº 80: Glenfiddich 12 Anos



William Grant decidiu abandonar uma carreira de 16 anos na destilaria Mortlach, em 1886, para trabalhar por conta própria. Com mulher e nove filhos para sustentar e um salário de 100 libras por ano, mais 7 libras como cantor da Igreja Livre de Dufftown, precisou economizar muito até conseguir dinheiro para inaugurar a Glenfiddich.

Apanhou pedras das margens do rio Fiddich e alambiques usados da destilaria vizinha, a Cardhu. Produziu seu primeiro spirit no natal de 1887. Desse começo humilde, a Glenfiddich cresceu e se tornou a maior destilaria de malte do mundo.


Em 1899, a destilaria quase quebrou quando seu maior cliente, a Pattison Brothers, de Leith, faliu. Isso injetou um espírito de independência na empresa. Quando William Grant morreu, em 1923, já produzia os próprios blends, vendidos até em países distantes como a Austrália e o Canadá.

Com o mesmo espírito, a empresa começou a fabricar single malts na década de 1960 e foi pioneira nesse mercado. Em vez de fornecer whisky para blends dos gigantes, os donos decidiram ampliar a disponibilidade de seu produto, como single malt. A indústria, dominada na época pelos blends, considerou a iniciativa ridícula. A noção predominante rezava que os single malts eram por demais intensos, saborosos e complexos para ingleses e outros estrangeiros.


O espírito independente serviu de exemplo, e sem ele poucos concorrentes teriam ousado oferecer single malts ao mercado. Apreciadores do gênero tem uma dívida de gratidão com a Glenfiddich. O pioneirismo lançou as bases para o sucesso da marca, Sua boa sorte foi, sem dúvida, reforçada por ser um dos whiskies mais fáceis de beber, entre os malts.

Para atender à demanda, a Glenfiddich passou por uma grande expansão em 1974, quando 16 alambiques novos foram acrescentados. Os alambiques são pequenos e o whisky costuma ser envelhecido em barris de bourbon, embora cerca de 10% vá para barris de xerez. Hoje, a destilaria tem 29 alambiques e capacidade para produzir 10 milhões de litros de álcool puro por ano. O Glenfiddich 12 anos é o whisky single malt mais vendido do mundo, disponível em mais de 200 países.


O que pude perceber:
Características: cor âmbar, encorpado.
Aroma: frutado, com abacaxi, maçã e pera. Passa uma sensação seca. Seguem aromas de malte, baunilha e caramelo. Frutas secas também apatecem, assim como amêndoas e nozes. Há também um amadeirado bem sutil. Acrescentando um pouco de água abrem-se notas florais. O aroma fica um pouco mais intenso e arredondado. Permanece o frutado natural juntamente com o frutado das frutas secas. O malte agora se faz mais presente. Sente-se um pouco de cereais também.
Paladar: primeiramente amêndoas. Depois vem um frutado característico de maçãs e peras, com um pouco do cítrico do abacaxi. Surgem também um pouco de especiarias para trazer um certa picância. Também se fazem presentes frutas secas, como uvas passas e ameixas. O whisky é bem oleoso ao paladar e a finalização é bastante prolongada, com o frutado e especiarias. Com um pouco de água o que aparece em primeiro lugar agora é o malte, seguido de baunilha, especiarias e só então o frutado. Termina agora de uma forma mais intensa com as especiarias.


Glenfiddich é o termo em gaélico para “vale do cervo”. O 12 anos, é um whisky muito bem recomendado, tanto para iniciantes, que irão gostar muito, quanto para conhecedores mais rodados, que não abrem mão de ter uma garrafa sempre à disposição.

Maturado em cascos de carvalho americano ex-bourbon e carvalho europeu ex-sherry Oloroso, é ao mesmo tempo suave e complexo, sem nenhuma evidência de álcool.

Geralmente é considerado a porta de entrada para os bebedores de single malt. Quase sempre se inicia com Glenfiddich ou com o seu maior rival, o Glenlivet. No entanto, no Brasil a Glenfiddich está levando agora uma grande vantagem. O Glenlivet 12 anos, ao deixar de ser comercializado por aqui, e em seu lugar entrar o Glenlivet Founder's Reserve (que na minha opinião não chega aos pés nem de um nem de outro), fez com que o Glenfiddich reinasse soberano em sua categoria.

Concorrências à parte, é um whisky que não decepciona. Ótimo para o dia a dia, ótimo para ocasiões especiais. Uma bebida versátil.




Glenfiddich 12 Anos

Single Malt: Speyside Teor Alc 40%

Um whisky estilo aperitivo suave, com sabor de malte e gramíneas, além da doçura da baunilha. Bem macio.

6 comentários:

  1. na minha opinião ....um dos melhores que já tomei ....acessível no preço com ótima qualidade , CAMPEÃO !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavio, realmente este whisky surpreende por ser acessível e ter ótima qualidade, como você falou. Uma garrafa para ter sempre por perto.

      Excluir
  2. Estava procurando o 15 anos vi a garrafa de 12 e não quis comprar... Me arrependi pelos comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 12 anos é um clássico. Nunca irá se arrepender ao comprá-lo. Depois que comprar e experimentar conte-nos se teve arrependimento. Um abraço.

      Excluir
  3. Olá pessoal..é a minha primeira visita e este blog...achei fantástico....tenho 65 anos...e sempre gostei de beber whisky, mas nunca tinha prestado muita atenção aos detalhes....agora comecei a curtir mais este mundo dos whisky. Resgatei as fotos da minha viajem a Escócia em 1998, e comecei a ver as fotos das destilarias que visitei..foi uma segunda viagem... achei também nos meus guardados um litro do whisky "Knockando" de 1986 vintage single malt, engarrfado para celebrar o centenário (100 anos) da destilaria em 1998. Belas lembranças.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal..é a minha primeira visita e este blog...achei fantástico....tenho 65 anos...e sempre gostei de beber whisky, mas nunca tinha prestado muita atenção aos detalhes....agora comecei a curtir mais este mundo dos whisky. Resgatei as fotos da minha viajem a Escócia em 1998, e comecei a ver as fotos das destilarias que visitei..foi uma segunda viagem... achei também nos meus guardados um litro do whisky "Knockando" de 1986 vintage single malt, engarrfado para celebrar o centenário (100 anos) da destilaria em 1998. Belas lembranças.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: