Whisky

Whisky

sexta-feira, 9 de maio de 2014

O melhor Whisky do ano é australiano

Sullivans Cove French Oak Cask leva o título de melhor single malt do mundo no World Whisky Awards


Por Alexandre Campos

O fim de março de 2014 trouxe novidades no mundo do whisky. Em um jantar em Londres numa noite de quinta-feira (20/03) foi anunciado  o resultado do World Whisky Awards (WWA) 2014, a principal premiação de whisky do mundo editada desde 2007 pela revista britânica Whisky Magazine. E o título de melhor single malt do mundo, principal categoria, foi para o Sullivans Cove French Oak Cask, um single malt produzido na ilha australiana da Tasmânia. É a primeira vez que um single malt fora do eixo Escócia e Japão ganha essa premiação.

Fundada em 1994, a Sullivans Cove é uma destilaria nova, mas vem construindo sua reputação com ótimas edições de seus whiskies artesanais produzidos em pequenas quantidades em alambiques de cobre e engarrafados de um único barril (os chamados single casks). A Lark é outra destilaria de whisky da Tasmânia que vem fazendo um bom trabalho nessa mesma linha.

O fato é que o mundo do whisky tem apresentado boas surpresas e inovações a cada ano. É claro que os whiskies escoceses têm uma reputação inigualável, mas existem grandes whiskies sendo produzidos em diversas outras regiões do mundo como Austrália, Japão e Índia, só para citar alguns países produtores de whisky que poucos conhecem.

Mais de 300 whiskies participaram da disputa sendo julgados às cegas por um seleto painel de jornalistas especializados em whiskies e personalidades importantes da indústria como Master Blenders e Embaixadores de renomadas destilarias. Vejamos agora quais foram os vencedores nas principais categorias:

Melhor Single Malt: Sullivans Cove French Oak (australiano)

Melhor Blended: The Lost Distelleris Blended (escocês)

Melhor Blended Malt: Taketsuru 17 anos (japonês)

Outros diversos whiskies foram premiados em diferentes categorias como o escocês Glenlivet 25, melhor Speyside Single Malt, e o Aberfeldy 21, melhor Highland Single Malt. Para a lista completa dos whiskies premiados nas diversas categorias e sub-categorias acesse a página da Whisky Magazine.

Infelizmente nenhum dos whiskies acima está disponível em nosso mercado. Aguardamos ansiosamente para a chegada de algum deles.

Fonte: areah

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: