Marca norte-americana quer conquistar
espaço no incipiente segmento de whiskey com canela
Quando a Brown-Forman apresentou, há quatro anos, a primeira versão saborizada
permanente de Jack Daniel's em seu portfólio, a Tennessee Honey, o lançamento
contou com uma forte campanha nacional de TV estrelada pelo "King Bee". Já o lançamento da versão de canela Tennessee Fire
está mais comedida. As garrafas estão disponíveis apenas em três estados –
Oregon, Tennessee e Pennsylvania –, não há comerciais chamativos e o anunciante
ainda está avaliando se a veiculação será nacional.
O executivo está preocupado com a canibalização, já que potencialmente Fire
poderia roubar vendas significativas da versão regular de Jack e da Jack Honey
ao invés de atrair novos consumidores.
De acordo com Nelson, Honey registrou baixos índices de canibalização, uma vez que atraiu mais mulheres, afro-americanos e hispânicos. “No entanto, há certamente mais riscos quando você adiciona um segundo sabor”, aponta. As vendas nos três estados permitirão um estudo mais aprofundado dessa tendência sem o salgado investimento de um lançamento nacional.
A meta da companhia é conquistar uma participação da categoria de whiskeys de canela, que está surgindo como uma tendência de bebidas para consumo
em shot. O segmento é liderado pela Fireball, da Sazerac, de Louisiana.
A marca se apoia em ações nas redes sociais, usa o slogan "Tastes Like
Heaven. Burns Like Hell" e imagens que remetem ao diabo. As vendas de
Fireball passaram de 450 mil caixas, em 2011, para quase 1,9 milhão de caixas
no ano passado, o que inclui um salto de 1 milhão de caixas apenas em 2013,
segundo a Shanken News Daily.
Mark D. Swartzberg, analista da Stifel, informou recentemente que Fireball controla aproximadamente 80% do mercado de whiskey saborizado com canela. No mercado geral, Fireball está na quarta posição nas vendas em lojas (não inclui bares) com 4% de participação e vendas de US$ 67 milhões. Jack Daniel's é a marca número um com 12% de participação e US$ 201 milhões em vendas.
Os bebedores da geração millennial estão puxando o crescimento de Fireball e
tornando a marca uma tendência, aponta Emily Pennington, editora da Wine &
Spirits Daily. "Mas é chocante para mim como várias pessoas de outras
gerações estão tomando shots de Fireball”.
Jack Daniel's Tennessee Fire, segundo a editora, é definitivamente espelhado em
Fireball. Questionada sobre as chances de Jack no segmento, ela lembrou que a
empresa não foi a primeira marca a ter uma versão com sabor de mel, mas que
acabou dominando o segmento. "Eu certamente acho que ele tem uma chance de
dar uma mordida na Fireball”.
Tennessee Fire também tem apostado nas redes sociais e em ações nos
pontos de venda. Durante o lançamento no início do mês, a marca estimulou os
fãs a espalhar a novidade com a hashtag #JackFire. Os materiais de ponto de
venda apresentam o slogan “Tonight. Two Words. Jack Fire". As agências
envolvidas no trabalho são a Arnold Worldwide, de Boston, na parte cirativa; a
FCB, de Chicago, na ativação, e a Code and Theory, de New York, nas mídias
digitais.
Fonte: meioemensagem.com.br
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