Whisky

Whisky

sábado, 27 de janeiro de 2018

Desvendando nº 60: Dimple 15 Anos


O Dimple foi lançado com sucesso notável em 1890 e seu blend possui mais de 30 whiskies, incluindo alguns raros das reservas colecionadas pela Diageo dos maltes Highland mais envelhecidos. Apesar de sua história longa e distinta, a marca quase nunca é vista no reino Unido. É vendida principalmente na Coréia, Grécia, Alemanha, EUA e México.

John Haig deu início às atividades da família no ramo das bebidas em 1627. Há registros de destilação na fazenda da família datando desse ano. A família Haig foi unida pelo matrimônio à família Stein, que também trabalhava com bebidas e fundou uma grande destilaria de grãos em Cameronbridge, em atividade até hoje.

A garrafa característica dessa marca deluxe foi introduzida por George Ogilvy Haig em 1893 e se destaca pela rede de arame colocada à mão em volta da garrafa, projetada para evitar que a rolha se soltasse em climas quentes ou durante transporte marítimo.


O decantador singular de três lados amassados foi a primeira garrafa de três lados registrada como marca nos EUA, embora a empresa só tenha feito o pedido de registro em 1958. Neste mercado, o whisky é vendido com o nome de Pinch.

O que pude perceber:
Características: cor dourada, médio corpo.
Aroma: malte, caramelo, baunilha, um pouco de whiskies de grãos, mas bem no fundo, quase imperceptível. Diria até que há uma proporção maior de whiskies de malte do que whiskies de grãos neste whisky. Amêndoas, uvas passas e um ligeiro amadeirado. Há um pouco de condimento, de especiarias, um leve apimentado. Frutado e floral se misturam e dá para sentir algo de gramíneas. Não há a percepção de álcool. Aroma bastante agradável. Sente-se também um pouco de chocolate ao leite. Com um pouco de água os aromas evidenciados são malte, baunilha, chocolate e amadeirado. Em seguida, frutas, passas e especiarias. Nada de álcool e nada de defumado. Há uma profusão de aromas, vários aparecendo ao mesmo tempo e ainda assim, de uma forma bem equilibrada. Aparece também um toque herbal, algo como grama molhada. Com uma pedra de gelo um pouco de defumado, menta e terra molhada. Malte fresco. Os cereais somem. Frutas frescas, chocolate e baunilha.
Paladar: amêndoas, malte, apimentado. O calor preenche a boca. Depois vem um frutado, de frutas secas. Há um floral, um pouco de cereais. Novamente não há o álcool. O calor e o pouco de dormência sentido na boca provém das especiarias. A finalização é média e quente. Com um pouco de água ficou mais suave, mais frutado, agora puxando um pouco para frutas cítricas, maçã e pera também. Aparece um leve apimentado e desta vez, um toque defumado é sentido, na finalização, como que fazendo um fundo. Tudo muito harmonizado. Também nada de álcool é sentido. Por fim, aparecem um pouco de whiskies de grãos para dar um tom um pouquinho amargo, mas nada que prejudique a bebida. Com uma pedra de gelo, baunilha, chocolate ao leite e especiarias. Um toque defumado no final, que agora está mais curto.


Eu diria que é um whisky que atende a todos os requisitos de aromas e sabores esperados para uma bebida envelhecida por 15 anos. Surpreende como faz isso de forma bem equilibrada, sem nenhuma nota se sobressaindo sobre outra. Bastante agradável e fácil de beber das três formas apresentadas: puro, com água e com gelo. Neste whisky, há uma proporção maior de whiskies de malte do que whiskies de grãos, o que deixa a bebida com um sabor melhor apurado.

Há tempos ouvia falar sobre este whisky e todas as referências que eu consultava falavam muito bem dele. O que me fazia pensar: será que é isso tudo mesmo? A resposta: é um whisky muito agradável, bem equilibrado e complexo. Por outro lado, fácil de beber e muito prazeroso. Então, é.

Se fosse um pouco mais barato seria um ótimo companheiro para o dia a dia. Porém seu preço não está nada convidativo. Uma pena.




Dimple 15 Anos

Blend Teor Alc 40%


Neste blend há toques defumados, de chocolate e cacau, completados com um final longo e rico.

2 comentários:

Dê sua opinião: