Whisky

Whisky

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Glenlivet 12 anos: hora de dizer adeus


Depois de muita hesitação e a negação aqui e ali, é oficial: o Glenlivet 12 anos em breve deixará de ser vendido no Reino Unido. Em vez disso, a Glenlivet concentrará a atenção no engarrafamento de seu NAS Founder's Reserve.

Será uma perda grande, sobretudo tendo em conta que, para muitos bebedores, a expressão 12 anos teria sido sua primeira incursão no mundo do whisky Single Malt. O 12 anos ainda vende muito nos EUA, então sem surpresa, ele ainda estará disponível lá.

Por que o Glenlivet 12 anos é tão popular? O gosto. É um whisky suave de Speyside com muita fruta macia, notas florais e apenas uma pitada de tempero. Então, se você não está acostumado a sabores fortes, desafiadores, este é o ideal.

GLENLIVET 12 ANOS, 40%


Nariz: muito fresco e convidativo. Suaves notas frutadas de maçãs e peras, unidas por sutis aromas cítricos e uma nota floral levemente herbácea.
Paladar: doçura do abacaxi fresco, equilibrada pela fraca presença de toffee e caramelo, notas refrescantes de maçã-verde. Há uma nota quentinha, amanteigada, sutil, bem como uma pitada de noz-moscada.
Final: tudo em equilíbrio, com o generoso frutado desaparecendo lentamente.

Uma introdução ideal para os Single Malt. Esta é uma bebida gentil com fruta elegante e notas florais.

O blog já havia dado a notícia em 21 de fevereiro com a seguinte matéria:
Destilaria Glenlivet adiciona a edição Founder´s Reserve que substituirá a versão 12 anos em alguns mercados



Fonte: thewhiskyexchange.com


6 comentários:

  1. Primeiramente, parabenizo-o pelo blog!!
    Muito bacana e informativos suas postagens!!

    Gosto deste whisky, que ainda por cima encontro por menos de 150 Reais aqui em Curitiba - tendo em vista que é um litro, ao contrário dos demais single malts costuma ter 700 ml, é uma excelente compra.

    Gostaria de saber de ti, sobre armazenamento de whisky.
    Justamente pelo preço, comprei garrafas para consumo futuro (mas não tão futuro), mas agora que deve sair do mercado, por quantos anos (ou decadas) posso armazenar uma garrafa fechada, e qual a melhor forma de acondicioná-la para tal.
    Pretendo guardar alguns Whiskys (edições diferentes trazidas de fora e não encontradas aqui no Brasil) para consumo futuro...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos elogios Daniel Mello. Sobre acondicionamento, o whisky, se bem vedado, dura a vida inteira. Para verificar se está bem vedada, vire a garrafa de cabeça para baixo e veja se, após algum tempo, o whisky começa a escorrer. Ás vezes, mesmo uma garrafa que não tenha sido aberta, pode vazar, devido à tampas mal feitas ou até mesmo as rolhas que se partem ou quebram. Se vazar um pouco, meu conselho é colocar filme plástico para ajudar na vedação. A forma de guardar é sempre em pé, nunca deitada, principalmente as garrafas com rolha, e sempre ao abrigo da luz. Espero ter ajudado. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Michel, agradeço aos seus posts pois me ajuda sempre. Busco informações sobre 3 garrafas que não conheço, e fui presenteado, posso escolher uma delas. Gosto do single malt, em função do sabor suave e frutado, não gosto muito do doce do Bourbon mas sim o frutado e suave. Gostaria de pedir sua ajuda, posso escolher entre um blend Ballantines 17 anos, um dos single malt Glenlivet founders reserve ou Glenfiddich 12 anos. Por favor, pode me ajudar? Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bernardo Henrique Pires. Que bom saber que minhas informações ajudam as pessoas. Este feedback é muito importante. Quer dizer que o blog está cumprindo seu objetivo. Quanto à sua dúvida: primeiramente parabéns, quem irá lhe presentear lhe tem em alta estima. De acordo com suas colocações, eu classificaria os três whiskies nesta ordem - Glenfiddich, Ballantines e Glenlivet. Espero ter ajudado. Um abraço.

      Excluir
    2. Disponha. Esteja sempre a vontade para escrever sempre que quiser. Um abraço.

      Excluir

Dê sua opinião: