Whisky

Whisky

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

A garrafa infinita: misturando whisky em casa


Misturar whiskies é difícil. Para os Master Blenders, são necessários anos de treinamento para aprimorar suas habilidades, trabalhando lentamente através das fileiras incontáveis de garrafas para assumir a criação de novos whiskies. No entanto, isso não impede que se tente sozinho, em casa. Uma das maneiras mais fáceis de examinar essa faceta do mundo da criação de whisky é fazer a própria garrafa. Melhor ainda, uma garrafa infinita, que nunca se esvazia, sempre que fica com o nível baixo, completa-se com mais whisky.

Atualmente, possuo um barril de carvalho (mas pode ser uma garrafa como sugerido no início do texto) com combinações diferentes em movimento. Tenho um caderno listando tudo o que adicionei nos últimos dois anos. Sempre que eu gosto de um determinado whisky, adiciono uma pequena porção da minha coleção de garrafas abertas. Lentamente estas misturas se movem na direção de se tornar o meu whisky ideal.

No entanto, como em tudo, existem algumas regras a seguir:

COMEÇANDO…

Há dois métodos:

1. Começar com uma garrafa de whisky conhecida e com preço razoável. Depois, adiciona-se outros whiskies conhecidos e do gosto pessoal. Isso dará uma boa base e permitirá que se desenvolva sabores com os quais já se conhece.

2. Começar com uma mistura aleatória de possibilidades, de preferência aqueles whiskies que já estão abertos há um bom tempo e que possuem uma quantidade pequena na garrafa. Lembrando que, uma vez aberta a garrafa, o whisky não dura para sempre.

Enquanto o primeiro método cria um whisky mais confiável e decente, o segundo método proporciona uma satisfação maior com o trabalho subsequente para polir arestas e ajustar a bebida.

TER UM PLANO ANTES DE ADICIONAR QUALQUER COISA

Adicionar qualquer whisky antigo em sua garrafa infinita provavelmente não vai fazer a melhor mistura. No entanto, alguns minutos de pensamento sobre onde se quer chegar pode ajudar a fazer escolhas sensatas. O whisky está muito seco? Adicione algo doce. É muito pesado? Adicione um pouco de whisky mais leve. Precisa de alguma riqueza? Adicione um whisky sherried. Está muito esfumaçado? Adicione algo não turfado. Decisões simples que podem levar a mistura mais perto do whisky ideal.

TER CUIDADO COM A FUMAÇA

O esfumaçado é um sabor poderoso e deve ser usado com moderação. Para uma demonstração, pegue um copo do seu whisky favorito não turfado e adicione algumas gotas de um whisky pesadamente turfado. Você ficará surpreso com o quão pouco é preciso adicionar antes que ele fique bem esfumaçado.

Sempre é possível adicionar um pouco de fumaça ao whisky, mas tirar já fica mais complicado.

NÃO TER MEDO DE EXPERIMENTAR

Quer ver o que acontecerá se adicionar algum bourbon a uma mistura de whiskies escoceses? Continue! Não precisa usar um barril para experimentar, mas numa garrafa, por que não? Pode ser excelente e valer a pena testar. No meu barril não faço isso, mas tenho uma garrafa de restos de whisky. Para ela, tudo vai. Contém whiskies de todo o mundo. Não feche as fronteiras da bebida.

EXPERIMENTAR, EXPERIMENTAR E EXPERIMENTAR NOVAMENTE

O objetivo de se ter uma garrafa infinita é explorar os sabores do whisky. Certifique-se de prová-lo regularmente. Não só para ver como o whisky muda lentamente à medida que os componentes se casam (o whisky é uma mistura complexa de compostos e eles demoram para se acalmar), mas também para liberar espaço para o próximo whisky a ser adicionado.


Boa sorte e sua garrafa infinita nunca será esvaziada.


Adaptação: blog.thewhiskyexchange.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: