Whisky

Whisky

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Highland Park conclui a série Valhalla com o lançamento de Odin

Depois de quatro anos de lançamentos anuais, a destilaria Highland Park concluiu sua Coleção Valhalla de single malts de edição limitada com o lançamento de Odin. Tal como aconteceu com as edições anteriores, Thor, Loki, e Freya, Odin é um 16 anos de malte único e engarrafado na força do barril (55,8% ABV).


A coleção Valhalla homenageia antigos vínculos de Orkney com a mitologia nórdica. As Ilhas Orkney foram originalmente fundadas pelos pictos, e segundo os historiadores, os Vikings as invadiram muitas vezes antes de finalmente anexá-las à Noruega em 875 AD. A Escócia só retomou o controle das ilhas em 1468.

Diz a lenda que Odin, pai de todos os deuses e governante de Asgard, é um personagem intensamente complexo. Conhecido como "o furioso", Odin é o mais forte de todos os deuses nórdicos e é impulsionado por uma insaciável sede de sabedoria. Ao sacrificar um olho para o bem da sabedoria, ele ganhou conhecimento imensurável. Com apenas um olho que brilha como o sol, Odin é uma figura sinistra.

Criar um single malt que refletisse as características dominantes de Odin não foi tarefa fácil, mas os fabricantes do whisky Highland Park se destacaram. Odin é um intenso, poderoso e complexo whisky. Engarrafado em 55,8% ABV, ele certamente faz jus à lenda, um single malt negro, reunindo as forças de Thor, Loki e Freya. Odin foi capaz de adicionar o toque final para a coleção de Valhalla, uma série impressionante de whiskies notáveis. 


Com apenas 17.000 garrafas lançadas mundialmente, este whisky de edição limitada vem alojado na mesma distinta moldura de madeira de Thor, Loki e Freya, ecoando os contornos temíveis de um longo navio Viking tradicional.

Notas de prova: Highland Park ODIN / 16 anos / 55,8% ABV
Cor: Brilhante.
Olfato: Especiarias, casca de canela e noz-moscada. Atrás das especiarias, nozes tostadas com explosões de fumaça.
Paladar: Camadas de turfa, carvalho denso, combinando com nozes ricas carbonizadas.
Acabamento: Doçura sutil, com vinhos de Xerez bem temperados. Ameixas e fruta macia com um final esfumaçado.

A coleção Valhalla é uma emocionante gama de whiskies com aromas esfumaçados e turfosos de Highland Park e se manifestam de acordo com o caráter do deus nórdico para o qual o whisky representa. A coleção inclui:
THOR - 16 anos de puro malte, 52,1% ABV, £ 120
LOKI - 15 anos de puro malte, 48,7% ABV, £ 130
FREYA - 15 anos de puro malte, 51,2% ABV, £ 140
ODIN - 16 anos de puro malte, 55,8% ABV, £ 180


Fonte: whiskycast.com, whiskyintelligence.com

2 comentários:

  1. Olá Michel, parabéns por um ano do blog! Tenho acompanhado há alguns meses e gosto porque você abrange desde os blendeds de entrada até os single malts mais raros. Muito bom! Por favor, me mande um email, vamos conversar sobre whiskys: cesarafbarbosa@gmail.com. Abraço, Cesar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cesar. Mandei o e-mail que me pediu.
      Que bom que gosta do blog. Espero que continue acompanhando. Falei em um dos meus posts que os amantes do whisky percorrem um caminho natural, que são os blends de entrada (alguns, no início, com energético, gelo, água, depois puro), depois partem para os blendeds premium e adentram, então, no mundo dos single malts. De início os leves, depois os mais encorpados e pesados e, por fim, os esfumaçados de Islay. Mas muita gente acha que este caminho termina, pára nos single malts e acha um sacrilégio voltar a beber blends.
      Já eu, acho que este caminho é de mão dupla, você pode ir e voltar como bem entender. Há bons blends, tão bons quanto um single malt e, às vezes, até melhor.
      Mas é bom saber que tem muita gente descobrindo e querendo discutir o whisky. Espero podermos falar bastante sobre.
      Um abraço.

      Excluir

Dê sua opinião: