Whisky

Whisky

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Engarrafadores Independentes

O whisky é engarrafado pelo dono da marca ou por outras empresas, clubes e indivíduos, conhecidos como engarrafadores independentes


Antigamente, as destilarias originais das fazendas não engarrafavam seus produtos, vendiam o whisky ainda no barril para apreciadores, hotéis, lojas e negociantes de bebidas. Caminho aberto para o setor de engarrafamento independente que se construiu sobre a ideia de comercializar whiskies interessantes, incomuns e de alta qualidade, proveniente de destilarias que não engarrafavam seus malts, eram vendidas, fechadas ou retiradas da frente de linha das carteiras de seus donos.

Também ajudou o fato de a indústria, em certo tempo, ter dado atenção quase total aos blends. Como muitas destilarias davam prioridade ao blending, algumas não queriam vínculo com o single malt, e os deixavam para os engarrafadores independentes. Dois negociantes, desde 1800, mantiveram os malts vivos: Gordon & MacPhail e Cadenhead. Ao longo do tempo, conforme o interesse pelos single malts foi crescendo, passou a interessar um número cada vez maior de engarrafadores.

Sem ter os rigorosos controles dos grandes, o produto dos independentes pode variar um pouco, mas os aqui citados têm reputação de oferecer produtos de alta qualidade. Sem precisar manter grandes estoques, os independentes podem escolher entre os barris de destilarias ou distribuidores mas, na maioria das vezes, são abastecidos diretamente pelas destilarias.


Gordon & Macphail – estabelecida em Elgin em 1895, é a empresa que engarrafa single malts há mais tempo. O negócio é administrado pela mesma família e funciona na loja original. A linha Connoisseur’s Choice foi lançada em 1956 e a empresa oferece cerca de 300 engarrafamentos.

Signatory – com base em Leith, fundada em 1988 por Andrew e Brian Symington, oferece cerca de 50 single malts de destilarias em funcionamento, desativadas e fechadas, engarrafados com o teor natural e a 43% ABV. Andrew Symington comprou a destilaria Edradour em 2002. É uma das poucas a possuir sua própria linha de engarrafamento.

Adelphi – a original interrompeu sua produção em 1902. Noventa anos depois, o nome foi ressuscitado pelo bisneto do último proprietário, que engarrafa cerca de 50 whiskies de malte single cask de alta qualidade por ano. A Adelphi enfatiza o teor alcoólico do barril, lançando whiskies encorpados.

Cadenhead – estabelecida em Aberdeen em 1842, é a empresa de engarrafadores independentes mais antiga da Escócia. Em 1972, foi comprada pela J & A Mitchell, proprietária da destilaria Springbank. Sua base fica hoje em Campbeltown.


Number One Drinks Company – fundada em 2006 para selecionar e engarrafar barris de whiskies single malt japoneses de alta qualidade e distribuí-los na Europa.

Murray McDavid – Mark Reynier, proprietário da destilaria Bruichladdich desde 2002, fundou a empresa em 1995. Oferece uma produção limitada, altamente seletiva, com cerca de 25 expressões disponíveis de cada vez. Busca a cada lançamento a verdadeira expressão da destilaria.

Duncan Taylor – a empresa armazena seu whisky desde a década de 1960. Quando Euan Shand comprou a Duncan Taylor e seus estoques em 2001, adquiriu uma das maiores coleções de cascos raros de whisky escocês do mundo.

Berry Brothers – procura lançar whiskies que representem adequadamente a personalidade da destilaria.

Douglas Laing – gosta de lançar produtos contrastantes da mesma destilaria. Costuma engarrafar com teor alcoólico de 50% ABV. Comercializa edições independentes desde 1998, mas a família está no ramo desde 1949.


Hart Brothers – enfatiza os finais em madeira e a personalidade marcante do carvalho. Engarrafa desde 1989, trabalha com vinhos desde 1960.

Ian Macleod – produz malts raros de idades incomuns ou finais diferenciados. Prepara blends e negocia whisky desde os anos 1930.

James MacArthur – empresa discreta, iniciada como hobby em 1982. Seleções baseadas na melhor idade para cada whisky.

Lombard – é sensível à idade. Compra whiskies e continua a maturação. Passou a engarrafar recentemente, mas negocia com a bebida desde o final dos anos 1960.

Scott’s Selection – enfatiza os malts raros.

Wilson & Morgan – usa barris de Marsala. Sediada na Itália, engarrafa desde 1992 e importa desde os anos 1960.

Há ainda vários varejistas que engarrafam independentemente, entre os quais os mais importantes são Whisky Shop (Glasgow), Royal Mile Whiskies (Edimburgo e Londres), Vintage House e Whisky Exchange (Londres).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: