Whisky

Whisky

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Três impressionantes novos acabamentos de BenRiach

A destilaria BenRiach apresenta três novas expressões soberbas, exemplos da habilidade de se casar madeira com whisky para criar bebidas complexas e sublimes.

Da BenRiach em si vêm dois intrigantes single malts: BenRiach 15 anos Sauternes Finish e BenRiach 18 anos Albariza que é um whisky turfado finalizado em tonéis de Pedro Ximenez, um vinho xerez do Sul da Espanha.

E da destilaria irmã Glendronach há um novo acabamento feito em barril de Marsala, um 18 anos que deve o seu sabor característico à influência de um pequeno número de barricas Marsala.


O BenRiach 15 anos Sauternes Finish é amadurecido no estilo tradicional em barris de bourbon americano, em seguida, terminado em cascos de Sauternes da região de Bordeaux da França. Sauternes dá o seu nome a um vinho de sobremesa premiado e o efeito de acabamento no whisky é impressionante.
Cor: ouro antigo.
Nariz: Geléia de damasco, apimentado, com toques de carvalho, uva passa e melão maduro.
Paladar: ameixas e nectarinas equilibradas por carvalho tostado e semente de uva, seguida de uma nota delicada de amêndoas e com um caramelo contrastante.


O BenRiach Albariza é destilado a partir de cevada maltada turfada, amadurecido em cascos de carvalho americano e, em seguida, terminado em tonéis de xerez Pedro Ximenez. A variação Pedro Ximenez é cultivada em solo branco com alto teor de giz, cujas características o tornam como melhor tipo de solo para o cultivo de uvas utilizadas na produção de xerez. Este whisky combina o aroma característico do BenRiach turfado com uma doçura do sherry sedoso, tornando-o uma bebida memorável.
Cor: âmbar queimado.
Nariz: tâmaras doces e figos maduros envoltos em uma fumaça de turfa, urze e mel, suavizando com toques de ervas e cevada doce.
Paladar: caráter doce, notas de xerez misturado com baunilha, chocolate e passas encharcadas de rum, gengibre, uma pimenta branca sutil, todos os sabores envoltos em intensa fogueira de turfa.


E o trio é completado com o Glendronach 18 anos Marsala Cask Finish. Esta expressão única foi inicialmente envelhecida em cascos de carvalho europeu e, posteriormente, terminou a sua maturação em um pequeno lote de barricas de Marsala.
A influência aromática do barril de vinho fortificado doce italiano no whisky de malte é espetacular, criando uma nova camada de profundidade que incrivelmente se casa com frutas de verão, juntamente com o apimentado aroma de especiarias.
Cor: âmbar queimado com ouro cintilante.
Nariz: frutas de pomar com um toque de gengibre cristalizado, avelã e especiarias.
Paladar: ricamente temperado com mel de flores silvestres, maçãs e pêra madura. Todos estes sabores equilibrados com gengibre, pimenta branca e cevada.


Fonte: whiskyintelligence.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: