Whisky

Whisky

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Desvendando Nº 44: Logan De Luxe 12 Anos

Entre os whiskies que são quase onipresentes nas prateleiras de lojas e restaurantes em Portugal e na Espanha, está o blended Logan De Luxe 12 anos. Aqui no Brasil, encontramos, acanhadamente, em alguns lugares.


Logan 12 anos é um produto da White Horse Distillers de Edimburgo, produtores do famoso blended White Horse que tem tido, de uma forma ou de outra, sucesso desde a década de 1860. Essa empresa é, por sua vez, de propriedade da Diageo. A Diageo o coloca no mesmo grupo do Dimple, e muitas vezes, por partilhar o mesmo espaço de prateleira, acaba não sendo muito favorecido.

Esta rara mistura de whisky envelhecido foi criada como um tributo à longa vida de excelência de James Logan Mackie, fundador da White Horse. A primeira produção do Logan foi idealizada por Sir Peter Mackie, o criador do blended White Horse e sobrinho de Logan, após herdar a empresa do tio. Logan era conhecido como um destilador e misturador de notável habilidade e usava somente os melhores whiskies, no auge da sua perfeição, em suas misturas. Logan De Luxe continua sua tradição e carrega a assinatura dele como uma garantia de melhor qualidade.

O whisky supostamente se baseia em Lagavulin, Glen Elgin e Craigellachie na composição de seus whiskies de malte, mas a verdade é que pouca informação oficial é publicada sobre o Logan De Luxe. Então, todo o material que existe até agora fica na base dos rumores. Um deles é que o Logan seja a versão de 12 anos do próprio White Horse, uma vez que utiliza a mesma garrafa do White Horse Extra Fine 12 anos.


É difícil afirmar algo de concreto. Primeiro porque os dois whiskies existem ao mesmo tempo, compartilham a mesma garrafa e até a mesma composição. Ambos possuíram um ABV de 43% e agora possuem somente 40%. A hipótese válida é a de que seja somente uma alteração de rótulo para atingir outros mercados. Permanece a dúvida. Universitários?

O que pude perceber:
Aparência: cor ouro, corpo médio.
Aroma: primeiramente um pouco de álcool aparece, mas some logo em seguida. Depois, vem um aroma de malte, um defumado sutil, whiskies de grãos e após, um amadeirado. O que fica mais evidente, no entanto, é a madeira. Com um pouco de água, ressalta os cereais e o defumado some. Os whiskies de grãos também se sobressaem, deixando o malte para trás. Qualquer vestígio de álcool também some, deixando a bebida com um aroma bem suave. Até mesmo as características amadeiradas diminuem. O adocicado da baunilha, porém, fica mais evidente. Com gelo, realçou o defumado e um pouco de notas florais aparecem. Ficou ainda mais suave, contraindo as outras notas. Desta vez o álcool não é percebido, mas com certeza, o defumado é quem dá o tom.
Paladar: cereais, whiskies de grãos, presença de um leve defumado e uma baunilha sutil. Finaliza um pouco quente, mas de uma certa forma, curta. Não há dormência na boca. A água confirma as notas de cereais e baunilha, porém ainda se nota um fundo, bem fraco, de defumado. Ficou mais refrescante, mais suave e, com isso, a finalização que antes era quente, agora finaliza de uma forma mais suave. O gelo realçou o defumado, os florais e a baunilha de fundo. Ficou mais refrescante e bem suave. É um whisky que dá para beber bastante com gelo e, na minha opinião, é a melhor forma de bebê-lo. O gelo ajudou a trazer algumas notas que lembram o White Horse, ainda que vagamente.

Apesar da garrafa possuir um estilo de decanter ornamentado, eu fiquei um pouco frustrado com este whisky. Esperava bem mais dele, uma vez que é da família do White Horse, um whisky que eu aprecio bastante. Sua pouca sofisticação é um contraponto à sua garrafa. Apesar disto, não é ruim, é um whisky suave, não agride, não é forte, porém sem a complexidade esperada para um whisky de 12 anos.




Logan De Luxe 12 Anos

Blend Teor Alc 40%

Com intenso caráter defumado e influência marítima. Complementa o equilíbrio um aroma levemente adocicado.

23 comentários:

  1. http://whiskeyreviewer.com/2014/11/logan-de-luxe-scotch-review_110614/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo. Sim, já me baseei por este link também mas, também não trás informações muito esclarecedoras além das notas de degustação. Um abraço e continue acompanhando.

      Excluir
  2. Adquiri uma garrafa hoje, e pretendo experimentar no sabado. Alguma dica de acompanhamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia fabios. Eu gosto sempre de harmonizar meus whiskies que possuem as características do Logan com castanhas, amendoim, salaminho e presunto, principalmente os curados. Acho que vão muito bem. Um abraço e boa harmonização.

      Excluir
  3. Boa noite ganhei uma garrafa hoje segundo a pessoa que me presenteou ela e de 80 a 90 como faço para identificar a data pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente no rótulo, na parte interna, ou seja, visto por dentro da garrafa, tem impresso o lote e data do engarrafamento. Às vezes, vem fora mesmo. Qualquer coisa, mande uma foro para michel.edu.hansen@gmail.com. Abraço.

      Excluir
  4. Boa noite, tem ideia de quanto vale o whisky na versão de luxe ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Varia de região para região. Na minha cidade entre 100 e 120. Um abraço.

      Excluir
  5. Boa noite tenho um Logan q meu pai comprou em 1989 nos Estados Unidos e está na caixa sabe me informar qual é o valor delas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alan, o preço deste tipo de whisky não muda muito pelo fato de ser produzido antes. O sabor teoricamente deve ser o mesmo do de uma garrafa vendida agora. Talvez, se a garrafa for muito diferente da que é vendida agora, aumente só alguns reais. O melhor mesmo é abrir e aproveitar. Um abraço.

      Excluir
  6. O gosto desse whisky foi amor a primeira vista,melhor 12 anos que provei.

    ResponderExcluir
  7. esse produto ainda é comercializado eu supermercados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas é difícil encontrá-lo. Está mais fácil encontrar a versão sem idade a Heritage. Um abraço.

      Excluir
  8. Faz um review da heritage, eu gosto muito, pena que nunca pude experimentar o 12 anos... será que diferem muito?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocarei o Heritage na lista de reviews, mas difere um pouco sim do 12 anos. Abraço.

      Excluir
  9. Sempre apreciei muito, excelente qualidade. Fui consumidor por anos. Hoje me deu vontade de consumi-lo novamente! O farei com certeza!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá td bem !? Queria saber como descobrir o ano q foi feito. Me presentearam com uma garrafa antiga deste whisky, mas não consigo encontrar datas. Existe uma marca por trás do rótulo que dá pra ver pela garrafa, diz 85/7279. Saberia me informar !? Grato !!

    ResponderExcluir
  11. Não sei se estou certo, mas acho que o White horse é o mesmo whisky que o Logan, o primeiro com 8 anos, mais leve, e o segundo com 12, mais encorpado. Sou fã de ambos. Abçs.

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem,
    Fui presenteado com o logan De Luxe 12 anos engarrafado em 1974 com uma garrafa diferente e com o teor de 43° sabe-me dizer o valor.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  13. O Logan atual (desde 2020) não é mais 12 anos. Não existe mais Logan 12 anos, apesar de muita ainda achar que é. O Logan foi renomeado para "Logan Heritage", e passou a ser NAS (ou seja, sem especificação de idade). Isso quer dizer que seus blends podem ser qualquer coisa a partir de e 3 anos. Se não está explícito na caixa a idade do whisky, ele é um NAS, e não se pode assumir qqr coisa sobre ele.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: