Whisky

Whisky

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Lançamentos especiais da Diageo em 2016


Nessa mesma época, todo ano, a Diageo libera edições especiais. Os lançamentos especiais são uma gama anual de whiskies que aparecem a cada outono. Como a Diageo é proprietária de mais destilarias na Escócia do que qualquer outra empresa, nem todos os seus produtos obtém a mesma exposição. Os lançamentos especiais são uma oportunidade para corrigir isso.


Auchroisk 1990 25yo. 51,2% ABV. 3.954 garrafas, ~ ₤ 280

Difícil de pronunciar e raramente visto, o malte de Auchroisk costumava vir com o nome de Singleton. Esta terceira aparição nos lançamentos especiais é uma mistura de barris de carvalho americanos e europeus de segundo uso e é bastante diferente do sherry pesado do Auchroisk 30 anos lançado alguns anos atrás.

Nariz: fresco, verde e afiado, inicialmente, com o desenvolvimento de doce de baunilha. Cítrico e lavanda com perfume de limão. Bálsamo, toques de creme de menta, cravo e anis para terminar.
Paladar: cremoso e floral para começar, com notas de folhas de hortelã e samambaia apoiados por anis suavemente picante. Com água abrem-se as especiarias e acrescenta notas de laranja. Culmina com um toque de pimenta preta.
Finish: chocolate escuro, groselhas, folhas de groselha, crostas de pão de centeio, casca de laranja e uma explosão de calor de anis.
Comentário: a ênfase aqui é no carvalho americano, mas gramíneas verdes e um caráter frondoso se escondem por trás, temperado por uma quantidade certa de carvalho picante.


Glenkinchie 1991 24yo. 57,2%. 5.928 garrafas. ~ £ 300

Glenkinchie recebe um grande número de abusos imerecidos de alguns apreciadores de whisky. Esta versão se afasta do perfil regular da destilaria, sendo totalmente amadurecido em carvalho europeu de segundo uso.

Nariz: cítrico doce, flores, açúcar e glacê real, com um toque de bolo de frutas (uma fatia de bolo de casamento e uma fatia de limão no mesmo pedaço). Maçãs cozidas adicionam uma nota doce-e-azedo com amêndoas doces. A adição de água põe para baixo o frutado, mas emerge uma nota de laranjas quentes.
Paladar: mais escuro do que o esperado, com tempero e uma onda de especiarias e sabor frutado concentrado. Maçã e suco de frutas tropicais. A adição de água suaviza o calor do tempero, revelando toffee, maçãs e biscoitos agradáveis com açúcar polvilhado.
Finish: amêndoas açucaradas, um toque de calor de anis, laranja suculenta.
Comentário: notas de carvalho europeu adicionam uma profundidade escura ao estilo tradicionalmente mais leve do Glenkinchie, com muitas frutas e um toque de especiarias.


Cambus 1975 40a. 52,7% ABV. 1.812 garrafas. ~ £ 750

O já tradicional whisky de grão que entra nos lançamentos especiais este ano é de Cambus. Esta é a primeira versão pública da destilaria, que fechou em 1993. O único outro engarrafamento oficial foi o que marcou o encerramento. É amadurecido em carvalho americano de segundo uso e é bastante incisivo em seus 52,7% ABV, mesmo depois de 40 anos em madeira.

Nariz: toffee e verniz. É denso, com gomas, cera de mobiliário, balas de canela e creme de café. A água abre as coisas, revelando um frutado e um toque de serragem picante.
Paladar: doce, picante e concentrado, com um caráter quase de whiskey irlandês, ainda com o frutado, pastilhas de fruta preta e gomas de fruta, manga desidratada, ensopado de chá doce e uma moagem de pimenta preta. A água acalma e adoça as coisas com uma pitada de caramelo.
Finish: doces, groselha, folhas verdes, chocolate escuro e o verniz do nariz. A água acrescenta algum tempero.
Comentário: provado às cegas, passa por whiskey irlandês, repleto de frutas doces. As especiarias acrescentam uma outra dimensão.


Cragganmore. 55,7% ABV. 4.932 garrafas. ~ £ 400

Outra tradicional entrada para os lançamentos especiais, os whiskies NAS. Após dois anos de excelentes Clynelishes que incomodou os apreciadores por esconder os detalhes, vem um Cragganmore com pouca informação. Com barris americanos de segundo uso, barris americanos rejuvenescidos e barris de carvalho europeu na mistura.

Nariz: compota de fruta, carne chamuscada, carne de porco assada com molho de maçã e notas de pêra verdes. Batata frita como contraste. Uma pitada de vinagre de vinho branco. A água traz mais frutas.
Paladar: quente e picante, com um núcleo rico de carvalho e folhas verdes, cercados por sorvete de limão e especiarias, pimenta branca. Uma adição de água suaviza o calor apimentado e revela creme de laranja, açúcar mascavo e toques de xarope de bordo.
Finish: persistente doçura frutada, canela e chocolate escuro frutado, com uma camada de malte moído, tanto de malte normal e amargo, como chocolate malte fortemente torrado.
Comentário: da seleção deste ano, este é o único que requer algum pensamento e tempo. Mas recompensa com um trago profundo, rico e complexo.


Mannochmore 1990 25yo. 53,4% ABV. 3.954 garrafas. ~ £ 250

Para quem gosta de histórias, este Mannochmore é o destaque dos lançamentos especiais deste ano. Os cascos eram parte de um programa experimental da Diageo chamado Calculus, onde whiskies de diferentes destilarias em várias idades foram combinados com uma gama de tipos de barril em uma tentativa de pesquisar sistematicamente o envelhecimento, o acabamento e muito mais. Enquanto um dos resultados foi o Distiller's Edition, outro é um número enorme de barris interessantes guardados em armazéns, à espera de um propósito. Esta versão é uma combinação de bourbon primeiro uso, barris novos de carvalho e carvalho europeu.

Nariz: maçãs frescas e maçãs caramelizadas, regadas com creme temperado. Pastéis de nata polvilhado com noz-moscada aparecem ao longo do tempo, com creme de baunilha, caramelo e manteiga de confeiteiro. Com um pouco mais de tempo, notas almiscaradas de sândalo e especiarias se desenvolvem.
Paladar: toffee salgado e geléia de groselha para começar. Açúcar de confeiteiro vêm em seguida, com óleo de laranja, toques resinosos de pinho, sorvete e notas de especiarias novas: gengibre e cravo. A água aumenta a doçura e a riqueza, adicionando toques de creme brulee.
Finish: biscoitos com leite, xarope de framboesa e fudge. O café da manhã perfeito.
Comentário: para quem gosta de whiskies doces e pegajosos. Porém, nunca fica muito doce graças a notas salgadas que o trazem para o equilíbrio.


Linkwood 1978 37yo. 50,3% ABV. 6.114 garrafas. ~ £ 600

Nariz: maçãs, doçura suave. Lã molhada.
Paladar: doce e cremoso, morangos, ruibarbo e creme doces, um fundo de brownie, chocolate. Folhas verdes almiscaradas. A água traz mais notas doces.
Finish: mais ruibarbo e cremes, crosta de gelo e folhas verdes. A doçura desaparece lentamente, deixando as folhas.
Comentário: textura cremosa com doçura controlada e um equilíbrio de sabores, com frondosas notas florestais.


Caol Ila 2000 15yo. 61,5% ABV. ~ £ 90

Um dos quatro regulares no line-up e o primeiro dos engarrafamentos mais acessíveis. Ao contrário de versões regulares da destilaria, não é turfado. É uma mistura de cascos de carvalho americano de recarga e de carvalho europeu.

Nariz: toffee frutado e agulhas de pinheiro. Depois dessa nota inicial, flores do prado doces e grama, com uma pitada de fumaça distante no final. Desenvolve raspas de limão juntamente com mais notas de pinheiros e toques de rosas.
Paladar: toffee temperado e folhas pungentes, folhas de ruibarbo e pimenta branca. A água revela chocolate, mais toffee e uma mistura herbácea.
Finish: simples, mas persistente, com pimenta e chocolate escuro.
Comentário: o Caol Ila é geralmente a entrada e considerado a primeira compra dos lançamentos especiais de cada ano. E este ano não é diferente. A influência do barril é bem equilibrada e o caráter e o espírito da destilaria é claramente evidente. Ele funciona bem com água, tornando-se um whisky cordial.


Brora 1977 38yo. 48,6%. 2.984 garrafas. ~ £ 1.450

Outra entrada regular, e cada vez mais um dos mais procurados. A Brora foi fechada na década de 1980 e a falta de recentes lançamentos independentes sugere que é agora ainda mais raro do que Port Ellen. Todos os anos há rumores de que pode ser a última vez que se verá Brora nos lançamentos especiais.

Nariz: botas e casacos encerados, cobertores úmidos, toques de carne com uma pitada de fogueira, folhas de outono no pátio, casca de queijo mofado (no bom sentido) e um toque de conservas.
Paladar: macio e doce, com amêndoas e avelãs, cobertos com chocolate ao leite e equilibrados por uma doçura floral. Fundo de feno. Toques de alcaçuz doce juntamente com gomas de frutas vermelhas e fumaça suave.
Finish: açúcar, chocolate escuro, fumaça e tempero suave.
Comentário: Brora típico. Equilibra a fumaça com o outro lado do caráter de Brora, notas doces e frutadas.


Lagavulin 12yo. 57,7% ABV. ~ £ 80

O terceiro de entrada regular dos lançamentos especiais e o mais acessível. É a garrafa para os fãs de whisky esfumaçado, oferecendo uma visão mais crua e menos sutil do caráter de Lagavulin que qualquer uma das outras expressões regulares disponíveis da destilaria. O lançamento do Lagavulin 200º Aniversário 8yo este ano pode roubar um pouco do brilho desta versão, mas suspeita-se que ainda será a garrafa mais popular em 2016.

Nariz: pedaços de bacon, sal marinho, pinheiros, samambaias e folhas, tudo apoiado por uma camada de especiarias e fumo úmido. A água acrescenta notas oleosas bem como toques de creosoto.
Paladar: cinzas, rochas banhadas pelo mar e lareiras esfumaçadas, ferro fundido. Doçura no centro, com caramelo, salgado, fumo e chá doce equilibrados por cordas de alcatrão. A água traz alcaçuz doce e suaviza a fumaça.
Finish: toffee, mel, alcatrão e fumaça picante.
Comentário: tem todas as características à beira-mar e a fumaça dos anos anteriores, com grande doçura.


Port Ellen 1978 37yo. 55,2% ABV. 2.940 garrafas. ~ £ 2.500

A última garrafa da linha e o mais discutido a cada ano. Port Ellen fechou em 1983 e, desde então, whiskies da destilaria se tornaram alguns dos mais procurados no mundo, e cada vez mais fora do alcance da maioria das pessoas. A liberação deste ano foi amadurecida em barris de carvalho americano de recarga, bem diferente de algumas das edições de xerez de anos anteriores.

Nariz: amêndoas, camurça, sorvete de limão, fumaça oleosa, uma pitada de latas vazias de peixe, salmoura, mel floral de urze. Uma avalanche de sabores que funcionam impressionantemente bem. Conforme vai descansando no copo, pão de centeio picante, samambaias e toques de feno verde aparecem.
Paladar: doce e oleoso para começar, rapidamente se transforma em maçã com especiarias, pão de centeio, noz-moscada e pimenta branca. Depois, notas de couro, caramelo, toffee melado, alcaçuz, chocolate amargo, doce de groselha e fumaça amadeirada. A água traz mais especiarias e frutas, couro, maçã, pimenta preta e vagens de baunilha recém-raspada.
Finish: madeira, folhas verdes e florestas para começar, com suaves notas de alcaçuz antes de desaparecer para o chocolate escuro doce com uma pitada de erva-doce. Aparec tempero suave depois de alguns minutos.
Comentários: é uma bebida intensa, com a água adicionando mais intensidade. É um clássico Port Ellen com as notas de camurça e sorvete quase clichê perfeitamente equilibradas contra o fumo suave e caráter beira-mar. Uma bebida impressionante.

Os lançamentos especiais anteriores da Diageo são: 2008 parte 1/2008 parte 2, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015.


Fonte: whiskyintelligence.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: