Whisky

Whisky

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Destilaria Ardbeg anuncia expressão limitada de 21 Anos


Após anos de especulação sobre quando a Destilaria Ardbeg poderia trazer um novo single malt com uma declaração de idade, a espera acabou. A destilaria de Islay anunciou que uma edição limitada de 21 anos de idade será lançada em outubro. De acordo com o Dr. Bill Lumsden, Whisky Maker da Glenmorangie Company, proprietária da Ardbeg, o whisky de edição limitada estará disponível nos EUA, Reino Unido, Japão, Taiwan, Alemanha, Escandinávia e outros mercados.

Até agora, o Ardbeg 10 tem sido a única expressão lançada com uma declaração de idade desde que a destilaria reabriu em tempo integral em 1997, depois que foi comprada pela The Glenmorangie Company. De acordo com a destilaria, o whisky para esta expressão foi destilado em 1993 e 1994, quando a Ardbeg pertencia a Allied Domecq e operava apenas por algumas semanas a cada ano para produzir whisky de malte turfado principalmente para uso em blends. Muitas das destilarias de whisky escocês da Allied Domecq foram posteriormente incorporadas pela unidade Chivas Brothers da Pernod Ricard após a dissolução da Allied Domecq, e este engarrafamento só se tornou possível graças à contribuição da Chivas Brothers.

A Chivas Brothers concordou em vender o estoque de volta mas, quando se compra barris de whiskies que tenham sido destinado a misturas, nunca se está certo quanto à qualidade da madeira utilizada. Antes da compra, foram enviadas amostras de seis ou mais cascos e estas amostras surpreenderam. O atual gerente da Ardbeg, Mickey Heads, estava trabalhando na destilaria como stillman durante o período em que este whisky fora originalmente destilado, e foi dada a honra de ter a sua assinatura no rótulo para o Ardbeg 21.


O whisky foi amadurecido em barricas ex-Bourbon e engarrafado em 46% ABV sem filtragem a frio. Ele terá um preço de venda recomendado nos EUA de US $499 (garrafas de 750 ml). Os preços variam em outros mercados.

Notas de prova:
Aparência: ouro pálido.
Aroma: fumaça de alcatrão, pimenta preta, notas de plantas.
Paladar: apimentado, alcaçuz, carvão vegetal, hortelã e baunilha, com uma pitada de tempero.

Finalização: longo e calmo acabamento de alcatrão, carvão, anis e manteiga esfumaçada.

A destilaria observou que embora o Ardbeg 21 seja um lançamento limitado, só foram utilizados metade do whisky disponível em 270 barris, o que significa que mais um lançamento será possível no futuro. Ainda, em 2017 irá trazer uma adição permanente para o portfólio de Ardbeg, para se juntar ao 10 anos, Corryvreckan e Uigeadail.


Fonte: whiskycast.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: