Whisky

Whisky

domingo, 30 de abril de 2017

3° aniversário

E já se passaram três anos de estudo, aprendizado, degustações, diversão e aquisição de novas amizades. Hoje o blog Desvendando Whisky completa três anos de existência.

Um brinde

Tudo começou com uma curiosidade e uma constatação: a curiosidade sobre a bebida e a constatação de não haver na internet, em língua portuguesa, onde encontrar informações sobre ela. Assim como eu, outras pessoas na mesma situação poderiam ter a mesma necessidade de conhecer mais a respeito da bebida e não ter onde buscar informação. Aí veio o pensamento: e se eu mesmo pudesse disponibilizar o material?

Obviamente que outros pensamentos vieram à mente. Como disponibilizar informação se nem mesmo as possuo? Como ter um ponto de partida? Foi então que adquiri meu primeiro livro sobre whisky, O Livro do Whisky, de Charles MacLean. Mas era um livro praticamente dedicado à notas de degustação. Eu queria mais conteúdo. E assim, comecei a caçar em livrarias os livros disponíveis sobre o assunto. E encontrei muitos bons livros.

Cerveja e Licor de Whisky

O segundo desafio foi: como falar sobre uma bebida que não é muito bem explorada no mercado brasileiro? Como adquirir exemplares? E assim, comecei agora a caçada por exemplares de whisky para poder falar com propriedade, experimentando. Para isso, contei com a ajuda de vários amigos, que ou traziam de viagens, ou convidavam para degustações, eventos, etc.

O terceiro desafio, e talvez o mais difícil deles: como escrever e passar credibilidade aos leitores. Neste momento me veio à mente as palavras de um colega: “na vida, você só não é aquilo que você não quer ser”. Então eu quis ser um conhecedor de whisky. E comecei a aprender escrevendo sobre whisky. O blog me ajuda muito neste sentido, pois o caminho é árduo e estou apenas no começo.

Wild Turkey 101, BenRiach Curiositas 10 Anos, Grant´s Oxygen 8 Anos, Grant´s Carbon 6 Anos

Inicialmente uma ferramenta de transmissão de conhecimentos, tornou-se, com o tempo, uma ferramenta de aproximação de pessoas com o mesmo interesse. Amizades foram surgindo, grupos foram criados, encontros foram promovidos. Paralelo a tudo isso, novos blogs e canais foram surgindo. Todos agregando e complementando um ao outro. Embora com estilos e apresentações diferentes, o objetivo é o mesmo: informar e trocar experiências. E tive a honra de conhecer cada um deles.

Aproveito a oportunidade também para esclarecer, e é sempre bom deixar bem claro, que tudo o que se escreve em um blog, principalmente no que tange às degustações, nada mais é que uma percepção pessoal do degustador, que descreve o que sente baseado em suas experiências. Então, por óbvio, as impressões pessoais variam de pessoa para pessoa, e o que funciona para mim pode não funcionar tão bem para outro e assim por diante. Gosto não se discute. Então, apesar de servir como uma baliza e um primeiro contato com determinado tipo de produto, nada do que for escrito substituirá a experimentação por parte de cada pessoa. Cada um deve experimentar e tirar suas próprias conclusões, descobrir o que funciona e o que não funciona para o seu paladar.

Cohiba Esplendidos e Partagas Coronas Senior

Para não ficar na mesmice, muito didatismo e notas de degustações, procurei na medida do possível colocar notícias da Escócia, de lançamentos e inovações na indústria do whisky. Claro que, muitos destes lançamentos não passam nem perto aqui do Brasil mas, vivemos num mundo onde as viagens ficaram mais fáceis, então, se não nós mesmos, sempre tem alguém que faz uma ou outra viagem para o velho mundo e, quem sabe, possa trazer na bagagem uma destas preciosidades.

Além disso, cresce muito a importância dos debates, da troca de opiniões, da promoção de encontros de degustações para um bom bate papo. Nesta linha de pensamento, e para coroar o aniversário de três anos, tive a sorte de reunir em minha casa, no último feriado, mais precisamente dia 21 de abril, grandes amigos para uma conversa amigável regada a cerveja, charutos, petiscos e, é claro, whisky. As fotos deste post ilustram um pouco deste encontro.

Michel, Michel, Giovanni e Rony

Estiveram presentes, vindos diretamente do Chile, os amigos Michel Texier e Rony Núñes Mesquida, grandes conhecedores de bebidas em geral e charutos, e o colega e apreciador de charutos Giovanni Kogempa Zattoni. Foi uma noite memorável, com muita descontração e troca de conhecimentos incríveis, o que fez com que não víssemos a hora passar e ficássemos até quase o amanhecer.


Espero que estas experiências se repitam e que eu possa cada vez mais ter conteúdo para desenvolver aqui no blog pois, apesar de ser um hobby, é onde aprendo bastante. Um abraço a todos e continuem acompanhando.

8 comentários:

  1. Falto agregar que nossa reuniao del 21 de abril fue la ocasion para dar inicio a la Confraria Taubate, un nuevo subgrupo en esta amplia red que hemos ido construyendo principalmente en base a confianza, amistad y puertas abiertas, volveremos pronto y seguiremos fortaleciendo los lazos entre Chile y Brasil, una vez mas agradecido de su recepcion y la de sua esposa que hicieron de perfectos anfitriones para una noche memorable en la que estaba presente, por supuesto, mi novia, Gil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem lembrado amigo michel texier. Na ocasião demos início à Confraria Taubaté, destinada a reunir amigos da região em torno de interesses comuns, whiskies e charutos. Ainda faltou mencionar a presença de nossas queridas esposas e noivas, Dieine Hansen e Gil Morais, que nos dão suporte e apoio, tão importante neste nosso hobby. E, por fim, serás bem vindo sempre que desejar voltar.

      Excluir
  2. gran texto mi hermano, apreciaré por siempre el cariño y hospitalidad brindada, fruto de una fraternidad que, como pocas, convoca el whisky e charutos, en torno a una mesa regada de exquisiteces y la sabiduría de una conversación, que, en palabras de Faulkner, " aprecia la sencillez de la brisa que antecede a la sonrisa entre amigos, a una fraternidad que sólo se entiende por los que se sienten plenamente parte de ella". saludos y estoy seguro nos volveremos a encontrar muy pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Rony. Realmente, nada se compara à uma reunião entre amigos para um bate papo sincero. Que venham outras reuniões. Um abraço.

      Excluir
  3. Soy Rony quien te escribió el último comentario desde el perfil de Michel, saludos, un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que Michel estava escrevendo bonito, hehe. Um abraço.

      Excluir
  4. Parabéns Michel! Faz tempo que eu participo do seu blog e fico muito feliz pela data! Continue com o excelente trabalho que você faz aqui! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cesar. Você é um dos leitores mais antigos do blog. Valeu pela confiança. Um abraço e continue acompanhando.

      Excluir

Dê sua opinião: