Whisky

Whisky

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Desvendando Nº 9: Dalmore 12 Anos

O nome Dalmore significa “a grande terra dos prados”. É uma belíssima região da Escócia, com florestas beirando as montanhas e áreas alagadiças que atraem os mais diversos tipos de pássaros.

Fundada em 1839 por Alexander Matheson, a destilaria tem a parte de trás voltada para a Ilha Negra, onde uma das melhores cevadas da Escócia é cultivada. Com um vasto suprimento de grãos, turfas da região e a água do rio Alness, o local foi bem escolhido.

Membro da companhia comercial Jardine Matheson, de Hong Kong, Alexander Matheson construiu a Dalmore na área da fazenda Andross. A área foi escolhida pela proximidade de fontes de água e pela abundância de cevada Easter Ross.

Margaret Sutherland, que havia arrendado a produtora, era apenas uma “destiladora casual” por volta de 1850. Em 1867, a fábrica estava em mal estado de conservação e foi assumida pelos irmãos Charles, Andrew e Alexander Mackenzie, que pretendiam ampliá-la. A produção aumentou consideravelmente, passando de cerca de 74 mil litros no primeiro ano para aproximadamente 200 mil litros em 1894. Nessa época eles começaram a exportar o whisky para a Austrália e a Nova Zelândia através da Matheson & Co. Em 1891, os irmãos finalmente compraram a destilaria, com suas fazendas e seu píer.

A família passou um século envolvida com a destilaria e seu lema, “Eu brilho, não queimo” foi adotado pela marca. Há uma história de que em 1263 o clã Mackenzie impediu que o rei Alexandre III fosse chifrado por um veado. Em agradecimento, o rei concedeu ao clã o direito de colocar um chifre de veado de 12 pontas no brasão da família, símbolo de fidelidade, bravura e coragem. Esse é o símbolo oficial da Dalmore.

A fábrica teve que interromper suas operações durante a Primeira Guerra Mundial, pois a Marinha usou suas instalações para construir minas terrestres (os barris foram transferidos para armazéns vizinhos). A produção de whisky foi retomada em 1920 e foi gerenciada por três gerações da família Mackenzie até 1960, quando a empresa se fundiu com a Whyte & Mackay Ltd. O blend da White & Mackay é amplamente associado ao The Dalmore, que é o principal single malt da empresa.


A Dalmore é uma destilaria na qual o passado foi deixado para trás. Possui 8 alambiques. O alambique de cerveja é achatado no alto, e seu braço condutor escapa pelo corpo do pote; enquanto o alambique de espírito é revestido de camisas de resfriamento de cobre. Fica claro que a pessoa que projetou esses alambiques queria que o destilado condensasse o mais rapidamente possível; ele queria criar um caráter mais pesado, e é isso o que a Dalmore faz. É mais do que apenas pesado, no entanto; é doce e rico, com um aroma que lembra frutas frescas silvestres. A maior parte do destilado é amadurecido em barris europeus.


A Dalmore esta ganhando reputação. Por anos, o único engarrafamento da Dalmore feito na destilaria foi um single malt 12 anos. Mais tarde, um 21 e um 30 anos foram introduzidos, junto com o Gran Reserva (antes conhecido como Cigar Malt), em 2002. Nesse ano, também ocorreu a venda em leilão de uma expressão de 62 anos pelo preço recorde de 25.877 libras. Muitas edições limitadas passam por um processo de maturação em barris diferentes, assunto que fascina o mestre de alambiques da White & Mackay, Richard Paterson.


Premiado e reverenciado, o Master Distiller, Richard Patterson, é um capítulo a parte. Dedica mais de 40 anos de sua vida a supervisionar todo o processo desse portfólio premiado. Ele é considerado o melhor nariz da Escócia e é chamado “The Nose”. Seu trabalho é uma arte e  consiste em classificar os aromas dos whiskies, selecionando  somente os melhores.  Por conta disso, seu nariz está avaliado em 2,4 milhões de dólares pela Lloyds.


Hoje a destilaria pertence ao grupo United Spirits Limited, da UB Group, o conglomerado indiano do milionário Vijay Mallya e que atua em diversos segmentos: engenharia, aviação, fertilizantes, biotecnologia, imobiliário e bebidas. Também é proprietária da escuderia de Formula 1, Force India.

O que pude perceber:
Aroma: forte, picante, seco. Sente-se um pouco de especiarias. É um whisky bem complexo, vai mudando à medida que descansa no copo e libera seus aromas. De início, sente-se a presença marcante do álcool, mais um pouco e ele fica defumado, com um pouco de canela. Um pouco mais e sente-se chocolate amargo, açúcar mascavo, para então começar a aparecer as notas cítricas, de frutas cítricas. E então, volta o álcool e reinicia o ciclo. Com um pouco de água libera um aroma de baunilha e passas. O álcool some um pouco e as especiarias predominam. Acrescentando uma pedra de gelo predomina o aroma frutado.
Sabor: bem encorpado, sente-se uma certa dormência na língua, mas é muito saboroso, apesar de no início ser um pouco amargo. Mas depois isto vai mudando. Confirma no paladar a complexidade sentida no aroma, seu gosto vai mudando com o tempo. Seu final é longo, persistente, com um pouco do gosto de passas. Com água mantém o mesmo sabor. Com gelo fica bem suave, não agride, some a dormência na boca.

É um whisky maturado em barris de carvalho branco americano e também de sherry oloroso. No barril de carvalho americano fica descansando por 9 anos, depois disso, seu conteúdo é dividido: metade do líquido passa a maturar em barril de bourbon e a outra metade em barril de oloroso, por 3 anos, até completar os 12 anos de maturação. Esta combinação deixa o whisky simplesmente fantástico, muito saboroso. O que achei muito interessante também foi a mudança constante, em ciclos, como mencionado acima. Não tinha percebido isso nos whiskies até então. É uma bebida excelente, saborosa e muito bem recomendada. Está na casa dos R$ 200,00 em lojas especializadas e, felizmente, encontrei o meu por R$ 107,90 no Pão de Açúcar.


THE DALMORE 12 ANOS

Single Malt: Terras Altas

Teor Alc: 40%

O bem estabelecido 12 anos atingiu o mercado mais requintado com sua embalagem e com seu preço. O whisky tem um sabor suave de cascas de frutas cristalizadas e calda de baunilha.

Slàinte.








Fontes: o livro do whisky, whisky, whisky de a a y, wikipedia

15 comentários:

  1. Não sou grande entendedor mas gosto de um bom uisque e não é pelo preço mas pela qualidade.
    O Dalmore 12 anos é um dos melhores que já tomei então fico imaginando um 15 ou 18 anos.
    Logo, logo vou experimentar um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Dalmore é um tanto quanto controverso. Uns gostam bastante, outros torcem o nariz, um pouco pelo seu sabor acentuado de madeira e um pouco adstringente. Eu, particularmente, gosto.

      Excluir
    2. Belo texto Michel! Sou um apaixonado pela Dalmore!

      Excluir
    3. Obrigado Thiago J. T. Pires. Também gosto do Dalmore. Continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir
  2. Dalmor 15 anos é um dos meu preferidos, a dalmor tem destilados pesados por isso a divergencia de opiniões, eu gosto muito

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto bastante dos Dalmore também. É um pouco de preconceito com o whisky uma vez que os Macallan são tão ou mais pesados quanto os Dalmore. E ninguém fala deles. Questão de gosto ou percepção de marca? Não sei. O que sei é que a Dalmore produz sim bons whiskies, dentre eles, o seu preferido 15 anos. Continue acompanhando. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Esse é o meu Whisky favorito. Gosto do Macallan 18 anos tambem. TOP.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Tenho um Dalmore 18 anos e posso dizer que o melhor whiskie que já experimentei até agora!!! Virei fã assumido da marca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Whisky excepcional. Há quem ache os whiskies da Dalmore um tanto quanto carregados em madeira, mas particularmente também os acho muito bons. Um abraço e continue acompanhando.

      Excluir
  7. Michel, eu quero presentear meu namorado com um bom whisky, ele tem aqui alguns como o Dalmore, o Jura e o Glenfiddich que sei que ele gosta mas queria supreende-lo com algo diferente. Baseado nesses, qual vc me indicaria com bom custo x beneficio? Pode me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a impressão que já respondi no privado. Se não, peço mil perdões por só responder agora. O Balvenie 12 Anos Double Wood é uma boa pedida. Um abraço.

      Excluir
  8. Qual mortal que recebe salário de fome neste país que pode ao menos ter vontade de saborear este whisky nem para remédio em conta gotas: só para políticos que ganham no mole....

    ResponderExcluir
  9. Felizmente há whiskies para todos os bolsos. Um abraço.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: