Whisky

Whisky

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Degustação dirigida de whiskies "Peated"

No último sábado, 29 de agosto, foi realizada em São Paulo mais uma degustação dirigida promovida pela Single Malt Brasil na Enoteca Saint Vinsaint. Desta vez a degustação foi temática e a ênfase foi dada aos whiskies turfados. Foram apreciados os whiskies Laphroaig 18 Anos, Ardbeg 10 Anos, Jura Prophecy, Lagavulin 16 Anos, Hakushu Distillery e uma edição especial de Caol Ila, destilado em 1993 e engarrafado em 2006. 

Foto: Mauricio Salvi
A palestra foi, como de costume, muito bem dirigida por Alexandre Campos, um dos maiores especialistas em whisky do Brasil, assessorado por Mauricio Salvi (Whisky em Casa) que apresentou o Hakushu Distillery e Mauricio Porto (O Cão Engarrafado), que fez a apresentação do Lagavulin 16 Anos.

Estavam presentes no evento o expert em bebidas César Adames (Bares, Drinks & Destilados) e vários leitores do blog.


Esta degustação era um tanto quanto desafiadora pois o tema divide opiniões: de um lado apreciadores de whiskies frutados e florais, de outro, os amantes dos enfumaçados. De qualquer forma, quem estava presente, independentemente de gosto pessoal, teve a oportunidade de assistir uma verdadeira aula sobre o destilado e de como é o processo de “enfumaçar” o whisky. Quem quiser saber mais sobre o processo pode acessar o post sobre a turfa clicando aqui.

Sobre os whiskies, vamos a eles:

Laphroaig 18 Anos

Terroso, doce e amadeirado.

Ardbeg 10 Anos

O temível monstro de Isla. 50 p.p.m de fenol.

Jura Prophecy

Turfa sutil, fácil de beber, apesar de 35 p.p.m.

Lagavulin 16 Anos

Suave e doce. Fumaça sutil.

Hakushu Distillery

Para mim, o melhor do dia. Mentolado e herbáceo.

Caol Ila (93/06)

Da coleção particular do Alexandre Campos. Finalizado em carvalho europeu ex-Moscatel.

Esta edição teve ainda como ponto alto a degustação de uma bebida que foi a mais aclamada de todas. Gentilmente cedida pelo César Adames que, no fim, acabou ficando sem a garrafa, tamanho o sucesso:

Whisky sobremesa, para adoçar a boca e tirar o gosto de fumaça
Como pode-se perceber, o evento foi bem descontraído. Aproveito para voltar a falar sobre a importância de participar deste tipo de atividade. Oportunidade ímpar de aprofundar os conhecimentos, apreciar boas bebidas e fazer novos amigos. A Single Malt Brasil promove degustações em São Paulo aproximadamente a cada três meses e, eventualmente em outras cidades do país. É só ficar atento ao site: www.singlemaltbrasil.com.br.

Saúde.


4 comentários:

  1. Olha só Michel, me surpreendi com a sua escolha do japonês Hakushu como o seu preferido. Eu teria apostado no Lagavulin como o melhor do dia. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cesar Barbosa. O Hakushu me surpreendeu com um sabor diferenciado. Diferente de todos os outros degustados e com uma turfa sutil. Excelente whisky.

      Excluir
  2. Boa noite e feliz ano novo aos apreciadores da bebida dos deuses. O Whiskey!!!!

    Excelente matéria. Michel, quando houver outro encontro desses não deixe de divulgar no blog.

    Na minha modesta opinião, o Ardbeg é o mais marcante, seguido do Laphroaig. Viava os turfados de

    Islay.

    Forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio Cardoso, pode deixar que será divulgado. Realmente o Ardbeg é um expoente dos turfados. Um abraço.

      Excluir

Dê sua opinião: