Whisky

Whisky

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Desvendando Nº 25 - Teacher's Highland Cream

Recentemente meus colegas de blog e de degustação realizaram a degustação do Glendronach 15 anos e o descreveram como um whisky excepcional. Como não estava presente, não possuo o Glendronach e ele nem é vendido no Brasil, minha saída foi procurá-lo de outra maneira. E eis que o encontro num whisky que, nas prateleiras, é colocado ao lado dos whiskies brasileiros e, talvez por causa disso, passe uma imagem equivocada. Seu preço, pelo menos, concorre com eles. Trata-se do Teacher's Highland Cream, whisky genuinamente escocês que, por questão de importação e impostos, é engarrafado aqui no Brasil.


A história deste whisky começa com William Teacher, que nasceu em 1811, época difícil para os escoceses. As guerras napoleônicas (1803-1815) e o bloqueio de grãos imposto pelos franceses trouxeram escassez de comida. William começou a trabalhar com sua mãe num moinho de tecido, mas em 1830 estava trabalhando para a senhora McDonald, em sua mercearia em Glasgow, e se especializou em vinhos e destilados.

Ele se casou com a filha da senhora McDonald, Agnes, e após alguns anos eles abriram suas próprias lojas Teacher. Em 1856, a Teacher's abriu a primeira loja de varejo, que vendia não somente whisky a granel ou em garrafas para consumo fora das dependências, mas também whisky no copo, para consumo imediato. Essa foi a primeira de muitas inovações que William e seus descendentes trariam ao mundo do whisky.

William morreu em 1876, e seu obituário no jornal Scottish Standard afirmava: “O nome de Teacher é conhecido onde quer que seja, e é um nome de confiança na Escócia [...] seus esforços foram recompensados com o sucesso […] até a ocasião de sua morte, ele e seus filhos tinham mais lojas em Glasgow, acredita-se, que qualquer outra firma envolvida no comércio de whisky”.


A Teacher's começou a exportar em 1878, e o primeiro pedido foi feito pela John Reid & Co Ltd, da Nova Zelândia. Em 1884, a marca Teacher's Highland Cream foi registrada por Robert Hart. O primeiro sócio da empresa que não era da família.

Começando como “um item muito pequeno”, o Highland Cream dominou a firma de tal maneira que negócio e marca ficaram ligados.
Como aconteceu com muitas empresas escocesas independentes, a Teacher's teve bastante dificuldades para não ceder às ofertas do capital externo. Sob pressões prolongadas da II Guerra, impostos altos, necessidade de investimentos constantes e modernização, muitas famílias quebraram.

A Teacher's foi afortunada. Sobreviveu por conta própria até 1976, quando os proprietários negociaram um acordo com a Allied Brewers, ao invés de esperar uma inevitável aquisição hostil. Assim, a família manteve um papel importante, mesmo que a propriedade tenha passado para outras mãos.


A Allied Brewers evoluiu para Allied Lyons e depois para Allied Domecq. A Teacher's foi adquirida em 2005 pela Pernod Ricard e depois vendida, junto com a Laphroaig e outras marcas de vinhos e destilados para a Fortune Brands dos EUA por, segundo foi divulgado, 2,8 bilhões de Euros.

Desde os primeiros dias, o Teacher's sempre foi um blend de muito sabor, solidamente construído com os single malts de caráter marcante da empresa, provenientes de Glendronach e, mais particularmente, de Ardmore. Na verdade, mais de 35 whiskies entram na composição do Highland Cream, um whisky individualizado, com textura sedosa e final bem rápido que deixa um paladar refrescante.

Curiosidade: em 1913, a Teacher's lançou a campanha “aposente seu saca-rolhas”. William Manera Bergius, neto do fundador, tinha inventado uma tampa com uma saliência na parte superior que poderia ser retirada com uma simples torção.


O que pude perceber:
Aroma: suave, cereais, malte, um pouco defumado. Com um pouco de água, pronuncia o aroma defumado, fica mais suave e nota-se um cheiro de caramelo que antes não aparecia. Com gelo os aromas se fecham, eles estão lá, mas enfraquecidos.
Paladar: confirma no paladar os aromas sentidos. Sabor de cereais, de malte e também o defumado. Dá para sentir também um pouco de frutas secas e um pouco apimentado. Apesar de sentir uma leve dormência na boca, o álcool não é pronunciado. Com água o álcool desaparece e a dormência na boca também, ressaltando o sabor de cereais e também o floral. Com gelo fica ainda mais suave, porém dá ênfase no enfumaçado.

Whisky dourado claro, não encorpado e com adição de caramelo. E neste quesito, ponto para a Teacher's que informa isto no seu rótulo. Me surpreendeu. Esperava uma bebida mais forte, com uma pegada mais pesada. A suavidade dele é que me surpreendeu. Não dá para esperar muito de um blended nesta faixa de preço, mas este foge à regra, é um whisky honesto. O uso do gelo realçou um sabor que eu aprecio num whisky que é o defumado, mas o defumado no ponto certo, não muito. Eu passaria uma noite inteira fácil bebendo este whisky com gelo. Aliás, comprei esta versão de 250ml (R$ 15,00) para atender aos pedidos dos leitores que pediram um review do Teacher's e terminei com a garrafinha enquanto escrevia. Um dos melhores blends da categoria e por um preço muito bom. Aliás, acho que é o mais barato de todos.

Possuindo 45% de single malt em sua composição, é o blend com a maior proporção deste tipo de whisky. É o mais vendido do mercado brasileiro em todos os segmentos, com 22,4% de market share nacional. Possui forte presença no Nordeste, com 44,1% de participação do segmento.

Agora, está chegando ao mercado brasileiro em uma nova embalagem, com rótulo repaginado, cores mais quentes e detalhes em tons dourados. O logotipo e o brasão da marca ficaram mais modernos, com destaque para a destilaria de Ardmore, na Escócia.

Não é um Glendronach propriamente dito, mas é um whisky que eu gostei efetivamente e o coloco junto com o White Horse e o Dewar's White Label como blended standards excelentes.



Teacher's Highland Cream

Blend teor Alc 40%


Repleto de sabor, oleoso, com notas de calda e de caramelo no nariz, além de balas de leite e alcaçuz no palato. Textura uniforme, além de final bem rápido que refresca o palato.

74 comentários:

  1. Michel, muito boa a inciativa de realizar um post sobre o mais consumido Whisky no Brasil. Eu particularmente gosto muito dele por valor sentimental, pois foi meu primeiro Whisky e o mais duradouro em consumo.
    Gostaria que você nos explicasse qual a diferença entre este Teacher's Highland Cream e o Teacher's Clan que mais recentemente chegou ao nosso mercado.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gláubio, tudo bem? Primeiramente quero me desculpar pela demora em responder, mas o "blog" tirou umas férias, hehe. Realmente alguns whiskies são deixados de lado, a meu ver, injustamente, como é o caso do Teacher's. O Teacher's Clan chegou recentemente ao mercado brasileiro, mais especificamente no Nordeste, onde a marca é líder de mercado. A diferença é que ele é uma bebida mais encorpada e é duplamente maturado, primeiro em barris de carvalho tradicionais, de 200L, depois, em barris menores, de 120L, onde há maior contato entre a madeira e a bebida, fazendo com que o whisky absorva mais as características da madeira, com notas acentuadas de baunilha. Ainda não tive a oportunidade de degustá-lo. Um abraço.

      Excluir
    2. Parabéns pelo post, ótima explicação. Muito obrigada por compartilhar conosco!

      Excluir
    3. Parabéns pelo post, ótima explicação. Muito obrigada por compartilhar conosco!

      Excluir
    4. Muito obrigado Alisson Almeida. Continue acompanhando o blog. Um abraço.

      Excluir
  2. Olá Michel, ótimo texto como sempre, parabéns pelas analises e notas imparciais. Sempre gostei do Teacher's apesar de todo preconceito que ele sofre, muitas pessoas nem se atrevem a prova-lo e insistem em dizer que é um blend brasileiro. Sempre bom ver post sobre whiskys de supermercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, tudo bem? Primeiramente peço desculpas pela demora na resposta pois o "blog" estava de férias. Obrigado por acompanhar e gostar das postagens. Realmente alguns whiskies sofrem preconceito e alguns, injustamente, como é o caso do Teacher's. Aguarde que virão mais reviews deste tipo por aí. Um abraço.

      Excluir
  3. Fico muito contente por ter um apreciador do seu porte Michael se propondo a apreciar os produtos deste padrão. Acredito que isto aproxime o público do whisky.
    Parabéns mestre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heliton, tudo bem? Primeiramente quero me desculpar pela demora na resposta. Como disse nos comentários anteriores, o "blog" estava de férias. A intenção do blog é justamente esta, aproximar os apreciadores de whisky, no geral, sem preconceitos e abranger todos os tipos e variações de whisky, com todas as suas variações de idade e preço. Muitos whiskies são deixados de lado, a meu ver, injustamente, caso do Teacher's. Um abraço.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Fico muito contente por ter um apreciador do seu porte Michael se propondo a apreciar os produtos deste padrão. Acredito que isto aproxime o público do whisky.
    Parabéns mestre...

    ResponderExcluir
  6. Michel, pelo que nos é informado, o Teacher Clan é importado já engarrafado, enquantoo Teacher Cream é importado a granel e aqui no Brasil é diluido e engarrafado. Pergunto se esta prática acentua as diferenças, visto que a água daqui certamente não é igual a da Escócia. De modo hipotético, se o Cream fosse importado já engarrafado ele seria melhor do ponto de vista de aromas e sabores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gláubio, a água usada para a redução não é a mesma usada nos outros processos de produção de whisky. É uma água desmineralizada, a mais pura possível, então, não produzirá diferença de sabor se a redução for feita na Escócia ou aqui no Brasil. Um abraço.

      Excluir
  7. Olá Michel, parabéns pela matéria! Vou dar uma dica aqui: vocês querem ver a surpresa dos seus amigos? Coloquem o Teacher's puro no copo ou na taça e deixem descansar por 10 min. Depois, sirvam e não digam qual whisky é. Esperem os seus amigos beberem e depois falem. A reação é sempre positiva, todos gostam!

    ResponderExcluir
  8. Já tomei o cream e o clan, achei bem melhor o clan, e também gostaria de esclarecer uma duvida, o cream sempre foi cortado no brasil? faço essa pergunta pois achei à algum tempo o sabor do teacher diferente.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite. Até onde sei, sempre foi cortado no Brasil. Geralmente há uma variação entre um lote e outro sim, mas muito pouco. Quem está acostumado, porém, nota a diferença. Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Caro Michel, parabéns pelo blog! realmente o Teachers Clan é superior ao cream, ele é bem mais encorpado, defumado e doce, com nota de baunilha bem aparente, muito suave puro e mais ainda com gelo, pelo que pude perceber é como se fosse uma versão melhorada do cream, mesmo este não tendo 12 anos. Considero este uma excelente aquisição, a diferença entre os dois esta na média de 15 reais, mas vale a pena pagar um pouco mais pela qualidade do Clan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael Prado, obrigado por compartilhar sua experiência. Infelizmente ele ainda não chegou ao mercado brasileiro como um todo para que outros possam apreciá-lo. Um abraço.

      Excluir
  11. Olá Michel! Moro em Bauru SP e havia encontrado meses atrás o Teachers Clan em uma loja de conveniência por R$ 99, o vendedor me disse que haviam conseguido "contrabandear" uma caixa do Nordeste. Ontem tive uma surpresa ao ver na prateleira de um supermercado várias garrafas do Clan sendo vendidas a R$ 45!
    Se eles passaram a distribuí-lo nacionalmente será sem sombra de dúvidas o Scotch com melhor-custo benefício do mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Nelson Alfredo. Em breve farei um review dele também. Já apareceu aqui onde moro ao preço de R$ 65,00. Um abraço.

      Excluir
  12. Saberia me informar o ano que a Teacher's chegou no Brasil? Tenho uma edição comemorativa de 20 anos e gostaria de saber a data precisa. Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio Vollu, segundo as informações que eu tenho, o whisky Teacher's começou a ser engarrafado no Brasil no ano de 1975 quando ainda era parte do portfólio da Seagram's. Um abraço.

      Excluir
  13. Primeiramente, quero parabenizar pelo site, ótimo.
    Agora com a dúvida, na faixa de preço daqui da minha cidade, Teacher´s, Bells e Passport, qual dos 3, em relação x benefício, sabor, menor aparência de álcool, é melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro Pessoa de Almeida, para mim, Teacher's, Passport e Bell's, nesta ordem. Um abraço.

      Excluir
  14. Michel eu acabei decepcionado com o teacher's, vou dizer o por que. Há algums anos atras eu experimentei esse whisky e ele realmente ele era um ótimo whisky pelo seu custo. ele pelo que me lembro tinha um gostinho de malte e ele era saboroso.adquiri a alguns dias uma garrafa já com o novo rótulo... e vou dizer que decaiu a um ponto que eu prefiro tomar gran par do que ele. só tem gosto de whisky de grãos e alcool,eu achei muito amargo no final mas um amargo ruim mesmo, vi num video que a teacher's foi adquirida pela beam suntory, e que depois disso a pequena qualidade que ele ainda possuia foi pro ralo. hoje eu não recomendo esse whisky. o video é do canal whisky brasil,eu particulamente não gosto desse canal pela forma preconceituosa que é exposto os whiskys estandart e a quem adquiri os mesmos,mas as vezes ele acerta passando alguma informação que até então era desconhecida.

    ResponderExcluir
  15. cleverson augusto de almeida, realmente às vezes as empresas não dão a devida atenção a um produto que tem os seus seguidores. Já ouvi vários relatos deste tipo, sobre a mudança nos sabores dos whiskies, o que não era para acontecer. Invariavelmente estamos a mercê de vários interesses por parte das empresas que visam o lucro e, infelizmente para nós, a qualquer custo, mesmo que baixando a qualidade dos produtos. Faz algum tempo já que não experimento o Teacher's. Tentarei adquirir uma garrafa para conferir pessoalmente. O Gran Parr nunca experimentei. Você poderia tecer mais comentários a respeito dele? Fico no aguardo. Um abraço e continue acompanhando.

    ResponderExcluir
  16. de forma simples vou dizer que o gran par é um whisky elaborado com malte whisky e destilados nacionais envelhecidos fabricado pela jamel/missiato. se enquadra junto com o drurys e o old eigth e outros. se for para comprar um produtos mais em conta ele se sobressai. o que eu senti quando tomei ele:evidencia de alcool, grãos e um vaga lembrança de malte é só.não sei como a marca se sai aqui no brasil, mas ela pe muito vendida no Chile e Colômbia. não se confundir com o old gran parr que é escoces ( o da garrafinha gordinha). o nome confunde bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela contribuição. O Gran Parr foi lançado com bastante marketing e promoções, inclusive se aproveitando do nome parecido com o seu primo escocês, hehe. Mas não tinha ainda informações de sabores. Valeu.

      Excluir
  17. Não gostei desse Whisky achei o fundo um pouco amargo e pelos comentários não fui a única pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artemfotografia, o whisky vai muito do gosto pessoal e do dia que você bebe. Há dias que simplesmente não desce. Quando fiz a análise para o texto do blog, achei muito bom. Hoje já não consigo repetir a dose. O paladar também muda com o tempo. O jeito é ir experimentando até achar o nosso favorito. Um abraço.

      Excluir
  18. Olá Tomo Techer´s ha muitos anos por volta de 25 anos, e continua sempre um whisky de excelente
    qualidade e preço convidativo. Abços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. beto brand, 25 anos é muito tempo. Dá para ter uma opinião mais do que formada sobre o whisky. Obrigado por compartilhar. Continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir
  19. alguem tem o contato de algum vendedor da teathers que possa me fornecer. obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu desconheço, mas pode ser que algum amigo leitor tenha. Boa sorte

      Excluir
  20. Boa noite, meu nome é George Sales, sou do Rio de Janeiro/RJ, eu também fiz parte do Departamento de Vendas desse excelente Whisky Teacher"s, ajudei muito a conquistar o sucesso que ainda é esse produto, trabalhei de 1978 a 1981, sai da empresa e retornei em 1986 a 1991. Andávamos a pé do Leme ao Leblon ( Zona Sul do Rio de Janeiro ), deixávamos o carro no Leme, ia no Leblon , depois voltávamos nos clientes que não foram atendidos, c/ as garrafas em baixo do braço,uma equipe de vendas muito unidas Sr. Gilberto, Sr. Rodrigues, Sr. Noronha. Mais Graças a Deus nós e o Whisky fomos VITORIOSOS. Recordar é viver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. George Sales, que interessante a sua história. Muito bom relembrar este tempo, nostálgico. Obrigado por compartilhar conosco. Conhecemos agora como funcionava a distribuição na época. Interessante. Hoje os tempos são outros, infelizmente, já não tem mais o romantismo descrito. Mas o gosto pela bebida continua. Um abraço.

      Excluir
  21. teachers highland cream... um dos mais antigos e tradicionais uísques do mundo com um preço modesto... o favorito de nada mais, nada menos, que a dama de ferro britânica. jessica jones (série da netflix) bebe esse uísque e o pessoal daqui ignora sem provar, por puro preconceito. triste demais. mas não importa, mesmo com o preconceito nele, é facilmente o melhor uísque engarrafado no brasil e os números não mentem, é o campeão de vendas nacional. sou suspeito pra falar, mas prefiro o teachers ao red label e white horse, não sei você... mas única certeza é: um dos melhores custo-benefícios do mercado, quem bebeu sempre vai concordar! abs e ótima análise.

    ResponderExcluir
  22. Realmente ainda há bastante preconceito com o Teacher's e até com outros, como o White Horse, dois bons whiskies na minha opinião. O primeiro, como você bem citou, um dos melhores, senão o melhor custo x benefício do país. O segundo pelo sabor aprimorado, herança do Lagavulin em sua composição. Um abraço.

    ResponderExcluir
  23. Em dúvida entre Teachers, Passport e Black e White aqui. O mais caro é o Black e White (15$ de diferença pros outros 2 que são 55$). Qual tem é o melhor em sabor e tem menos evidência do álcool? Pq uma vez tomei um nacional terrível que parecia cachaça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocaria na mesma ordem que você colocou, para o meu paladar. Inevitavelmente os whiskies standards possuem alguma evidência de álcool, mas nesta ordem você encontrará uma ordem crescente em evidência. Com relação aos whiskies nacionais, eu sempre falo que eles são um cachação devido à lei brasileira permitir o uso do melaço de cana de açúcar em sua composição. Então, melhor evitar, hehe. Um abraço.

      Excluir
  24. Meu pai me deu uma garrafa de Teachers no fim do ano passado, e gostei bastante com gelo. Recentemente adquiri o Passport, e não gostei tanto assim... Achei muito forte, mesmo com gelo. Minha próxima compra: Ballantines Finest, que muitos me recomendam. Sou jovem e estou no meu primeiro emprego ainda, então hoje são os que eu posso comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposto que irá gostar do Ballantines Finest, mais do que o Passport. Tem um sabor adocicado e um fundo esfumaçado, leve, que irá agradar. Um abraço.

      Excluir
    2. Já encomendei o Ballantines, heheheh! Muita gente diz que é o melhor blend em custo-benefício com o Famous Grouse, mas este último não achei. Agora pouco, tomei duas doses de Teachers puro e até que foi bem... A queimação atrapalha um pouco, mas acho que é questão de costume, por que tem gente que toma COROTE puro e não reclama, hahahah! Sabe me dizer se o Ballantines tem menos evidência de álcool? Comprei ele também por que é um whisky que vai pro lado dos frutados, dando pra revezar com o Teachers que é mais defumado... Abraços!

      Excluir
  25. Faz algum tempo que não experimento o Ballantines Finest, mas acredito que tenha sim menor evidência de álcool. mesmo assim, aconselho a colocar uma pedrinha de gelo ou mesmo um pouquinho de água, irá melhorar consideravelmente. O ideal é fazer isso mesmo, montar um bar com whiskies que possuam esta diversidade de sabores, porque nosso paladar vai mudando com o tempo. Você perceberá que, à medida que vai tomando gosto por desvendar novos aromas e sabores, irá querer experimentar outros whiskies e fazer as suas comparações. E é assim que irá descobrir a sua linha de sabor favorita.

    ResponderExcluir
  26. Meia colher de sopa de água?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do tamanho da sua dose. Se for uma dose normal, de 50ml, meia colher de chá. É bem pouco mesmo, o suficiente para abrir os aromas e reduzir um pouco de álcool. Se colocar muito, corre o risco de deixar o whisky aguado demais. Mas é tudo questão de experimentar e de gosto pessoal. Vá fazendo experiências, isso é o bom do whisky.

      Excluir
  27. Boa tarde, Michel. Eu particularmente gosto muito do Teachers Highland Cream. Dos uísques escocês engarrafados no Brasil, já comprei além dele, o Passport Scotch e o Bell's, que já não gostei muito não... O Teachers além de entregar mais sabor que os outros dois, tinha uma evidência de álcool menor. Gostaria de saber de você, se possuem outros uísques standard no mercado nacional, que entregassem um pouco mais de sabor e menos álcool e não fossem tão caros, assim como o Teachers. Obrigado! O Teachers aqui é 55-60 reais, vale muito a pena. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Bahia o Teachers e 25 a 30 reais nas festas e no mercado fica em promoção pó 20 semana passada fui para festa com 5 amigos cada um com um litro de Teachers a gente só comprou energético porque 1L de Teachers para cada já deixa loco para festa toda

      Excluir
    2. Jailton, realmente é um excelente preço, ainda mais como esse da promoção. E 1L por pessoa está de bom tamanho, rs. Abraço.

      Excluir
  28. Acho que nesta faixa de preço podemos encontrar o Grant's, White Horse e The Famous Grouse. Por um pouquinho mais, o White Mackay Special é uma boa pedida. Um abraço.

    ResponderExcluir
  29. Bebo este há mais de 3 anos, é o meu favorito na faixa de preço que posso pagar, bem melhor que Passport, Old Eight, Natu Nobilis e Bells para o meu paladar. No momento atual, estou bem melhor financeiramente e pretendo pegar whiskies mais bem elaborados como Red Label, Ballantines, White Horse e Jim Beam, mas vou manter o Teachers na minha mesinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, evoluindo sempre mas com o favorito sempre por perto. Um abraço.

      Excluir
  30. Aqui o Teachers e Passport são 50-60 reais. Já bebi ambos e achei o Teachers menos alcoólico e com mais sabor em si, porém mais amargo... Já o Passport a evidência de álcool é maior, mais acetonado também, porém tem um fundo doce e é mais suave, cremoso... Ambos se equivalem ao meu ver e valem o preço. Mas na sua opinião, qual dos dois é melhor bebido com gelo? E com um pouco de água? Puro, eu sei, que ambos não vai... Só se o cara for bebum kkk

    ResponderExcluir
  31. Acho que até escrevi sobre isso, com um pouco de gelo daria para matar uma garrafinha de Teacher's em uma noite. Ele vai muito bem com gelo ou um pouco de água. Veja bem, garrafinha, não o litro, kkk.

    ResponderExcluir
  32. Aos que falam mal.
    https://ocaoengarrafado.com.br/personagens-que-amam-whisky/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Blog do Cão sempre tem ótimas análises e artigos. Vale sempre dar uma conferida lá.

      Excluir
  33. foi otimo enquanto durou o ORIGINAL.
    Hoje tomei e achei estranho. Ao ler os dizeres contidos na garrafa observei que está sendo fabricado e engarrafado no municioio de Jundiai em SP .
    Horrivel, a maior porcaria, parece pinga. NÃO É MAIS O MESMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz algum tempo que não experimento, não sei como anda a qualidade dele engarrafado aqui. Que pena, não era para ser assim. Continue acompanhando e colaborando com informações. São sempre bem vindas. Abraço.

      Excluir
  34. Então, li esse artigo há 03 anos atras, tava começando a beber whiskeys, tomei muito Teacher's Highland Cream, depois inovei com Teacher's clan. Aggora com a chegada do 12 anos no Brasil, nesse momento to degustando o 12 anos. Gostaria de saber suas impressões sobre o Teacher's 12 anos que chegou recentemente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de experimentar o 12 anos. Aqui em minha cidade não chega esta versão e confesso que não corri atrás de uma amostra para poder verificar. Inclusive o Clan deixou de aparecer por aqui. Mas, assim que tiver a oportunidade, pretendo experimentá-lo. Enquanto isso, quais foram as suas impressões?

      Excluir
  35. Muito obrigado pela análise.
    Acabei de comprar uma garrafa e mais tarde vou apreciá-lo.
    As suas analanál são muito bem feitas, dando realmente uma ideia do que esperar da bebida. Assim como os comentários que enriquecem o post.
    Esse whisky é a cara do meu pai.
    Estou trilhando o caminho do destilado agira. Comecei com uma garrafa, que ganhei, de Red Label Double Black. Que achei perfeito, porém de sabor salgado para o meu bolso. Resolvi emtao experimentar os whiskys bons e mais acessíveis. Então já comprei um Black White, e gostei muito. Agora vou de Teacher's.
    Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa os erros, o corretor nan tá ajudando.

      Excluir
    2. Obrigado pelas palavras Santiago. A ideia é passar o mais fiel possível os aromas e sabores. Claro que, as percepções variam de pessoa para pessoa mas, no geral, ficam bem próximas. Espero que esteja curtindo esta trilha do destilado. Há muito o que percorrer. Continue experimentando sempre. Um abraço.
      PS: o corretor sempre nos trai.

      Excluir
  36. olá! como consumidor diario de whisky gostaria de compartilhar minha opinião/experiencia.
    para nao ficar pobre, eu tenho o Teachers como whisky numero um no dia a dia, por ser para mim a melhor opção em custo beneficio, pois alem de ser bem honesto no paladar e no preço, foge das falsificações que no brasil são muito comuns... e mantenho outras marcas como buchannans ou chivas para consumo em dias que quero uma coisa mais elaborada e sem gelo... gasto pouco e posso esperar as promoções dos whiskies mais caro.
    outra dica, compro em adega de bairro e pago bem mais em conta... ontem paguei 42 reais num Teachers.
    sem medo, muito bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar sua experiência, isto enriquece bastante o blog. Se tem um whisky que é ao mesmo tempo bom e barato, este é o Teacher's. Poderia acrescentar o White Horse, pagando um pouquinho mais, mas também com um excelente custo x benefício. Continue acompanhando. Um abraço.

      Excluir
    2. muito bom o blog!!! legal isso de vc compreender a galera que ganha pouco e não deixa de querer um bom whisky também...

      Excluir
    3. A ideia é atender a todos os públicos. Obrigado pelas palavras, um abraço.

      Excluir
  37. Muito bom o blog,os bebedores de whisky precisavam dessas avaliações,a pouco mais de 10 anos que se tem alguns comentários sobre whisky.
    Gostaria de saber sobre o Teacher's 12 anos,que é maturado em 2 baris,sendo que 1 baril já maturou whisky Turfado de Islay,sera que são barris da Laphroig?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Flavio. Sim, os barris utilizados pelo Teacher's 12 anos são da Laphroaig. O curioso é que apresenta um caráter bem menos defumado que seu irmão mais novo.

      Excluir
  38. O maior vendedor e promotor de sucesso do Teachers para o nordeste e norte do pais, Sr. Paulo Roberto de Barros Monteiro, 89 anos, representante dessa marca nos anos noventa, responsavel pela penetração dessa bebida em toda região, faleceu esta semana, deixou um legado imenso de amigos e admiradores, principalmente a vasta gama de clientes dessa famosa e marca Teachers.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentável notícia. Espero que ele tenha deixado um sucessor à sua altura.

      Excluir
  39. Acabei de comprar uma garrafa de 1,5 litros... Nem sabia que existia... Paguei 54,99... Muito barato (22/08/2020)... Gostei bastante

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: